Plano de Aula

Plano de aula: Paninho que une e faz dançar

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Dança

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para a realização desta atividade, antecipe uma pesquisa junto aos familiares do bebê solicitando que relatem se eles têm o hábito de dançar com seus filhos. Se sim, peça para que contem qual a música mais cantada e dançada em casa. Na oportunidade compartilhe com eles a intenção da proposta de dançar em família. Veja sugestão de pesquisa aqui. Após levantar os dados, defina uma data e oficialize o convite. Solicite que tragam tecidos de diferentes texturas, formatos e tamanhos, pode ser lenço, lençol e até cachecol! Você também deve providenciar alguns tecidos para, assim, garantir a participação de todas as famílias. Veja sugestão de convite aqui.

Materiais:

Tecidos de diferentes cores, texturas, tamanhos. Caixa ou cesto para organizar os tecidos. Aparelho de som. Algumas músicas de escolha do professor e todas as músicas que as famílias mencionaram na pesquisa. Vários papéis com o nome das músicas que as famílias enviaram na pesquisa (para o sorteio). Saquinho ou caixa para sorteio. Máquina fotográfica, filmadora ou celular.

Espaços:

Defina uma área ampla para a realização desta atividade, preferencialmente em ambientes externos como praças, jardins, pátio, dentre outros que, se possível, já sejam conhecidos pelos bebês. Isso irá potencializar a participação deles na proposta.

I

Tempo sugerido:

Aproximadamente 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que forma as crianças demonstram explorar suas possibilidades e limites motores durante esta proposta: arriscam-se em novos movimentos com autonomia ou os bebês procuram imitar o movimento do adulto ou dos colegas durante as danças?

2. Durante as propostas de danças, em quais momentos os bebês expressaram maior envolvimento: na exploração dos tecidos, na interação com as famílias, na experimentação de gestos e movimentos ou na escuta das músicas?

3. Como os bebês exploram os tecidos disponíveis? De que modo este recurso potencializa novas formas de gestos e movimentos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Nesta proposta, a ideia é que todas as crianças estejam acompanhadas por seus familiares. Entretanto, caso alguma não esteja acompanhada, antecipe-se quanto ao número de adultos para viabilizar sua participação. No convite solicite para que aqueles que forem participar confirmem a presença.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Para acolher as crianças e suas famílias no lugar previamente combinado, coloque uma música tradicional da cultura brasileira ou regional. Deixe disponível cestos com diversos tecidos, preferencialmente com características mais leves como tule, lenços, lycra, viscose, dentre outros que você tiver disponível. Inicialmente, deixe as famílias e os bebês explorarem os tecidos como aprouver a eles. Aproveite este momento para iniciar os registros por meio de fotos e filmagens, que poderão compor a documentação pedagógica auxiliando a sistematização de um possível registro reflexivo.


2

Após o momento da acolhida, convide as famílias a pegarem o tecido que trouxeram de casa e/ou disponibilizado pela escola e questione se estão animados para dançar. Retome com as famílias o propósito desta atividade, que além dos objetivos expostos no convite, almeja promover um precioso e divertido momento de trocas entre familiar e bebê, resgatando o vínculo que existia antes mesmo do nascimento da criança. Peça que, se possível, coloquem-se a altura do bebê, agachando, sentando, ajoelhando e que fiquem ao alcance dos olhos dele. Sugira algumas ações que façam do tecido um ponto de contato e um elemento de ligação entre adulto e criança, como: oferecer a ponta do tecido; passar o pano na altura da cintura do bebê; ficar com o rosto embaixo do tecido com o filho; dentre outras em que o bebê se sinta à vontade. Coloque a canção de “Umbigo à umbiguinho”, do cantor e compositor Toquinho. Convide a todos para dançarem, se atentando a letra e ao ritmo da canção.


3

Ao término da música, peça para os adultos deixarem os bebês bem a vontade explorando os tecidos. Apresente a caixa para sorteio da música da família. Compartilhe com os familiares que dentro da caixinha tem o nome da música que eles encaminharam durante a pesquisa e que as canções sorteadas serão tocadas para embalar a proposta. Explique que a família sorteada é convidada a criar a coreografia que será seguida pelos demais, fazendo uso do tecido. Ressalte que, assim como o bebê se movimentava na barriga da mamãe experimentando sons, ritmos, fluxos, emoções, a proposta da atividade é que experimentem todas estas sensações sendo inspirados pelos movimentos de seus familiares. Caso o familiar não se sinta à vontade você pode encorajar todos a dançarem livremente. A ideia é que esta etapa seja repetida de acordo com o número de músicas sorteadas. Sugerimos até três canções, mas isso pode variar de acordo com o envolvimento dos presentes.


4

Permita que os bebês brinquem livremente com os tecidos e/ou outros materiais com que possam interagir de modo autônomo. Peça aos adultos que escolham o tecido que mais lhe chamam a atenção. Conte que este é o momento da surpresa dos bebês e que precisam pensar em um modo de construir uma colcha de retalhos. A ideia é que os adultos percebam que, para fazer uma colcha, será necessário amarrar as pontas dos tecidos umas às outras. Você pode dar dicas de como fazer, caso tenham dificuldades. Com a colcha pronta convide os adultos a se espalharem em torno dela e a erguerem em altura suficiente para os bebês entrarem embaixo. Peça para que dancem e até rodem suavemente. Observe as iniciativas dos bebês que estão debaixo da colcha e encoraje os demais a participarem. Caso algum bebê mostre interesse mas não tenha autonomia de locomoção para participar deste momento, sugira que seu familiar ou outro adulto de referência o conduza e, sentado ou agachado, dance com ele embaixo deste suporte.


5

Na última etapa, peça aos presentes que soltem o tecido sobre o chão e sentem em torno dele, se possível, com seus filhos no colo. Disponibilize a caixa com tecidos e sugira aos participantes que escolham um tecido bem fininho, que pode ser, inclusive, a fraldinha de pano do bebê. Peça para deslizarem esse paninho ao som da música “Acalanto”, de Adriana Calcanhoto, sobre o corpinho do seu filho. Comunique que será a última etapa da atividade e que em seguida todos serão convidados a auxiliarem na organização do espaço e na despedida.


Finalizando:

Como já havia sido combinado, este momento está destinado a organização do espaço. Disponibilize uma caixa ou cesto para que famílias e bebês guardem os tecidos oferecidos pela unidade escolar. Combine com os bebês que este material ficará disponível em um espaço da sala, para que possam fazer uso quando desejarem. O ideal é que esta atividade seja realizada na despedida, para que diminuam as situações de desconforto dos bebês, que podem sentir a despedida após uma atividade tão vinculada aos seus familiares. Caso sua atividade seja ao longo da rotina, antecipe que a próxima proposta esteja entre as preferidas das crianças e comunique de forma animada, motivando os pequenos para vivenciarem a próxima atividade.

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