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Plano de Aula
Plano de aula: O brincar no refeitório com poemas e parlendas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Poemas e parlendas
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para realizar essa atividade, selecione poemas e parlendas do repertório próprio ou da cultura regional que tenham relação com a temática de alimentação. A proposta é levar os bebês até o refeitório da escola para realizar a brincadeira. Combine antes com os demais funcionários da escola o horário. Será utilizado, como forma de exemplificação, o poema “Sopa de letrinhas”, escrito por Lalau, e as parlendas “Um, dois, feijão com arroz” e “Meio dia, macaco assobia”, a fim de expandir o repertório cultural na primeira infância. Esses textos e as sugestões de elementos representativos em relação aos temas estão disponíveis no material indicado. Substitua os recursos sugeridos de acordo com o contexto abordado e conforme disponibilidade na creche. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
O brincar em roda com poemas e parlendas
O brincar de imitações com poemas e parlendas
O brincar no refeitório com poemas e parlendas
O brincar com a sonoridade de poemas e parlendas
O brincar na interação com poemas e parlendas
Materiais:
O poema e as parlendas impressos, colados em folhas de papel colorido e plastificados. Também é possível utilizar alguns livros de poesias, parlendas e cantigas, conforme disponibilidade. Toalha de mesa, pratos vazios e colheres pertencentes a creche para cada um dos bebês do grupo. Quatro saquinhos de voal ou tule, dois com punhado de arroz e dois com feijão, ambos crus. Panelas leves e em perfeito estado de conservação. Alguns alimentos como legumes e frutas que estiverem disponíveis na creche no momento da realização da atividade. Aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular) e as canções do grupo Palavra Cantada, “Bolacha de água de sal” e “Sopa”. Câmera fotográfica para documentação pedagógica.
Espaços:
A fim de abordar de modo integral o contexto do poema e das parlendas selecionadas, desenvolva a atividade no refeitório. Escolha um local em que os bebês fiquem seguros e que favoreça o movimento do grupo. Coloque a toalha de mesa no chão e disponha os pratos com as colheres dentro para cada um dos bebês. Deixe os saquinhos de voal ou tule no centro da toalha, juntos com as panelas e outros alimentos. Posicione o aparelho sonoro fora da toalha, mas em local de fácil alcance a você.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como acontece a imitação de gestos e movimentos pelos bebês? Qual diferença da imitação espontânea e da incentivada pelo professor ou colega?
2. De que forma o grupo vivencia a apreciação de poemas e parlendas?
3. Quais as reações dos bebês diante dos elementos representativos no contexto da brincadeira? Como eles interagem com seus pares nesses momentos?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Favoreça a exploração dos materiais por meio da manipulação e da descrição. Incentive a brincadeira de imitação, propiciando momentos de interação com o grupo. Garanta que todos os bebês se envolvam na proposta ao vivenciarem o ritmo e a sonoridade dos textos apresentados.
O que fazer durante?

1
Organize os materiais sugeridos em um espaço do refeitório, promovendo um ambiente convidativo para as explorações e interações do grupo. O local selecionado deve possibilitar o brincar divertido e com segurança, principalmente aos bebês menores que necessitam de apoio para participar da atividade. Na sala de referência, junte-se ao grupo e pergunte se eles gostariam de brincar com poemas e parlendas outra vez. Diga que preparou uma brincadeira diferente em um lugar novo. Crie expectativas sobre as descobertas que poderão fazer em relação aos materiais disponibilizados (portadores de textos, toalha de mesa, pratos e colheres, saquinhos de voal ou tule com arroz e feijão crus, panelas leves, alguns legumes e frutas). Convide-os a se deslocarem até o refeitório e auxilie todos no deslocamento, principalmente os bebês que necessitam de ajuda para locomoção. Lembre-se de pegar a câmera fotográfica para registrar esses momentos.
Possíveis falas do professor neste momento: Turma, vocês se lembram que brincamos com poemas e parlendas? Gostariam de brincar novamente, de um jeito diferente, no refeitório? Preparei um ambiente divertido para nossas brincadeiras! Vamos até lá?
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem sorrir e bater palmas, demonstrando encantamento pela proposta.
2
No espaço delimitado para a atividade, permita que o grupo se familiarize com os elementos representativos que compõem o ambiente. Contribua com os momentos exploratórios, permanecendo atento às ações de cada bebê e auxiliando a busca pelo objeto de interesse, quando necessário. Perceba como interagem quando comunicam suas descobertas. Após esse momento, convide os bebês do grupo a se acomodarem confortavelmente em volta da toalha e informe-os que apresentará um poema chamado “Sopa de letrinhas”, escrito por Lalau. Auxilie-os a se organizarem, deixando um prato e uma colher para cada um deles e um para você. Pegue o poema e comece a recitar. Torne-se parte da narrativa ao brincar com a ação de pegar o alimento no prato e levá-lo à boca, com referência ao contexto do poema. Faça as pausas necessárias para que o grupo possa interagir com esse momento ao serem incentivados a imitarem as ações apresentadas pelo professor ou dos seus colegas.
Possíveis ações da criança neste momento: os bebês podem gesticular e balbuciar, a fim de interagir com as proposições, ou permanecer atentos ao professor.
3
Permita que os bebês explorem o contexto do poema de modo que possam protagonizar divertidas brincadeiras. Apoie as iniciativas de investigação em relação ao ambiente. Em seguida, apresente ao grupo a parlenda “Um, dois, feijão com arroz”, fazendo movimentos com os saquinhos de voal ou tule contendo arroz e feijão, gesticulando as mãos ao dizer os números. Incentive a observação dos movimentos pelos bebês e encoraje a imitação dessas ações, cada um a seu modo, por meio de balbucios, palavras e gestos. Repita a parlenda algumas vezes. Instigue a comunicação deles e dê apoio quando necessário, para que todos possam vivenciar a parlenda apresentada através da sonoridade e dos recursos materiais presentes na brincadeira. Dê suporte necessário aos bebês menores para que consigam participar e se envolver na proposta.
Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, percebam os movimentos que faço enquanto recito a parlenda. Vamos, brinquem também!
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem permanecer atentos às falas e ações do professor ou gesticular interagindo com a proposta.
4
Na sequência, recite a parlenda “Meio dia, macaco assobia”, brincando com os elementos representativos. Para isso, utilize, por exemplo, uma panela das panelas entre os materiais da brincadeira. Faça movimentos e gestos que possam caracterizar o contexto apresentado. Permita que o grupo se envolva na proposta ao brincar com os materiais. Deixe os bebês baterem com as colheres nos pratos, chacoalharem os saquinhos com arroz e feijão e manipularem as panelas e os alimentos. Faça observações atentas e seja flexível para continuar ou interromper a brincadeira. Após esses momentos exploratórios, ligue o aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular) e coloque as canções do grupo Palavra Cantada "Bolacha de água e sal" e "Sopa".
Possíveis ações da criança neste momento: os bebês podem balbuciar, falar e gesticular interagindo com a brincadeira. Podem imitar o professor, sorrir e incentivar um colega a participar, demonstrando sua descoberta e contentamento.
Para finalizar:
Sugira outra opção caso algum bebê se interesse por outra atividade, concedendo autonomia para suas escolhas. Deste modo, leve para o espaço da brincadeira fantoches, caixa de encaixes sólidos ou cesto de brinquedos favoritos. Como estarão no refeitório, o momento seguinte pode ser uma das refeições oferecidas pela creche. Antecipe o encerramento da atividade usando uma música que marque os momentos de finalização. Enquanto prepara a transição de momentos, deixe os bebês livres para continuar suas situações exploratórias ao som das canções sugeridas. Após um momento, anuncie novamente o término da brincadeira e convide o grupo a colaborar com a organização dos materiais, reconhecendo as tentativas de participação.
Desdobramentos
É interessante que esses poemas possam ser recitados no momento que seguirá de alimentação e repetidos em outros dias nesse mesmo contexto. Você também pode manter os elementos representativos na sala de referência por um tempo. Na primeira infância é fundamental propiciar a continuidade das situações exploratórias, para que os bebês possam assimilar os conteúdos abordados por meio da repetição de brincadeiras. A fim de ampliar o repertório do professor quanto a diversidade de materiais e subsidiar outras atividades, acesse o conteúdo sugerido.
Engajando as famílias
Utilize um pedaço de papel pardo para escrever sobre as atividades e os poemas e parlendas desenvolvidas até o momento, criando um mural. Agradeça o envio dos poemas, das parlendas e das cantigas populares que lhes foram solicitadas, de acordo com os planos de atividade 1 e 2. Conte quais foram as reações e interações dos bebês ao vivenciarem o proposto e cole algumas fotos que forem mais representativas desses momentos. Coloque esse material na porta ou na parede lateral da sala, deixando disponível para apreciação pelas outras turmas, funcionários e famílias.
Apresente a proposta
Selecione e envie fotos de momentos na escola em que o grupo tomava a sopa da tarde ou almoçava, para contextualizar a atividade proposta. Grave um áudio explicando a importância de os bebês explorarem poemas e parlendas em diferentes situações, como, por exemplo, o momento das refeições. Envie também o texto com a parlenda “Meio dia, macaco assobia” e o vídeo “Sopa” (disponível aqui). Finalize com o convite: “Que tal fazer uma brincadeira gostosa na cozinha da sua casa com parlenda e música, de forma divertida?” Envie-o por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.
Adaptações necessárias
Convide para a brincadeira e faça as indicações. As famílias poderão também usar seu próprio repertório, de acordo com a cultura familiar, desde que ligadas à temática alimentar. Oriente que usem o dispositivo para assistir ao vídeo, porém, no momento da atividade, mantenham o foco na interação, e não na tela. É recomendável somente ouvir o som nesse momento. É importante que acompanhem o bebê durante toda a proposta para garantir sua segurança. Sugira que um familiar registre o momento por foto ou pequenos vídeos enquanto os outros estão envolvidos na brincadeira com o bebê.
Sugira às famílias
Convide os familiares a deixar o bebê em uma posição confortável durante a proposta interativa, para permitir que ele explore conforme sua curiosidade. A ideia é que o familiar entre na brincadeira com o bebê, como um parceiro, de maneira prazerosa. É fundamental validar suas iniciativas e acompanhar quais são seus interesses. Oriente que o familiar nomeie os utensílios, os alimentos e as ações envolvidas. Uma sugestão seria recitar a parlenda “Meio dia, macaco assobia” na hora do almoço, brincando com os elementos representativos, fazendo caretas e colocando o nome do bebê no lugar da “dona Maria” do texto. Podem usar uma panela, fazendo gestos de mexer no ritmo da parlenda, convidando o bebê a fazê-lo também. Por fim, depois desse momento exploratório, podem ouvir a música "Sopa", fazendo referência ao alimento que será consumido. Dessa brincadeira, outras poderão surgir, tornando mais leve e prazeroso estar juntos.
Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares a compartilhar essas vivências da forma como for possível: fotos, pequenos vídeos, áudios ou mesmo comentários. Organize o material recebido com o Apresentações Google (disponível aqui), por exemplo. Compartilhe-o com as famílias, assim, uma contribui com a outra, de modo a ampliar as possibilidades de todas. Agregue os registros aos outros que já possui, compondo o álbum: “Brincadeiras da turma em casa com suas famílias”. Retome-o com os bebês no retorno. Faça uma seleção de registros, escreva um breve comentário e exponha próximo ao refeitório, para compartilhar com a comunidade escolar. Assim, o momento de alimentação na escola estará conectado com as experiências reais e cotidianas dos bebês.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Silva
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro. Corpo, gestos e movimentos. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base:
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
(EI01EF08) Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
Abordagem didática: As poesias e as parlendas representam valores culturais, históricos e sociais. Apresentá-las aos bebês é valorizar essa herança e proporcionar a eles experiências cognitivas, afetivas e lúdicas. As poesias e as parlendas exploram os ritmos e as sonoridades – suas rimas apresentam estruturas que auxiliam no desenvolvimento da linguagem oral dos bebês. Elas devem ser entendidas como uma linguagem rítmica, divertida, lúdica e afetiva, que envolve fantasia e imaginação, elementos significativos para o processo de aprendizagem.