Plano de Aula

Plano de aula: Exploração de caixas

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras de interação

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar esta atividade, arrecade caixas de diversos tamanhos, solicitando a doação delas à comunidade escolar. Encha algumas com jornal até ficarem bem firmes e feche-as. Encape-as com papel colorido, para ficarem atrativas para as crianças. Elas podem utilizá-las para empilhamento, subir, descer, se apoiar para levantar etc.

Materiais:

Caixas de diversos tamanhos - pequenas, médias e grandes (de sapato, de remédio, de produtos diversos, nas quais a criança consiga entrar etc.).

Espaços:

Esta proposta pode ser realizada na área externa da escola ou em uma sala ampla. Procure organizar as caixas de forma agrupada, para favorecer a interação das crianças. Em um canto, coloque caixas de um mesmo tamanho juntas. Em outro canto, organize caixas de tamanhos diferentes, que possibilitem encaixe (menores dentro das maiores, como de remédio, de creme dental e de sapato) e caixas que favoreçam o empilhamento.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

Como ocorre a interação com outras crianças e adultos? (Observe atentamente que ações realizam para interagir com seus pares e adultos)

Como os bebês vivenciam as descobertas na brincadeira com as caixas? (compartilham através de olhares ou balbucios, imitam outras crianças etc.)

Quais habilidades motoras foram ampliadas na proposta? (Observe atentamente o quanto esta atividade desafia os bebês - esticar o corpo para alcançar, engatinhar ou se arrastar)


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Com olhar atento às demandas, auxilie nos deslocamentos dos bebês que não andam, incentivando a participação deles. Garanta que todos possam estar em atividade, de acordo com preferências, ritmos e possibilidades. Disponibilize um cesto de livros conhecidos pelos bebês, para que tenham acesso a eles quando desejarem.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide todo o grupo para explorar o espaço organizado por você e apresente o material, dizendo que todos brincarão com as caixas doadas pela comunidade escolar. Nesse primeiro momento, permita que os bebês interajam livremente com o espaço e com os materiais, manifestando interesses individuais. Garanta que os bebês que ainda não se locomovem com autonomia estejam posicionados de forma a poder explorar e observar as crianças de seu grupo. Esteja atento ao que eles fazem durante toda a exploração e aproveite para iniciar os registros em fotos e vídeos. Ao final, faça algumas anotações sobre os aspectos mais importantes da proposta.


2

Ao perceber um pequeno grupo se formando perto de algumas caixas, se aproxime e aproveite esse momento para potencializar as interações iniciadas pelas crianças e para validar suas iniciativas.

Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê se aproxima de uma caixa, usa sua lateral como apoio para ficar em pé e olha sorrindo para um amigo próximo que, correspondendo à interação, o ajuda a empurrar a caixa. Juntos, eles empurram a grande caixa pelo espaço.

Possíveis falas do professor neste momento: Que bacana! Vocês mudaram a caixa de lugar! Ela estava leve ou pesada para empurrar?


3

Ao perceber um bebê explorando alguma caixa, chame atenção de todo o grupo para essa ação e convide as outras crianças para experimentar a brincadeira também, auxiliando aquelas que precisarem de ajuda para realizar alguns movimentos.

Convide os bebês que estiverem dentro das caixas para dar um passeio empurrando-os pelo espaço, pergunte aonde gostariam de ir passear e brinque de faz-de-conta. Aproveite para inserir também os bebês que não se locomovem com autonomia, integrando e permitindo maior contato das crianças.

Possíveis falas do professor neste momento: Senhor passageiro, por onde gostaria de passear?

Possíveis falas da criança neste momento: Vovó!

Enquanto fala, o professor percebe um dos bebês que senta com apoio, mas não engatinha, levantando os braços num gesto que indica seu desejo de participar. Ele traz o bebê para a caixa junto com o colega.

Possíveis falas do professor neste momento: Gostariam de ir visitar a vovó? É pra já! Chegamos à casa da vovó! Olhe, ela fez um bolo de laranja para a gente!


4

Convide pequenos grupos para brincar de empilhar caixas e observe quais estratégias utilizam na brincadeira, por exemplo, empilhar até sua própria altura, empilhar para derrubar,colocar maiores na base e menores no topo etc. Intervenha a partir de suas observações sobre as explorações corporais que fazem em interação com essas caixas, favorecendo que ampliem descobertas e interações, usando esses materiais ofertados de formas diversas. Nesse momento eles podem: se apoiar nas caixas para tentar levantá-las, usá-las para sentar, empurrá-las, subir nelas, ampliando assim o repertório motor e percebendo também limites corporais.

Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê tenta empilhar caixas médias e pequenas, colocando-as uma a uma com suas próprias mãos. Percebe que a torre cai quando coloca a quarta caixa. Depois de algumas tentativas, procura outra caixa para substituir a quarta caixa e consegue continuar sua torre sem deixá-la cair. Por fim, demonstra satisfação com um sorriso e batendo palminhas.

Possíveis falas do professor neste momento: Nossa, que torre grande! Mostre pra gente como você fez!


Para finalizar:

Esteja atento ao tempo de interesse das crianças na proposta. Conforme for percebendo menos envolvimento por parte delas, avise que em alguns minutos irão para a próxima atividade. Convide-as para organizar as caixas, colocando as menores dentro das maiores, incentivando a participação de todos na organização do espaço e dos materiais, auxiliando-as no que for necessário. Tenha disponível um cesto de livros já conhecidos pelas crianças para que, conforme forem terminando as brincadeiras e explorações, possam ocupar-se enquanto os demais terminam também.

Conteúdos relacionados