Plano de Aula

Plano de aula: O brincar de imitações com poemas e parlendas

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Poemas e parlendas

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Com o objetivo de realizar atividades que promovam a criatividade e favoreçam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, selecione poemas e parlendas do repertório próprio ou da cultura regional. Materiais como esses podem ser encontrado em livros ou na internet. Para exemplificação dessa proposta, a opção será pelo poema “A Foca”, de Vinícius de Moraes, a parlenda “Batatinha quando nasce” e a cantiga popular “Fui morar numa casinha”. Esses textos e as sugestões de elementos representativos em relação aos temas estão disponíveis no material indicado. O professor poderá substituir os materiais sugeridos por outros que tenham relação com a temática escolhida e de acordo com a disponibilidade na creche. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

O brincar em roda com poemas e parlendas 

O brincar de imitações com poemas e parlendas

O brincar no refeitório com poemas e parlendas

O brincar com a sonoridade de poemas e parlendas

O brincar na interação com poemas e parlendas

Materiais:

O poema, a parlenda e a cantiga impressos, colados em folhas de papel colorido e plastificados. Também é possível utilizar alguns livros dessa temática, conforme disponibilidade na creche. Cesta de vime, bola macia de tamanho médio, feita de plástico ou pano, um peixe de brinquedo, de pelúcia ou de borracha e palito de madeira tipo o de sorvete. Uma batata natural e grande. Uma casinha colorida de tamanho médio, feita com pedaços de feltro ou de retalhos de papelão pintado, com uma abertura frontal que indique uma saída. Espelho grande fixado na parede para que as crianças possam se ver. Câmera fotográfica para documentação pedagógica.

Espaços:

Organize o espaço para a proposta em local próximo a um espelho na sala de referência, para que os bebês possam se posicionar em frente e se organizar em duplas. Acomode todo o material para representação do poema, parlenda e cantiga, em um cesto de vime ou caixa de papelão e o coloque próximo ao espaço selecionado.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais as reações dos bebês ao perceberem os ritmos e as sonoridades do brincar com poemas, parlendas e cantigas?

2. Como acontece a imitação de gestos e movimentos pelos bebês? Qual diferença da imitação espontânea e da incentivada pelo professor ou colega?

3. De que maneira os bebês gesticulam, balbuciam ou falam, como forma de comunicar emoções e desejos na brincadeira com poesias e parlendas?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês participem das brincadeiras com poemas e parlendas desenvolvendo gestos e movimentos em relação ao ritmo e a sonoridade propostos. Favoreça a exploração dos materiais por meio da manipulação e da descrição. Incentive a brincadeira de imitação, propiciando momentos de interação com o grupo.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

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Posicione a cesta de vime com os materiais selecionados para realizar essa atividade em local próximo ao espelho da sala, de modo a promover um ambiente atrativo para as situações exploratórias. Junte-se ao grupo e conte sobre a proposta de brincar com poemas e parlendas novamente, porém, de forma diferente. Desperte a curiosidade dos bebês ao informar os objetos que estão disponibilizados (bola macia, peixe de brinquedo, palito de madeira, batata natural, casinha colorida produzida pelo professor). Incentive-os a imaginar novas possibilidades de brincar. O local escolhido deve possibilitar diversidade de movimentos e acolhimento, principalmente aos bebês menores que necessitam de apoio para participar da atividade. Convide o grupo a se posicionar próximo ao espelho e à cesta. Auxilie a todos no deslocamento, principalmente os bebês que necessitam de ajuda para locomoção. Lembre-se da câmera fotográfica para registrar esses momentos.

Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, vocês gostaram das brincadeiras com poemas, parlendas e cantigas do outro dia? Estão lembrados?

O professor pode retomar a parlenda do “Macaco foi à feira” e continuar: Vocês perceberam que tem uma cesta cheia de objetos próxima ao espelho? Qual será a brincadeira dessa vez? Vamos até lá para descobrirmos o que é?!

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem sorrir e bater palmas, demonstrando encantamento pela proposta. Podem engatinhar até o local, retirar os objetos da cesta, manipulá-los e deixar no colo do amigo, mostrando sua descoberta.


2

Observe as reações dos bebês diante dos materiais que exploram e das interações que fazem ao comunicarem descobertas. Perceba se balbuciam, gesticulam, deixam algum objeto sobre o colega, comunicam com o professor. Após esse momento de livre exploração, convide os bebês do grupo a se acomodarem confortavelmente em frente ao espelho. No ritmo da música “Ciranda, Cirandinha”, cante a canção: “Agora minha gente, uma história vou contar, uma história bem bonita, toda gente vai gostar”. Pegue a cesta de vime com os elementos de representação (bola, peixe e palito) e inicie a apresentação do poema “A Foca”, de Vinícius de Moraes. Enquanto recita, torne-se parte da narrativa ao brincar com os elementos da cesta. Conforme a sequência do poema sorria, coloque a bola sobre seu nariz, bata palmas, mostre o peixe, faça careta e encoste o palito na barriga de alguns bebês. Faça as pausas necessárias para que possam interagir com esse momento. Incentive os bebês a brincarem com o poema e imitarem seus movimentos e dos colegas.

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem demonstrar interesse pelo poema ao interagir com os elementos de representação. Eles podem colocar a bola no próprio rosto, olhar para o espelho e sorrir, reconhecendo-se como parte da narrativa. Podem também fazer essa ação no amigo, mostrando suas descobertas.


3

Compartilhe com o grupo que apresentará a parlenda “Batatinha quando nasce”. Retire a batata de dentro da cesta de vime, de modo a despertar o interesse dos bebês. Traga esse elemento de exploração para iniciar a recitação da parlenda. Enquanto apresenta, mostre a batata ao grupo fazendo movimentos relacionadas ao texto. Coloque a batata no chão e, ao final, leve sua mão em direção ao peito como forma de indicar o coração. Reconheça e valorize toda e qualquer forma de comunicação e expressão dos bebês. Permita que eles explorem o contexto do poema de modo que possam protagonizar divertidas brincadeiras.Incentive os bebês a observarem seus movimentos através do espelho, para que possam reproduzi-los a seu modo por meio de balbucios, palavras e gestos, enquanto você repete a parlenda algumas vezes. Encoraje os bebês a brincarem de imitação dos movimentos, contemplando a sonoridade abordada. Auxilie os bebês menores, que ainda não conseguem brincar dessa maneira, nos movimentos dos braços e das pernas enquanto recita a parlenda.

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem permanecer atentos às falas e ações do professor ou apontar e gesticular, interagindo com a proposta.


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Deixe o grupo se envolver na brincadeira e aproveite o momento para incentivar demonstrações de carinho, percebendo como acontecem as interações entre os bebês. Por exemplo, perceba se os bebês maiores contribuem com o brincar dos menores e vice-versa. Esteja atento a todos, auxiliando a busca pelos objetos de interesse, quando necessário. Veja se os bebês fazem observações atentas, diretas ou através do espelho, reproduzindo gestos e movimentos do professor e dos colegas. Retire da cesta de vime a casinha colorida que preparou e diga que esse elemento caracteriza a cantiga popular “Fui morar numa casinha”. Desperte a curiosidade por essa nova brincadeira e cante a cantiga, desenvolvendo a sonoridade e usando variadas expressões faciais para representar o contexto abordado. À medida que canta, faça movimentos com dedos entrando e saindo da casinha. Ao final de cada verso, gesticule de acordo com o indicado no texto da cantiga. Permita que os bebês sejam inventivos em descobrir novas possibilidades de brincadeiras e movimentos em relação a cantiga e ao ritmo. Se possível, apresente ao grupo o vídeo dessa cantiga popular: Fui morar numa casinha, ampliando o repertório de diferentes linguagens expressivas.


Para finalizar:

Permita que os bebês continuem livres em suas situações exploratórias e antecipe o encerramento da atividade indicando o que será feito posteriormente. Para finalizar, cante a canção: “e agora minha gente, que a história terminou, batam palmas bem contente, batam palmas quem gostou” (no ritmo da música “Ciranda, Cirandinha”). Deixe o bebê que porventura se interessar por outro brincar livre em suas escolhas, oferecendo outras possibilidades como fantoches, caixa de encaixes sólidos, cesto de brinquedos favoritos etc. Anuncie novamente o término da brincadeira e convide o grupo a colaborar com a organização dos materiais, reconhecendo as tentativas de participação. Cante uma música que marque os momentos de finalização de atividades.

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