15533
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - A composição de uma biografia romanceada - revisão

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre redigir a segunda versão de um texto para compor um capítulo de uma biografia romanceada.

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto. Observe que a entrevista oral teve como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.

Materiais necessários: Material de usos cotidiano: papel e caneta ou computador com programa de edição de textos.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em adequar o texto ao tamanho ao proposto para o projeto (máximo de 2 páginas); oriente os alunos na seleção dos conteúdos/ imagens que comporão o capítulo da biografia para que não ultrapasse a extensão pretendida, advertindo-os de que os textos comporão uma coletânea que será compartilhada com a comunidade escolar ficando, posteriormente, em exposição na biblioteca da escola.

Referências sobre o assunto:

  • Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos

http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos e explique à classe que eles deverão produzir a segunda versão dos textos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Comunique os alunos que eles assistirão a uma animação chamada “Aprender a aprender”.
  • Exiba o vídeo, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI
  • Após a exibição, pergunte à classe: Vocês consideram importante haver um segundo olhar sobre as coisas que produzem? Por quê? Espera-se que os alunos percebam que a experiência advinda da prática de refacções pode conduzir a resultados finais mais elaborados.
  • Após ouvir as respostas, ressalte a importância do processo de revisão nos textos, cuidando para que eles não se sintam desestimulados diante da necessidade de se produzir mais de uma versão de um texto, até que se alcance o formato ideal.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:
1. Peça aos alunos que troquem, com outra equipe, as primeiras versões dos textos, já ajustados com ajuda da grade de avaliação distribuída na aula anterior.
2. Peça a cada grupo que avalie o texto de outra equipe, preenchendo, novamente, a grade disponível em materiais complementares. Observe que essa nova versão da grade traz um campo extra, para que os alunos escrevam sugestões para aprimorar o trabalho dos colegas.

3. Permita que as equipes façam marcações no próprio texto, caso seja necessário.

4. Oriente-os a fazer essas anotações a lápis, de forma clara e objetiva, circulando passagens ou inserindo comentários nas margens dos textos.

3- Reserve cerca de 15 minutos para a análise dos times e peça que os textos sejam devolvidos às equipes originais.

Materiais complementares:

Para cópias da grade de avaliação, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite às equipes que leiam, com atenção, os comentários feitos pelo outro time.
  • Na sequência, peça que um integrante de cada equipe que executou a avaliação se junte ao grupo que produziu o texto, para fornecer mais informações acerca das modificações propostas.
  • Estimule a interação entre eles.
  • Por fim, peça a cada equipe que proceda às alterações propostas. Caso o tempo não seja suficiente, a atividade será concluída em casa.
  • Agende uma data para entrega da segunda versão, que deverá ocorrer antes da aplicação da próxima etapa desta sequência, para que você tenha tempo de analisar os textos e fazer os últimos comentários.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia os combinados com a classe e esclareça possíveis dúvidas.
  • No caso de as equipes optarem por empregar cópias de fotos do acervo do biografado, instrua-os com os cuidados necessários com o material que, provavelmente, tem valor afetivo.
  • Caso você opte por um padrão único para a apresentação dos trabalhos, este é o momento de combinar os detalhes com os alunos, como definição das margens, tamanho e tipo das fontes, espaçamento, entre outros.
  • Encerre a aula comunicando à classe que a produção será finalizada no próximo encontro, em que também serão acertados os detalhes do lançamento da coletânea.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto. Observe que a entrevista oral teve como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.

Materiais necessários: Material de usos cotidiano: papel e caneta ou computador com programa de edição de textos.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em adequar o texto ao tamanho ao proposto para o projeto (máximo de 2 páginas); oriente os alunos na seleção dos conteúdos/ imagens que comporão o capítulo da biografia para que não ultrapasse a extensão pretendida, advertindo-os de que os textos comporão uma coletânea que será compartilhada com a comunidade escolar ficando, posteriormente, em exposição na biblioteca da escola.

Referências sobre o assunto:

  • Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos

http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos e explique à classe que eles deverão produzir a segunda versão dos textos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Comunique os alunos que eles assistirão a uma animação chamada “Aprender a aprender”.
  • Exiba o vídeo, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI
  • Após a exibição, pergunte à classe: Vocês consideram importante haver um segundo olhar sobre as coisas que produzem? Por quê? Espera-se que os alunos percebam que a experiência advinda da prática de refacções pode conduzir a resultados finais mais elaborados.
  • Após ouvir as respostas, ressalte a importância do processo de revisão nos textos, cuidando para que eles não se sintam desestimulados diante da necessidade de se produzir mais de uma versão de um texto, até que se alcance o formato ideal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:
1. Peça aos alunos que troquem, com outra equipe, as primeiras versões dos textos, já ajustados com ajuda da grade de avaliação distribuída na aula anterior.
2. Peça a cada grupo que avalie o texto de outra equipe, preenchendo, novamente, a grade disponível em materiais complementares. Observe que essa nova versão da grade traz um campo extra, para que os alunos escrevam sugestões para aprimorar o trabalho dos colegas.

3. Permita que as equipes façam marcações no próprio texto, caso seja necessário.

4. Oriente-os a fazer essas anotações a lápis, de forma clara e objetiva, circulando passagens ou inserindo comentários nas margens dos textos.

3- Reserve cerca de 15 minutos para a análise dos times e peça que os textos sejam devolvidos às equipes originais.

Materiais complementares:

Para cópias da grade de avaliação, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite às equipes que leiam, com atenção, os comentários feitos pelo outro time.
  • Na sequência, peça que um integrante de cada equipe que executou a avaliação se junte ao grupo que produziu o texto, para fornecer mais informações acerca das modificações propostas.
  • Estimule a interação entre eles.
  • Por fim, peça a cada equipe que proceda às alterações propostas. Caso o tempo não seja suficiente, a atividade será concluída em casa.
  • Agende uma data para entrega da segunda versão, que deverá ocorrer antes da aplicação da próxima etapa desta sequência, para que você tenha tempo de analisar os textos e fazer os últimos comentários.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia os combinados com a classe e esclareça possíveis dúvidas.
  • No caso de as equipes optarem por empregar cópias de fotos do acervo do biografado, instrua-os com os cuidados necessários com o material que, provavelmente, tem valor afetivo.
  • Caso você opte por um padrão único para a apresentação dos trabalhos, este é o momento de combinar os detalhes com os alunos, como definição das margens, tamanho e tipo das fontes, espaçamento, entre outros.
  • Encerre a aula comunicando à classe que a produção será finalizada no próximo encontro, em que também serão acertados os detalhes do lançamento da coletânea.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano