Plano de aula: Debate regrado: a produção

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial

Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero debate e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Se possível, providencie microfone e caixa amplificadora (em espaços abertos eles são importantes), data show, notebook. Prepare as cópias dos roteiros para a organização dos participantes.

Informações sobre o gênero: O debate é um texto argumentativo oral, caracterizado pelo discurso persuasivo, cujo propósito é convencer os interlocutores sobre a validade da opinião defendida. Por conta disso, os debatedores precisam planejar seus discursos, acionando uma série de argumentos de acordo com o movimento argumentativo que deseja tomar. O desenvolvimento de um debate proporciona aos participantes colocar suas opiniões em cheque ao confrontá-las com a opinião dos outros interlocutores, daí a necessidade não somente de argumentar mas também de contra-argumentar antecipando os argumentos do outro. Dessa forma, os debatedores precisam dominar os mecanismos das trocas discursivas (turnos de fala), além de se apropriar das informações sobre o assunto para selecionar o tipo de argumento mais apropriado ao percurso argumentativo trilhado.

Dificuldades antecipadas: A organização das ideias para exposição no debate regrado.

Referências sobre o assunto:

BARROS, José Batista de; ROSA, Adriana Letícia Torres da. A produção textual na escola: abordagens do gênero debate em estudo. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_156.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2018.

Debate regrado. Disponível em: <https://acordocoletivo.org/2017/06/10/genero-textual-debate-regrado/>. Acesso em: 30 nov. 2018.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; DE PIETRO, Jean-François. Relato de elaboração de uma sequência: o debate público. In: SCHNEUWLY, Bernard;

DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

SILVA, Davidson Wagner da Silva; SARTORI, Adriane Teresinha Sartori. O gênero “debate regrado” no espaço escolar. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/viewFile/23957/20766>. Acesso em: 1 dez. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente o tema da aula, explique que a proposta é o desenvolvimento propriamente dito de um debate sobre um tema muito discutido pela sociedade: a gravidez precoce.
  • Atenção: esta aula pressupõe que os alunos já tenham tratado sobre o planejamento de um debate. Caso julgue necessário consulte a aula disponível no link aqui

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos