Plano de Aula

Plano de aula: Operadores argumentativos em uso

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Peça, antecipadamente, que a turma pesquise sobre os super-heróis da Marvel e da DC Comics (Quem são? Quais seus poderes? Quais suas fraquezas?); reproduza em papel madeira ou impresso ampliando o texto que se encontra disponível aqui; pequenos cartões escritos “DC” ou “Marvel”, veja modelo aqui.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.

A conversa argumentativa é entendida como variação do diálogo (RIBEIRO, 2009) e, por conta disso, pressupõe o envolvimento de dois ou mais interlocutores numa comunicação face a face (ou on-line) que elaboram atos discursivos orientados pelos movimentos argumentativos que se toma em face de situações conflituosas que exigem tomada de opinião fundamentada por argumentos organizados e relacionados por operadores argumentativos que marcam a defesa de ideias. Na escola, a conversa argumentativa diferencia-se de um debate em nível de formalidade e de organização.

Dificuldades antecipadas: É possível que tenham dificuldade para organizar o texto oral, ou seja, para planejá-lo. É possível que os estudantes tenham dificuldades em identificar os movimentos argumentativos no texto, por isso essa aula pressupõe que os alunos já tenham tratado sobre movimentos argumentativos.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Pergunte se eles têm o hábito de conversar muito e se já ocorreu alguma divergência de ideias durante algum diálogo deles. Se já aconteceu, peça que expliquem como resolveram. Diga que a conversa dessa aula foi pensada para gerar divergência de ideias e o desafio será resolvê-las fazendo uso da linguagem organizada em forma de argumentos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos