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Plano de aula: Operadores argumentativos em uso

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Peça, antecipadamente, que a turma pesquise sobre os super-heróis da Marvel e da DC Comics (Quem são? Quais seus poderes? Quais suas fraquezas?); reproduza em papel madeira ou impresso ampliando o texto que se encontra disponível aqui; pequenos cartões escritos “DC” ou “Marvel”, veja modelo aqui.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.

A conversa argumentativa é entendida como variação do diálogo (RIBEIRO, 2009) e, por conta disso, pressupõe o envolvimento de dois ou mais interlocutores numa comunicação face a face (ou on-line) que elaboram atos discursivos orientados pelos movimentos argumentativos que se toma em face de situações conflituosas que exigem tomada de opinião fundamentada por argumentos organizados e relacionados por operadores argumentativos que marcam a defesa de ideias. Na escola, a conversa argumentativa diferencia-se de um debate em nível de formalidade e de organização.

Dificuldades antecipadas: É possível que tenham dificuldade para organizar o texto oral, ou seja, para planejá-lo. É possível que os estudantes tenham dificuldades em identificar os movimentos argumentativos no texto, por isso essa aula pressupõe que os alunos já tenham tratado sobre movimentos argumentativos.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Pergunte se eles têm o hábito de conversar muito e se já ocorreu alguma divergência de ideias durante algum diálogo deles. Se já aconteceu, peça que expliquem como resolveram. Diga que a conversa dessa aula foi pensada para gerar divergência de ideias e o desafio será resolvê-las fazendo uso da linguagem organizada em forma de argumentos.

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