Plano de aula: A função dos operadores argumentativos

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial

Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/ Semiótica.

Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Quadro síntese reproduzido em cartolina ou papel 40 kg (modelo do quadro disponível aqui); enunciado anotado em cartolina (o enunciado encontra-se disponível aqui), cartolinas (de acordo com o número de equipes), marcadores permanentes (um para cada equipe)

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Dependendo do nível de leitura da turma é possível que tenham dificuldade para identificar as relações entre as partes do texto.

Referências sobre o assunto:

KOCK, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem.13ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

___________________________________ . A inter-ação pela linguagem. 10ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

________________ & ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Editora Contexto, 2013.

SCHWARZBOLD, Caroline. Uma abordagem dos operadores argumentativos em artigos de opinião: uma proposta de sequência didática para o 9º ano. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16770/1/AbordagemOperadoresArgumentativos.pdf>. Acesso em 5 nov. de 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente a proposta de atividade da aula, dizendo que quando se defende opiniões, precisa-se de “amarras” que enlacem os argumentos para um fim traçado previamente. Diga que, para isso, é importante planejar o discurso e conhecer os elementos linguísticos que se utiliza para conectar os argumentos. Explique que a proposta da aula é descobrir quais são esses elementos responsáveis por “amarrar” as ideias dentro do texto.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos