Plano de Aula

Plano de aula: A função dos operadores argumentativos

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/ Semiótica.

Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Quadro síntese reproduzido em cartolina ou papel 40 kg (modelo do quadro disponível aqui); enunciado anotado em cartolina (o enunciado encontra-se disponível aqui), cartolinas (de acordo com o número de equipes), marcadores permanentes (um para cada equipe)

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Dependendo do nível de leitura da turma é possível que tenham dificuldade para identificar as relações entre as partes do texto.

Referências sobre o assunto:

KOCK, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem.13ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

___________________________________ . A inter-ação pela linguagem. 10ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

________________ & ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Editora Contexto, 2013.

SCHWARZBOLD, Caroline. Uma abordagem dos operadores argumentativos em artigos de opinião: uma proposta de sequência didática para o 9º ano. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16770/1/AbordagemOperadoresArgumentativos.pdf>. Acesso em 5 nov. de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta de atividade da aula, dizendo que quando se defende opiniões, precisa-se de “amarras” que enlacem os argumentos para um fim traçado previamente. Diga que, para isso, é importante planejar o discurso e conhecer os elementos linguísticos que se utiliza para conectar os argumentos. Explique que a proposta da aula é descobrir quais são esses elementos responsáveis por “amarrar” as ideias dentro do texto.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos