Atividade ou texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Editorial: contexto de produção e de circulação
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Por: Ilcilene Silva
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação Jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo Leitura.
Materiais necessários: Providencie notebook, data show. Selecione com antecedência diversos jornais e revistas impressos, cópia do Quadro-síntese e tábua de informações, disponibilizados aqui.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumento.
Dificuldades antecipadas: Considerando a faixa etária, é possível que os alunos tenham dificuldade para localizar informações no/do editorial em virtude da organização argumentativa. Desta forma, talvez seja necessária a mediação mais pontual.
Referências sobre o assunto:
CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; Duarte, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. Parábola Editorial, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Apresente a proposta de aula conversando sobre os espaços nos quais os textos circulam e a relação destes espaços com o campo de atuação social dos indivíduos.
- Peça que vasculhem a memória e visualizem os textos que geralmente circulam na casa deles. Pergunte qual o principal suporte textual que a família usa para leitura: revistas, jornais, sites, panfletos.
- Explique que esta aula versará e aprofundará os conhecimentos acerca dos espaços de circulação e de atuação do editorial.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO