Plano de Aula

Plano de aula: Editorial: contexto de produção e de circulação

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação Jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo Leitura.

Materiais necessários: Providencie notebook, data show. Selecione com antecedência diversos jornais e revistas impressos, cópia do Quadro-síntese e tábua de informações, disponibilizados aqui.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumento.

Dificuldades antecipadas: Considerando a faixa etária, é possível que os alunos tenham dificuldade para localizar informações no/do editorial em virtude da organização argumentativa. Desta forma, talvez seja necessária a mediação mais pontual.

Referências sobre o assunto:

CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; Duarte, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. Parábola Editorial, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Apresente a proposta de aula conversando sobre os espaços nos quais os textos circulam e a relação destes espaços com o campo de atuação social dos indivíduos.
  • Peça que vasculhem a memória e visualizem os textos que geralmente circulam na casa deles. Pergunte qual o principal suporte textual que a família usa para leitura: revistas, jornais, sites, panfletos.
  • Explique que esta aula versará e aprofundará os conhecimentos acerca dos espaços de circulação e de atuação do editorial.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos