Atividade para impressão - Esquema Estrutural
Esquema Estrutural
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação Jornalístico/Midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Providencie notebook e datashow. Reproduza com antecedência, em papel madeira ou 40 kg, o modelo de esquema para síntese do texto, disponibilizado aqui; imprima e reproduza o texto “A hora do grande ‘sim’ à vida”, disponibilizado aqui.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.
Dificuldades antecipadas: Relacionar texto e contexto de produção.
Referências sobre o assunto:
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. Parábola Editorial, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar o texto para a impressão, clique aqui.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Atividade para impressão - Esquema Estrutural
Esquema Estrutural
Texto para impressão - Sem alternativas
Sem alternativas
Atividade para impressão - Roteiro de leitura (Expectativas de respostas)
Roteiro de leitura (Expectativas de respostas)
Atividade para impressão - Esquema Estrutural
Esquema Estrutural
Resolução da atividade - Expectativa produção do esquema
Expectativa produção do esquema
Resolução da atividade - Expectativas de respostas conclusão
Expectativas de respostas conclusão
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial em aqui).
Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema.
Introdução
No mesmo vídeo, peça que os alunos façam inferências a partir dos títulos dos editoriais (disponíveis no slide Introdução) que devem ser mostrados a eles. Peça que cada aluno relate, por meio de um áudio ou por mensagem de texto (por WhatsApp em um grupo criado com todos da turma), as suas inferências sobre os títulos, conforme as orientações do plano de aula. Nesse momento, participe da exposição dos relatos dos alunos e compare as respostas, promovendo uma rápida discussão.
Desenvolvimento
Envie para os alunos (via WhatsApp, em um grupo com todos da classe) o texto disponível no plano de aula, afirmando que se trata do texto referente ao título “Sem escolhas”, sobre o qual eles fizeram inferências na atividade anterior. Peça, por meio de um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, que eles façam a leitura do editorial e vejam se as inferências se confirmaram durante a leitura. Além disso, oriente que os alunos se dividam em duplas ou pequenos grupos (que deverão se organizar pelo WhastApp) para responder, em conjunto, às perguntas que deverão ser enviadas a eles (ver o roteiro de perguntas no slide Desenvolvimento) após a realização da leitura do editorial. Assim que os alunos fizerem as atividades prescritas no roteiro, peça que um integrante de cada grupo faça uma síntese das discussões apresentando e das descobertas feitas, por meio do esquema sugerido no plano: opinão, defesa da opinião e fechamento. Oriente que os alunos enviem suas sínteses ao grupo de WhatsApp ao qual todos têm acesso, para compartilhar as respostas.
Fechamento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, peça que os alunos retomem a atividade feita e respondam as atividades sugeridas no slide Fechamento, de forma a criar conclusões sobre o gênero editorial. Peça que os alunos entreguem as respostas (dê um prazo a eles), por meio de foto das atividades, por mensagem de texto ou por e-mail. Termine o áudio ou vídeo (ou envie uma nova mensagem de texto) explicando a funcionalidade discursiva do editorial, bem como o seu campo de atuação, como descrito nas orientações do fechamento da aula (ver no plano de aula).
Convite às famílias
A família pode incentivar a leitura de revistas e jornais, nos quais os editoriais circulam. Toda criança é curiosa! Tendo uma revista ou jornal disponível em qualquer canto da casa, uma hora ou outra, até mesmo de forma muito inconsciente, a criança se pegará lendo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ilcilene Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Leitura de editorial: a relação entre o escrito e o contexto de produção.
Finalidade da aula: Identificar o contexto de produção de um editorial e destacar no texto as impressões do editorialista sobre o tema discutido, relacionando texto e contexto na produção dos sentidos.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Editorial
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto. Apreciação e réplica
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP03
Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação Jornalístico/Midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Providencie notebook e datashow. Reproduza com antecedência, em papel madeira ou 40 kg, o modelo de esquema para síntese do texto, disponibilizado aqui; imprima e reproduza o texto “A hora do grande ‘sim’ à vida”, disponibilizado aqui.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.
Dificuldades antecipadas: Relacionar texto e contexto de produção.
Referências sobre o assunto:
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. Parábola Editorial, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: