Atividade para impressão - Editorial Turismo
Editorial Turismo
Plano de Aula
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero editorial e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/ Semiótica.
Materiais necessários: Notebook, data show.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer no texto os conectivos e os advérbios.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
SCHWARZBOLD, Caroline. Uma abordagem dos operadores argumentativos em artigos de opinião: uma proposta de sequência didática para o 9º ano. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras), UFU - MG. Uberlândia, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16770/1/AbordagemOperadoresArgumentativos.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Acesse sugestão de síntese disponível aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos o slide Introdução, que apresenta uma manchete sobre turismo. Pergunte, por áudio ou mensagem de texto, se concordam ou não com a problemática levantada na notícia (efeitos negativos do turismo) e peça que enviem, também por mensagem de texto ou áudio, suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Em um áudio, explique brevemente que, quando forem dar uma opinião, é importante organizar os argumentos e estabelecer conexões que encaminharão para o desfecho idealizado.
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que eles criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar mais facilmente). Entregue para cada equipe o texto disponível nas orientações do slide Desenvolvimento, orientando que façam uma leitura. Disponibilize as atividades sugeridas nas orientações do plano, pedindo que os grupos discutam coletivamente, de forma oral (sugira que façam, se possível, uma chamada de vídeo pelo WhatsApp). Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para relatar as respostas da equipe enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que todos discutam.
Fechamento
Para encerrar, em um áudio ou mensagem de texto, convide-os a sintetizar as informações geradas durante a atividade respondendo às perguntas do slide Fechamento. Oriente que deixem suas respostas no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Convide a família a discutir e realizar em conjunto a leitura do texto e a atividade propostos, auxiliando no processo de problematização das atividades.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ilcilene Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Fatores de coesão textual: os operadores argumentativos em editoriais
Finalidade da aula: Reconhecer os conectivos e os advérbios como operadores argumentativos responsáveis pelo encadeamento de enunciados em textos argumentativos editoriais e distinguir a relação de sentido que estabelecem, reconhecendo seu papel na progressão temática.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Editorial
Objeto(s) do conhecimento: Estilo
Prática de linguagem: Análise Linguística/ Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP18; EF89LP15
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero editorial e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/ Semiótica.
Materiais necessários: Notebook, data show.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer no texto os conectivos e os advérbios.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
SCHWARZBOLD, Caroline. Uma abordagem dos operadores argumentativos em artigos de opinião: uma proposta de sequência didática para o 9º ano. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras), UFU - MG. Uberlândia, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16770/1/AbordagemOperadoresArgumentativos.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2018.
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