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Plano de aula: Leitura de editorial: a apreensão dos sentidos

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação Jornalístico/ Midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Prepare com antecedência as cópias do texto que será trabalhado, reproduza em cartolina o título do texto, reproduza com antecedência em papel madeira ou papel 40kg a tábua de Informações disponível no material complementar.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Considerando-se a complexidade das temáticas dos textos argumentativos, é possível que haja dificuldade para posicionarem-se diante da questão.

Referências sobre o assunto:

CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; Duarte, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. SãoPaulo: Contexto, 2016.

KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. Parábola Editorial, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf>. Acesso em: 5 set. de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta de aula para a turma.
  • Pergunte se já vivenciaram situações nas quais precisaram concordar ou discordar da ideia de alguém ou se alguém já discordou das ideias deles.
  • Peça que rapidamente expliquem como se sentiram.
  • Diga que nessa aula trabalharão com essa habilidade.

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