Atividade para impressão - Modelo de cartaz
Modelo de cartaz
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação Jornalístico/ Midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Prepare com antecedência as cópias do texto que será trabalhado, reproduza em cartolina o título do texto, reproduza com antecedência em papel madeira ou papel 40kg a tábua de Informações disponível no material complementar.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.
Dificuldades antecipadas: Considerando-se a complexidade das temáticas dos textos argumentativos, é possível que haja dificuldade para posicionarem-se diante da questão.
Referências sobre o assunto:
CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; Duarte, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. SãoPaulo: Contexto, 2016.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. Parábola Editorial, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf>. Acesso em: 5 set. de 2018.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações:
a) Pergunte se conhecem o significado das três palavras: memória, história e essência. Caso não saibam, explique que memória é a lembrança que se tem do passado e que, às vezes, essa lembrança é recuperada por algo; que história é o passado construído pela ação humana; e que essência é aquilo considerado característica básica de um ser.
b) Diga que o título faz uma espécie de gradação organizando os termos: do mais simples ao mais complexo.
c) Para finalizar, peça que levantem hipóteses sobre o assunto tratado no texto.
d) Anote as inferências no quadro.
Materiais complementares: Texto para impressão disponível aqui. Acesse o modelo do cartaz com o título aqui.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Observação: Prepare com antecedência o Mural de Opiniões da sala, use o material de sua preferência (TNT, EVA, isopor, papel madeira).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Questione se eles já viveram situações nas quais precisavam discordar ou concordar de alguém e peça que eles reflitam (autorreflexão) como se sentiram frente a essas situações.
Introdução
No mesmo vídeo ou aúdio, peça que os alunos retomem, na memória, algum acontecimento importante que tenha impactado a vida deles, questionando se tal fato influencia no presente. Peça que os alunos respondam por áudio ou mensagem de texto (por WhatsApp, em um grupo criado com todos da turma, para que todos tenham acesso aos relatos dos colegas).
Desenvolvimento
Envie para os alunos (via WhatsApp, em um grupo com todos da classe), um novo vídeo apresentando o título do texto, explicando-o e discutindo os conceitos de memória, história e essência (conforme as orientações do plano de aula). Peça que os alunos levantem hipóteses sobre o texto a partir da análise feita pelo professor e as registrem em seus cadernos. Depois disso, envie o texto completo (material complementar no slide Desenvolvimento) por WhatsApp a todos os alunos e peça que eles verifiquem, em uma primeira leitura, se as hipóteses levantadas inicialmente foram confirmadas. Depois disso, em um áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos se organizem em pequenos grupos (até quatro alunos, no WhatsApp) e disponibilize a eles as atividades referentes à segunda leitura do texto, disponíveis no slide Desenvolvimento. Dê um tempo para a realização da atividade em conjunto e peça que um aluno por grupo, quando finalizarem a atividade, exponha (por meio de foto ou mensagem de texto) as respostas criadas por eles no grupo de WhatsApp ao qual todos os alunos têm acesso. Se possível, durante a exposição, compare as respostas e instigue os alunos.
Fechamento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, discorra sobre a importância do respeito à opinião do próximo e peça que os alunos respondam e exponham, por áudio ou mensagem, por WhatsApp ou de forma escrita, as suas opiniões sobre a questão inicial: é preciso compreender o passado para entender o presente? Compartilhe as respostas com todos os alunos.
Convite às famílias
A família pode resgatar acontecimentos do passado que foram importantes e que, de certa forma, influenciam nos dias de hoje, em seus cotidianos. Podem ser contadas histórias antigas, apreciadas fotos e imagens dos antepassados e desenhadas árvores genealógicas, entre outros exemplos, com a premissa de que entender o passado é uma forma de interpretar o presente.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ilcilene Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Leitura de editorial: a apreensão dos sentidos
Finalidade da aula: Identificar o tema de um editorial e distinguir, na construção do texto, fato e opinião, posicionando-se a respeito da tese defendida.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Editorial
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto. Apreciação e réplica
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP03
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação Jornalístico/ Midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Prepare com antecedência as cópias do texto que será trabalhado, reproduza em cartolina o título do texto, reproduza com antecedência em papel madeira ou papel 40kg a tábua de Informações disponível no material complementar.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.
Dificuldades antecipadas: Considerando-se a complexidade das temáticas dos textos argumentativos, é possível que haja dificuldade para posicionarem-se diante da questão.
Referências sobre o assunto:
CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; Duarte, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. SãoPaulo: Contexto, 2016.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. Parábola Editorial, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf>. Acesso em: 5 set. de 2018.
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