Material de contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Clube de leitura: salvando os livros de uma infestação zumbi
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
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Descrição
Este plano utiliza a gamificação para estimular o desenvolvimento da leitura. A finalidade é incentivar os estudantes do 6º e 7º ano a realizarem uma série de missões relacionadas à leitura de uma obra literária, desde a preparação para essa leitura até a análise final. Para isso, é utilizada uma narrativa lúdica, em que uma invasão zumbi ameaça apagar todos os livros do planeta Terra.
Durante as atividades, os alunos desenvolvem habilidades de interpretação textual, compreensão do enredo e reflexão crítica, colaborando para “salvar” os livros. Assim, eles realizam missões distribuídas antes, durante e após a leitura, promovendo o engajamento e o pensamento crítico.
Escolha uma obra literária adequada à faixa etária, ao currículo e ao projeto pedagógico da escola para ser lida nesta sequência de aulas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção de textos.
- Apreciação e réplica.
- Estratégias de leitura.
Objetivos de aprendizagem
- Ler obras literárias de forma autônoma, reconhecendo e aplicando procedimentos de leitura adequados às características do gênero.
- Engajar-se ativamente em práticas de compartilhamento de leitura, promovendo a troca de ideias e interpretações sobre a obra.
- Participar de debates e discussões, defendendo pontos de vista sobre a obra literária e sua relação com outras linguagens, utilizando argumentos coerentes e embasados.
Competências gerais
3. Repertório cultural.
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
7. Argumentação.
Bibliografia
- COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed., 11ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2021.
- HOFFMANN, Sam Adam. Introdução à gamificação na educação: como aplicar os elementos dos jogos em contextos de aprendizagem. Curitiba, PR: Ed. do Autor, 2022.
- SANCHES, Carolina. Leituras elásticas: o desafio de formar leitores no novo tempo. Rio de Janeiro: Mapa Lab, 2021.
- SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
- NOVA ESCOLA. Gamificação: metodologia favorece engajamento e protagonismo nos Anos Finais. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21619/gamificacao-metodologia-favorece-engajamento-e-protagonismo-nos-anos-finais. Acesso em 02 de nov. de 2024.
- NOVA ESCOLA. Dicas e exemplos para levar a gamificação para a sala de aula. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15426/dicas-e-exemplos-para-levar-a-gamificacao-para-a-sala-de-aula. Acesso em 02 de nov. de 2024.
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Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 3 aulas de 50 minutos
(não precisam ser sequenciais, para haver tempo suficiente para a leitura).
Materiais sugeridos:
• folhas de atividades;
• lápis;
• borracha;
• dispositivo com acesso à internet para pesquisar músicas.
Aula 1 - Organização da aula
Conversa inicial
Tempo previsto: 10 minutos.
Introdução à missão: alerta de invasão!
Nesta primeira etapa da aula, o objetivo é introduzir a narrativa e preparar os alunos para a leitura do livro escolhido. Inicie com uma apresentação de como será a aula. Informe aos estudantes que a proposta será conduzida por meio da gamificação, uma abordagem que utiliza elementos dos jogos em contextos de aprendizagem.
Apresente a narrativa central da aula:
“Uma infestação zumbi ameaça a existência dos livros no planeta Terra. Vocês serão os agentes literários e devem completar missões para salvar a humanidade e a literatura desse terrível ataque.”
Nesse momento, organize os estudantes em grupos com quatro ou cinco integrantes. Você pode considerar critérios como nível de aprendizagem ou afinidade. Caso decida por escolher a formação dos grupos, você pode usar a seguinte narrativa:
“Quando a infestação ocorreu, você estava com um grupo aleatório de pessoas e teve que realizar essa investigação com esse grupo. Sigas os próximos passos.”
Em seguida, distribua os recursos que ajudarão a contextualizar a aula e a criar a ambientação para a narrativa: notícia sobre a invasão zumbi, cartaz e plano zumbi (acesse o material de contextualização aqui). Peça que leiam o material.
Após a contextualização, entregue aos estudantes a “mensagem deixada pelo comandante Zumbi”. Peça que a leiam atentamente e diga à turma:
“O comandante Zumbi deixou uma mensagem em nossa escola. Ainda há uma chance de salvar o planeta Terra. Vamos ler essa mensagem e descobrir o que podemos fazer!”
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