Plano de Aula

Plano de aula: Carta de solicitação: quando e como solicitamos algo?

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de solicitação e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Você precisará de computador, projetor de imagens e cópias das atividades.

Dificuldades antecipadas: É provável que os estudantes tenham dificuldade em escolher seus pares de trabalho. Você pode auxiliá-los estabelecendo critérios para a formação das duplas.

Informações sobre o gênero Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma carta de reclamação, o produtor da carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. e ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. Editora Parábola, 2015.

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso- Editora FTD, 2005.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento

http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas. Mercado de Letras, 2004.

TEIXEIRA, Ana Paula Tosta; BLASQUE, Roberta Maria Garcia; SANTOS, Célia Dias dos. “A exposição oral na sala de aula”: in Anais para o VII Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2008. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete a questão (você também pode escrever no quadro) e estimule a participação dos alunos. Permita que eles se manifestem livremente sobre diferentes modos de solicitação, inclusive contando brevemente sobre experiências pessoais.
  • Apresente o tema da aula, explicando que eles discutirão sobre a necessidade de adequar o modo de solicitar alguma coisa a partir de diferentes interlocutores e condições para a produção do texto.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos