Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Carta e outros textos de solicitação
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero CARTA DE SOLICITAÇÃO no campo de atuação na vida pública. A aula, de oralidade, faz parte do módulo de Leitura (abertura).
Materiais necessários: Para esta aula, serão necessárias cópias ou impressões de cada situação-problema (ao menos uma de cada) e um cronômetro ou relógio, para contabilizar o tempo dos debates nas estações.
Informações sobre o gênero Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma carta de reclamação, o produtor da carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos misturem o conceito de solicitação ao de reclamação. Além disso, talvez surja a discussão que delimite ‘direito’ e ‘preferência’.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso- Editora FTD, 2005.
Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas. Mercado de Letras, 2004.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete a pergunta ou redija-a no quadro, para que todos possam lê-la, e apresente a proposta da aula para os alunos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO