Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Carta e outros textos de solicitação
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero CARTA DE SOLICITAÇÃO no campo de atuação na vida pública. A aula, de oralidade, faz parte do módulo de Leitura (abertura).
Materiais necessários: Para esta aula, serão necessárias cópias ou impressões de cada situação-problema (ao menos uma de cada) e um cronômetro ou relógio, para contabilizar o tempo dos debates nas estações.
Informações sobre o gênero Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma carta de reclamação, o produtor da carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos misturem o conceito de solicitação ao de reclamação. Além disso, talvez surja a discussão que delimite ‘direito’ e ‘preferência’.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso- Editora FTD, 2005.
Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas. Mercado de Letras, 2004.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete a pergunta ou redija-a no quadro, para que todos possam lê-la, e apresente a proposta da aula para os alunos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO