Plano de aula: A carta de solicitação e a publicidade infantil: levantamento de justificativas e argumentos

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Projetor multimídia e computador. Cadernos individuais e quadro. Cópias de textos de apoio das aulas anteriores, disponíveis também aqui.

Informações sobre o gênero: Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes não enxerguem, inicialmente, de que maneira uma lista de motivos possa se tornar argumentos para uma solicitação.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso. São Paulo: Editora FTD, 2005.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos>. Acesso em: 4 jan. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

• Projete o tema da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo. Peça aos estudantes que relembrem as discussões das aulas anteriores sobre os problemas da publicidade infantil no Brasil. Se você, professor, desenvolver apenas esta aula, reserve um tempo para que os alunos conheçam a temática e conduza a discussão de modo que os alunos percebam os possíveis problemas em relação à publicidade infantil no Brasil porque as crianças, muitas vezes, por estar em formação, podem ser manipuladas pelos recursos de persuasão utilizados nas propagandas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos