Material para impressão - Atividade 1
Plano de Aula
Plano de aula: Apresentação de propostas orais: Código de Ética dos Profissionais de Propaganda e a publicidade infantil
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Carta de Solicitação e Apresentação de propostas orais no campo de atuação da vida prática. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Projetor multimídia e computador. Impressão dos materiais disponíveis aqui e aqui.
Informações sobre o gênero: Apresentação de propostas orais: gênero oral e relativamente formal, em que um expositor dirige-se a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir conteúdo, informar e esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar alguma coisa.
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes não coordenem, inicialmente, os turnos de fala entre si. Dependendo da região do país, pode ser importante substituir “bolacha” por “biscoito”, para que os estudantes se apropriem mais do assunto.
Referências sobre o assunto:
MAGALHÃES, Marcia Aparecida Alberto; CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, no. 61 Supl.: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.
SILVA, Ana Virgínia. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. v. 6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469/7357>. Acesso em: 12 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete o tema da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo. Explique aos alunos que, ao longo da aula, serão feitos os critérios de avaliação da apresentação oral planejada na aula anterior, por fim, serão realizadas as apresentações sobre o tema “publicidade infantil no Brasil e sua solução”.
- Peça que os grupos se organizem e, uma vez estando a sala organizada, relembre com os estudantes a estrutura de uma apresentação oral.
- Auxilie-os na estruturação do gênero em questão por meio de perguntas como: como se inicia uma apresentação oral? Quais os elementos presentes nessa etapa? Qual a finalidade da apresentação oral? Como essa finalidade ajuda a estruturar o desenvolvimento dela? Como finalizamos uma apresentação oral?
- O objetivo dessa etapa é reconstruir a estrutura da apresentação oral para servir de base para a organização das apresentações que os alunos farão. A estrutura do gênero, que deve ser sistematizada no quadro, tem a seguinte formulação:
- apresentação do(s) orador(es);
- cumprimento aos ouvintes;
- agradecimento pela oportunidade de fala;
- contextualização acerca do assunto a ser tratado;
- desenvolvimento dos argumentos em defesa do posicionamento;
- solicitação com base na argumentação;
- agradecimento pela atenção dos ouvintes.
- Se julgar necessário, a fim de auxiliar no processo de relembrar o que é uma apresentação oral, reexiba o vídeo utilizado na aula referente ao plano de aula 10 (disponível abaixo).
Materiais complementares:
Audiência Pública Publicidade Infantil - Elizabetta Recine (CONSEA). 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zWuE1-XWo3U>. Acesso em: 12 dez. 2018.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Pergunte aos estudantes como deveria ser a avaliação de uma apresentação. Para auxiliar na resposta, peça que considerem a estrutura da apresentação oral relembrada no início da aula. Além disso, questione-os sobre como deve ser a linguagem utilizada durante a apresentação, como deve ser a postura corporal e se é preciso estabelecer um período de tempo para que a apresentação ocorra (sugerem-se cerca de três a quatro minutos por grupo).
- Uma vez relembrada a visão geral dos critérios de construção e apresentação do gênero em questão, distribua as folhas de “Guia de critérios de avaliação”. Essa etapa da aula visa fornecer parâmetros avaliativos e de estruturação do gênero por meio dos quais os alunos deverão se orientar para construir as apresentações. Separe 10 minutos para essa etapa de elaboração da avaliação.
- Juntamente aos estudantes, discuta os critérios avaliativos no guia e, uma vez definidos, peça-lhes que completem o guia com base nos combinados. De forma geral, o guia deve estabelecer, para a estrutura do gênero, o que foi discutido na introdução desta aula. Ou seja: a) apresentação do(s) orador(es); b) cumprimento aos ouvintes; c) agradecimento pela oportunidade de fala; d) contextualização acerca do assunto a ser tratado; e) desenvolvimento dos argumentos em defesa do posicionamento (em função do tempo disponível, oriente-os a fazer apenas 1 argumento); f) solicitação com base na argumentação; g) agradecimento pela atenção dos ouvintes.
- Lembre-os de que uma solicitação que, ao mesmo tempo proponha uma solução, deve conter agente (quem fará a ação para resolver); a ação (o que será feito); e a finalidade, objetivos ou consequência de implementar essa ação.
- Após a estrutura definida, discuta com os alunos como deve ser a linguagem utilizada na apresentação. Como convenção para contextos formais, a linguagem deve ser formal, o mais próxima possível da norma-padrão. Gírias devem ser evitadas. Além disso, os estudantes devem falar de forma clara e em uma velocidade adequada para que sua mensagem seja transmitida. Convencione com os alunos que os oradores devem olhar para seus interlocutores e manter postura corporal adequada durante a apresentação.
- Se julgar interessante, combine outros critérios a serem observados na apresentação oral que você e a turma julgarem relevantes. Há um espaço para isso na folha de “Guia de critérios de avaliação”.
Materiais complementares: impressão ou cópias do “Guia de critérios de avaliação”.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça aos estudantes que iniciem as apresentações. Você pode determinar a ordem dessas apresentações por sorteio.
- Ao final de cada apresentação, faça comentários sobre como tudo transcorreu, sempre considerando os critérios de avaliação estabelecidos em conjunto com a turma previamente. Elogie os pontos positivos das apresentações e também indique quais aspectos poderiam ser aprimorados.
Fechamento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Estimule os estudantes a compartilharem como foi a experiência como um todo. Ou seja, incentive-os a falar como foi o processo de estudo sobre o assunto, a convenção de critérios avaliativos e a apresentação. Questione quais foram as maiores dificuldades, o que foi interessante de fazer e o que foi trabalhoso.
- Questione-os se seria possível uma boa apresentação sem que houvesse estudo ou planejamento. Conduza essa etapa da discussão de forma a deixar claro como uma apresentação oral de qualidade só é possível se houver todas as etapas pelas quais a turma passou: estudo do assunto, estabelecimento de critérios, planejamento e, por fim, a apresentação. Falas de improviso, diferentemente de vídeos espontâneos de redes sociais, não costumam funcionar em contextos formais.
- Se tiver optado por dar mais tempo para as apresentações e utilizar mais de uma aula para esse plano, estimule os alunos a comentarem sobre as apresentações uns dos outros, apontando quais pontos foram os mais interessantes e quais as sugestões podem deixar o trabalho ainda melhor. Você ainda pode explorar melhor os critérios avaliativos neste momento.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolher o modo que for mais acessível a estudantes e famílias. Aplicativos como os indicados a seguir também funcionam bem por dispositivos móveis.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem encontros síncronos e publicação de áudios e vídeos. Procure o mais adequado para a sua turma; para pequenos grupos de até 4 pessoas: WhatsApp; até 6 pessoas: Instagram; até 50 pessoas: Facebook Messenger ou Skype. Saiba mais no link disponível aqui.
Padlet (tutorial disponível aqui);
Flippity.net (tutorial disponível aqui) para games e sorteio de grupos;
Loom for Chrome (tutorial disponível aqui);
Google Forms (tutorial disponível aqui) ou Microsoft Forms (tutorial disponível aqui) para criar formulários online.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Preparação para as apresentações orais
Nesta adaptação, tendo em vista o ER, sugerimos que seja enviada com antecedência aos alunos uma gravação por meio do Loom, expondo todas as orientações necessárias para que os grupos se organizem para as apresentações orais, que se iniciam nesta aula, e façam uma boa revisão do que já está sendo elaborado.
Envie uma sistematização da estrutura do gênero “apresentação oral”, conforme indicado no plano original, nas orientações para o professor no slide de introdução.
Divulgue um cronograma para que os grupos saibam, antecipadamente, a ordem e o tempo de duração das apresentações (recomenda-se, no plano original, de 3 a 4 min, que no ER pode ser estendido até 5 ou 6 min, para verificação do bom funcionamento para todos dos canais de comunicação, microfones, câmeras e internet).
Informe que além de apresentar eles participarão da avaliação e devolutiva para os colegas, a partir de critérios que serão construídos na introdução desta aula, antes de se iniciarem as apresentações.
Conte que as apresentações serão gravadas para que os familiares possam assisti-las. Para isso, escolha uma plataforma como o Google Sites, onde você pode inserir os vídeos por grupos.
Introdução: Como avaliar uma apresentação oral
Para esta etapa, sugerimos uma ferramenta de interação síncrona para que possam construir os critérios de avaliação.
Reitere a informação enviada antecipadamente nas orientações: todos os grupos participarão das avaliações e das devolutivas para os colegas, mas você fará um sorteio usando o Flippity.net para determinar quais grupos serão responsáveis por não só fazer a avaliação de um dado grupo, mas também reunir as devolutivas da turma e enviá-las a você. Essas avaliações serão consideradas na nota ou conceito final.
Dada essa responsabilidade, nesta introdução vocês irão definir juntos os critérios que orientarão as avaliações.
Para elaboração dos critérios, siga as orientações do plano original e vá construindo em tela compartilhada com os estudantes uma rubrica em uma tabela que você enviará a eles de imediato, via chat. Se preferir, veja o guia proposto no plano original, em materiais complementares.
Desenvolvimento: Hora do show!
Faça uma breve exposição lembrando os grupos da importância de estarem atentos e com os critérios à mão ou na tela, para avaliar adequadamente as apresentações dos colegas. Reitere a importância do respeito à fala e às opiniões do outro.
Relembre que as apresentações serão gravadas, seguirão a ordem estabelecida (se achar importante, relembre essa ordem) e que após cada apresentação será determinado de 1 a 3 min para as devolutivas, primeiro do grupo responsável, definido na introdução da aula, e depois dos demais colegas. As devolutivas podem ser enviadas também pelo chat, e o grupo responsável deve coletá-las e anotá-las.
Você também pode organizar no Padlet um espaço para cada grupo e os estudantes podem colocar as devolutivas em posts específicos para cada grupo, sempre com o nome ao final. Dependendo do número de estudantes da turma e do tempo de aula, você deverá usar mais de uma aula para essas apresentações, para que não fique cansativo (essa sugestão é bastante recomendável no ER, pensando na concentração dessa faixa etária). Essa decisão já deve ter sido tomada e enviada no cronograma, na etapa Preparação para as apresentações orais, indicada no início desta adaptação.
Fechamento: Como foi a experiência de fazer uma apresentação oral?
No ER, recomendamos que faça essa etapa apenas no último dia das apresentações (se houver mais de uma data para elas), para que você proponha essa reflexão uma vez só.
Sugerimos mais uma vez que utilize uma ferramenta síncrona, para que os estudantes possam expressar ao vivo as experiências deles com esse projeto e fazer críticas construtivas para o seu aperfeiçoamento.
Em seguida, como forma de sistematização, solicite que registrem as suas avaliações em um formulário no Google Forms, que funcionará também como uma autoavaliação do trabalho de cada um no grupo e nas aulas.
Informe, nesse momento, que a avaliação final, nota ou conceito desse trabalho será o resultado desses três momentos de avaliação: a avaliação do professor; do grupo responsável e das devolutivas dos colegas, e da autoavaliação de cada um.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas por mensagem que os estudantes produzirão uma apresentação oral sobre o tema “Publicidade voltada ao público infantil”, como finalização desta sequência de aulas sobre as práticas de linguagem da oralidade. Encaminhe às famílias as mesmas orientações que enviou aos estudantes. Solicite que a família auxilie seu filho para estar preparado no dia/horário de sua apresentação, tranquilizando-o. Convide as famílias a assistir junto com seus filhos às apresentações que serão gravadas e depois compartilhadas. Essas apresentações nos dias e horários marcados acontecerão por meio de ferramenta síncrona. Procure dar uma ideia de tempo para essas aulas. Solicite à família, então, que reservem o horário das aulas de apresentação dos trabalhos para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso de celular, internet etc. Informe ainda se haverá sequência dessas atividades relativas à carta de solicitação. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kátia Chiaradia
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Apresentação de propostas orais: Código de Ética dos Profissionais de Propaganda e a publicidade infantil
Finalidade da aula: Apresentar oralmente uma proposta de intervenção para o problema relacionado a propagandas direcionada ao consumo do público infantil que ferem o Código de Ética dos Profissionais de Propaganda.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Apresentação oral
Objeto(s) do conhecimento: Discussão oral / Registro
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP24, EF69LP25, EF69LP26
Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.