Plano de aula: Apresentação de propostas orais: Código de Ética dos Profissionais de Propaganda e a publicidade infantil

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Carta de Solicitação e Apresentação de propostas orais no campo de atuação da vida prática. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Projetor multimídia e computador. Impressão dos materiais disponíveis aqui e aqui.

Informações sobre o gênero: Apresentação de propostas orais: gênero oral e relativamente formal, em que um expositor dirige-se a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir conteúdo, informar e esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar alguma coisa.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes não coordenem, inicialmente, os turnos de fala entre si. Dependendo da região do país, pode ser importante substituir “bolacha” por “biscoito”, para que os estudantes se apropriem mais do assunto.

Referências sobre o assunto:

MAGALHÃES, Marcia Aparecida Alberto; CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, no. 61 Supl.: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.

SILVA, Ana Virgínia. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. v. 6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469/7357>. Acesso em: 12 ago. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Projete o tema da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo. Explique aos alunos que, ao longo da aula, serão feitos os critérios de avaliação da apresentação oral planejada na aula anterior, por fim, serão realizadas as apresentações sobre o tema “publicidade infantil no Brasil e sua solução”.
  • Peça que os grupos se organizem e, uma vez estando a sala organizada, relembre com os estudantes a estrutura de uma apresentação oral.
  • Auxilie-os na estruturação do gênero em questão por meio de perguntas como: como se inicia uma apresentação oral? Quais os elementos presentes nessa etapa? Qual a finalidade da apresentação oral? Como essa finalidade ajuda a estruturar o desenvolvimento dela? Como finalizamos uma apresentação oral?
  • O objetivo dessa etapa é reconstruir a estrutura da apresentação oral para servir de base para a organização das apresentações que os alunos farão. A estrutura do gênero, que deve ser sistematizada no quadro, tem a seguinte formulação:
  • apresentação do(s) orador(es);
  • cumprimento aos ouvintes;
  • agradecimento pela oportunidade de fala;
  • contextualização acerca do assunto a ser tratado;
  • desenvolvimento dos argumentos em defesa do posicionamento;
  • solicitação com base na argumentação;
  • agradecimento pela atenção dos ouvintes.
  • Se julgar necessário, a fim de auxiliar no processo de relembrar o que é uma apresentação oral, reexiba o vídeo utilizado na aula referente ao plano de aula 10 (disponível abaixo).

Materiais complementares:

Audiência Pública Publicidade Infantil - Elizabetta Recine (CONSEA). 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zWuE1-XWo3U>. Acesso em: 12 dez. 2018.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos