Plano de aula: As conjunções na Carta de solicitação

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação

Dificuldades antecipadas: É provável que os estudantes tenham dificuldade em escolher seus pares de trabalho. Você pode auxiliá-los estabelecendo critérios para a formação das duplas.

Informações sobre o gênero Carta de solicitação: Carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferentemente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. e ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. Editora Parábola, 2015.

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. São Paulo: FTD, 2005. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2018.

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

• Exponha o título da aula aos alunos por meio de um projetor ou escreva-o no quadro. Pergunte se eles sabe o que são conjunções. Se necessário e se for possível, peça que os estudantes busquem o termo no material escolar ou em uma gramática. Ajude-os a concluir que a conjunção ajuda na exposição de um ponto de vista. Se houver dúvidas, relembre as discussões realizadas no Plano 7.
  • Uma vez tendo definido o termo, anuncie que os alunos participação de um jogo sobre operadores argumentativos ao longo da aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos