Plano de Aula

Plano de aula: Revisar operadores argumentativos na Carta de solicitação

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo Leitura.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, cópias das atividades, tesoura e cola.

Informações sobre o gênero Carta de solicitação: Carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferentemente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. e ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. Editora Parábola, 2015.

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. São Paulo: FTD, 2005. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2018.

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Projete a questão (você também pode escrevê-la no quadro) e estimule a participação dos alunos. Permita que eles se manifestem livremente sobre como utilizar as conjunções na Carta de solicitação. Caso tenha desenvolvido as demais aulas deste módulo de Análise linguística/semiótica, relembre a turma acerca do conteúdo já estudado sobre o tema. Se optar por desenvolver apenas esta aula, e se julgar necessário, explique brevemente a questão ou reserve uma aula anterior a esta para retomar o conceito.
  • Por fim, após a participação da turma, anuncie que os alunos farão uma atividade em que será necessário substituir conjunções utilizadas de forma inadequada em uma Carta de solicitação por outras adequadas.

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