Plano de aula: Revisar operadores argumentativos na Carta de solicitação

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo Leitura.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, cópias das atividades, tesoura e cola.

Informações sobre o gênero Carta de solicitação: Carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferentemente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. e ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. Editora Parábola, 2015.

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. São Paulo: FTD, 2005. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2018.

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Projete a questão (você também pode escrevê-la no quadro) e estimule a participação dos alunos. Permita que eles se manifestem livremente sobre como utilizar as conjunções na Carta de solicitação. Caso tenha desenvolvido as demais aulas deste módulo de Análise linguística/semiótica, relembre a turma acerca do conteúdo já estudado sobre o tema. Se optar por desenvolver apenas esta aula, e se julgar necessário, explique brevemente a questão ou reserve uma aula anterior a esta para retomar o conceito.
  • Por fim, após a participação da turma, anuncie que os alunos farão uma atividade em que será necessário substituir conjunções utilizadas de forma inadequada em uma Carta de solicitação por outras adequadas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos