Atividade para impressão
Atividade sobre conjunções
Plano de Aula
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação no campo de atuação na vida pública. A aula, de Análise linguística, faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Para esta aula, serão necessários projetor, quadro, cópias ou impressões da atividade de análise de Carta de solicitação.
Informações sobre o gênero Carta de solicitação: Carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferentemente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes confundam listar solicitações com argumentar por elas.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. São Paulo: FTD, 2005. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso.
Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em:
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 34 minutos.
Orientações:
Material Complementar: Você encontra a versão da atividade para impressão aqui. Uma referência de respostas da atividade para o professor está aqui.
Fonte: Adaptado para fins pedagógicos de http://vadebike.org/2013/03/carta-de-reivindicacoes-ciclovia-eliseu-de-almeida-encontro-camara/
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias;
Aplicativos indicados a seguir, que funcionam bem por dispositivos móveis como celulares e tablets:
- Padlet (tutorial disponível aqui);
- Quizizz (tutorial disponível aqui), um game de perguntas e respostas;
- Loom (tutorial disponível aqui);
- Flippity.net (tutorial disponível aqui), para games e sorteios de grupos em roleta.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Forms (tutorial disponível aqui) ou Microsoft Forms (tutorial disponível aqui), para criar formulários online.
Introdução: Como ligamos partes de uma Carta de solicitação?
Esta aula deve ser desenvolvida a partir da pergunta: “Como ligamos partes de uma carta de solicitação?”
Para isso, será necessário relembrar os estudantes como se organiza (estrutura composicional) e qual a intencionalidade (temática) do gênero carta de solicitação. Se você está seguindo esta sequência, pode fazer uma recapitulação por meio do Quizizz e depois comentar por meio do Loom. Caso esteja começando por este plano, faça uma introdução do gênero, também por meio do Loom, apresentando como ele se organiza (estrutura composicional) e qual sua intencionalidade (temática) por meio de um texto que seja também uma carta de recomendação.
Ainda que você inicie esta aula pelo Quizizz, deve dar o retorno das respostas pelo Loom e destacar o caráter argumentativo da carta de solicitação. Ressalte que nesse gênero são necessárias justificativa e persuasão para convencimento da necessidade do que se solicita. Por isso essa argumentação precisa ser bem articulada.
Finalize essa parte instigando-os a responder à seguinte pergunta: qual classe de palavras (portanto, quais elementos linguísticos) podem auxiliar na articulação (ligação das ideias e das partes da carta) dessa argumentação?
Coloque essa pergunta no Padlet e solicite que deixem lá suas respostas (podem responder individualmente ou em grupos). Solicite apenas que identifiquem as respostas com os nomes dos responsáveis. Assim, você pode acompanhar aqueles que estão ou não participando, para chamá-los para a tarefa e para a aula. Informe qua a resposta dessa tarefa virá após a atividade que farão em seguida (no desenvolvimento do plano original).
Desenvolvimento
Seguindo o plano original, organize a turma em duplas ou trios, e diga que a próxima atividade será realizada conjuntamente, num jogo de completar lacunas.
Mantenha as parcerias já formadas ou proponha uma nova formação de duplas e trios (você poderá utilizar o Flippity.net para sortear os nomes e grupos).
Em seguida, utilize o Loom para orientá-los a respeito da atividade. Apresente a carta que traz a solicitação de associações para a segurança dos ciclistas, com as lacunas.
Leia um trecho para que pensem em quais palavras poderiam ser utilizadas, de modo a organizar essa argumentação. Procure estimular as tentativas e os erros, e dê exemplos corretos ou não, para o primeiro parágrafo da carta (como na orientação do plano original), usando diferentes classes de palavras, até chegar a uma boa organização utilizando conjunções. Mostre, então, a tabela com as conjunções (veja no plano original), que deverá ser enviada a eles por e-mail ou WhatsApp. Diga que a partir dela farão o jogo de completar as lacunas.
Como a carta é extensa, divida a classe em grandes grupos e envie apenas um parágrafo a cada uma das duplas (dentro desses grupos). Estabeleça um tempo para essa tarefa e solicite que avisem por WhatsApp quando tiverem terminado. Utilize o Flippity.net para montar o jogo do preenchimento das lacunas.
Fechamento: Que ideias as conjunções agregam à carta de solicitação? Quais efeitos de sentido podem construir para a argumentação?
Retome a pergunta da introdução: “Qual classe de palavras (portanto, quais elementos linguísticos) podem auxiliar na articulação (ligação das ideias e das partes da carta) da argumentação em uma carta de solicitação?” e as respostas que eles trouxeram no Padlet. Para isso, recolha as diferentes respostas dadas e coloque-as no Loom, em uma gravação para essa última fala, fechando a aula.
Agora, já está claro que são as conjunções. Mostre-lhes, então, a funcionalidade das conjunções, que podem exercer o papel de operadores argumentativos. Lembre-se de comentar as outras respostas (se colocaram adjetivos, por exemplo - também são importantes para a argumentação, por serem valorativos -, mas o papel das conjunções é, especificamente, fazer essas ligações, mais do que todas as outras classes de palavras).
Neste fechamento, utilize as orientações desta etapa do plano original.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas por mensagem que os estudantes continuam estudando cartas de solicitação e que esta aula vai demandar que, em alguns momentos, eles utilizem ferramentas/aplicativos por celular ou notebook, para receber orientações e materiais para o trabalho. Esclareça que você usará o que for acessível a todos da turma. Explique também que os estudantes vão realizar um jogo, colaborativamente, com os parceiros da dupla/trio. Procure dar uma ideia de tempo para essa atividade do jogo, para que um familiar, se possível, possa dar noção do tempo e solicitar ao estudante que não se distraia com outras demandas. Solicite à família ainda que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Informe ainda se haverá sequência dessas atividades relativas à carta de solicitação. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kátia Chiaradia
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Carta de solicitação: conjunções e construção da argumentação
Finalidade da aula: Identificar os efeitos construídos pelas conjunções em Cartas de solicitação.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Carta de solicitação
Objeto(s) do conhecimento: Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros (Carta de solicitação, Carta de reclamação, petição online, carta aberta, abaixo-assinado, proposta etc.). Aplicação e réplica.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP17
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação no campo de atuação na vida pública. A aula, de Análise linguística, faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Para esta aula, serão necessários projetor, quadro, cópias ou impressões da atividade de análise de Carta de solicitação.
Informações sobre o gênero Carta de solicitação: Carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferentemente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes confundam listar solicitações com argumentar por elas.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. São Paulo: FTD, 2005. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso.
Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos>. Acesso em: 14 nov. 2018.
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: