Plano de aula: Carta de solicitação: conjunções e construção da argumentação

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação no campo de atuação na vida pública. A aula, de Análise linguística, faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Para esta aula, serão necessários projetor, quadro, cópias ou impressões da atividade de análise de Carta de solicitação.

Informações sobre o gênero Carta de solicitação: Carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferentemente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes confundam listar solicitações com argumentar por elas.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. São Paulo: FTD, 2005. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2018.

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Projete o título da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo e apresente a proposta da aula para os estudantes.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos