Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Carta de solicitação: modalização do discurso
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de Solicitação e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Você precisará de computador, projetor de imagens e cópias das atividades.
Dificuldades antecipadas: É provável que os estudantes tenham dificuldade em escolher seus pares de trabalho. Você pode auxiliá-los estabelecendo critérios para a formação das duplas.
Informações sobre o gênero Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma carta de reclamação, o produtor da carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. e ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. Editora Parábola, 2015.
BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso- Editora FTD, 2005.
Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas. Mercado de Letras, 2004.
TEIXEIRA, Ana Paula Tosta; BLASQUE, Roberta Maria Garcia; SANTOS, Célia Dias dos. “A exposição oral na sala de aula”: in Anais para o VII Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2008. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete a questão (você também pode escrever no quadro ou apenas falá-la) e estimule a participação dos estudantes. Permita que eles se manifestem livremente sobre diferentes modos de solicitação, inclusive contando brevemente sobre experiências pessoais.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Projete o texto-imagem no quadro e peça-lhes que o leiam.
- Peça-lhes que identifiquem a quem se dirige o texto: como podemos comprovar isso?
- Pergunte-lhes se eles reconhecem a estrutura de chamamento (“Querido Papai Noel”). Espera-se que eles digam que a reconhecem das cartas normalmente escritas por crianças para o Papai Noel.
- Peça-lhes que identifiquem a finalidade do texto dirigido ao “Querido Papai Noel”. Espera-se que eles percebam que o texto remete um pedido ao Papai Noel.
- Sugira a reflexão: se esse mesmo texto fosse enviado ao “Querido Papai Noel”, ele seria reconhecido por ele como uma solicitação válida ao seu ofício? Espera-se que digam que sim, pois a relação que temos com Papai Noel tem base informal e afetiva, portanto, prescinde de algumas das características formais típicas de uma carta.
- Agora, peça-lhes que se organizem em grupos para a próxima atividade, que buscará avaliar a qualidade e a eficiência da solicitação conforme o gênero textual pelo qual ela é feita. Caso tenham dificuldade no processo de organização dos grupos, estabeleça critérios como, por exemplo: o primeiro e o último números da chamado, o segundo e o penúltimo, e assim sucessivamente.
Transcrição da carta:
NATAL, 22 DE NOVEMBRO DE 2017
QUERIDO PAPAI NOEL
COMO O SENHOR ESTÁ? ESTÁ BEM DE SAÚDE?
ESTÁ CHEGANDO O NATAL, EU FICAREI MUITO FELIZ
SE O SENHOR ME VISITAR NESTE NATAL
MEU NOME É GUILHERME, COMPLETEI 8 ANOS HOJE
GOSTO MUITO DE ESTUDAR. EU GOSTO MUITO DE AJUDAR OS
OUTROS TAMBÉM EU GOSTO DE RESPEITAR OS OUTROS.
GOSTARIA DE GANHAR:
1. MATERIAL ESCOLAR COMPLETO
2. UMA BOLA
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Entregue a cada dupla ou trio uma cópia do arquivo disponível em materiais complementares: dois textos que guardam entre si certas semelhanças e certas diferenças quanto à forma e ao conteúdo.
- Tendo em vista o movimento investigativo e analítico da atividade de preparação, peça-lhes que analisem os textos, a partir das perguntas motivadoras do slide, e anotem suas observações. Para tanto, eles terão 15 minutos.
- Explique-lhes que, ao fim dessa atividade, eles serão convidados a uma reflexão.
Materiais complementares: Você encontra o texto para impressão aqui.
Fonte dos textos: Gravação de Rap Brasil, “Eu Só Quero É Ser Feliz”. Composição de Julinho Rasta.
Carta de solicitação: arquivo pessoal.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a discussão pelos grupos, projete a tabela para que todos possam estabelecer comparação entre suas anotações e essas referências parciais. É importante que eles entendam que as anotações do quadro/slide são referências e não gabaritos. Ou seja, não é necessário que as copiem ou que desconsiderem suas anotações. O caráter dialógico-reflexivo da atividade é o grande ganho. Para tanto, sugerimos 10 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- De posse dos dados de seus levantamentos, peça-lhes que levantem hipóteses para a pergunta projetada. Para tanto, eles terão 10 min.
- Circule pela sala enquanto eles debatem, nas mesmas duplas ou trios. Auxilie aqueles que solicitarem.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Após o último debate, finalize a discussão tendo como base o fato de que a língua se molda à sua necessidade de uso, que envolve interlocutor e contexto de circulação, por exemplo.
- Retome com os estudantes que é importante adequar o discurso ao interlocutor: é adequado usar o vocativo “Querido Papai Noel”, mas não é adequado dizer “Querida autoridade” ou “Minha cara autoridade”, considerando a natureza de cada uma das relações que estabelecemos com esses interlocutores.
- Reforce com eles que, dado o imaginário popular, temos uma relação pessoal com Papai Noel e, por isso, nossas solicitações a ele podem ser feitas de maneira informal. O mesmo não acontece quando nosso interlocutor final é uma autoridade.
- Reforce com eles a validade de uso social dos três textos estudados em sala (meme, letra de música e carta de solicitação), cada qual no seu contexto social.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual (escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias);
Para o professor: Kahoot – Jogos de perguntas e respostas, disponível aqui (tutorial disponível aqui) ou Quizizz, disponível aqui (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: O que quero? E como peço?
Na Introdução do plano original, a primeira atividade é a apresentação de uma carta, dirigida ao Papai Noel, para identificar marcas linguísticas da estrutura composicional do gênero. No caso do Ensino Remoto, sugerimos ao professor que, antes de apresentar a carta, faça uma enquete utilizando as ferramentas Kahoot ou Quizizz para saber se os estudantes já enviaram cartas ao Papai Noel, se foram atendidos, se têm lembranças dessa escrita e se possuem alguma dessas cartas guardada. Em caso positivo, pergunte se desejam compartilhá-la e, em caso positivo, solicite que lhe enviem a foto. Determine, se possível, como deve ser feita essa foto e em que definição. Então, siga os passos do plano original para reconhecer, na carta ao Papai Noel, uma carta de solicitação informal, mas que mantém as características do gênero. Envie a carta e as orientações por WhatsApp ou e-mail. Informe aos alunos que a próxima atividade será feita em duplas ou trios, e estabeleça os critérios para essa formação: peça que procurem variar as parcerias e, no caso dos trios, que pelo menos um integrante seja diferente da composição já realizada anteriormente.
Desenvolvimento: O que quero? A quem peço? Como peço? Com que intencionalidade?
Nesta etapa, definidos duplas e trios, envie aos estudantes os textos que estão no Material complementar do plano original para que façam uma análise comparativa, respondendo às questões colocadas no plano e fazendo anotações. Sugerimos que reúna as duas propostas de perguntas indicadas, ou seja: 1. O que quero? A quem peço? Como peço? Com que intencionalidade? e 2. Se esses dois textos fossem enviados a seus destinatários, qual teria mais chance de sua solicitação ser atendida? Por quê?
Envie essas orientações escritas ou gravadas, determinado um tempo que considere o contexto remoto, pois os alunos precisam se organizar, conversar, analisar, anotar, enviar etc. Solicite que enviem suas respostas por escrito, em duas etapas: primeiro, as respostas às questões do item 1, para que você possa comentá-las no fechamento junto com a apresentação da tabela que está no Desenvolvimento do plano original. Depois, peça que façam e enviem as respostas do item 2.
Fechamento: Adequação no uso da linguagem
Nesta parte, envie a tabela aos alunos e grave uma mensagem fazendo perguntas para que reflitam e comparem suas respostas às que estão na tabela. Se considerar necessário, abra um diálogo no WhatsApp para que eles enviem suas dúvidas.
Depois, comente as respostas às perguntas dos itens 1 e 2 e compartilhe as respostas mais adequadas e completas. Para isso, se possível, utilize a ferramenta Padlet (tutorial disponível aqui) para colocar as respostas escolhidas, identificando duplas e trios. Sugira que reescrevam suas respostas com base nas que estarão no mural. Nesse momento, compartilhe também as cartas recebidas (que foram enviadas ao Papai Noel), como descrito na Introdução desta adaptação. Caso não utilize o Padlet, elabore uma mensagem e reúna as respostas selecionadas em uma tabela-síntese, destacando o que considera mais pertinente e bem colocado nas respostas. Compartilhe as fotos das cartas ao Papai Noel enviadas por WhatsApp. O importante é compartilhar as boas soluções de texto dos alunos e fechar com uma síntese.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas por mensagem: explique que se trata de uma continuação dos estudos do gênero “cartas de solicitação”, e que, para esta aula, talvez os estudantes perguntem aos familiares se lembram de eles terem escrito cartas ao Papai Noel e se há algumas delas guardadas. Além disso, eles vão precisar trabalhar colaborativamente, em alguns momentos, com os parceiros da dupla ou do trio. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não atrapalhem nem se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso de celular e internet etc. Informe ainda se haverá sequência dessas atividades relativas à carta de solicitação. No caso de ter enviado um cronograma com essa sequência de atividades (LPO7_03SQA), apenas relembre as famílias, na véspera, para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.