Plano de aula: Apresentação de propostas orais: A questão da publicidade infantil no Brasil

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Carta de Solicitação e Apresentação de propostas orais no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Cópias de trecho do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda.

Informações sobre o gênero: Apresentação de propostas orais: gênero oral e relativamente formal, em que um expositor dirige-se a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir conteúdo, informar e esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar alguma coisa.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes não coordenem, inicialmente, os turnos de fala entre si. Dependendo da região do país, pode ser importante substituir “bolacha” por “biscoito”, para que os estudantes se apropriem mais do assunto.

Referências sobre o assunto:

MAGALHÃES, Marcia Aparecida Alberto; CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, no. 61 Supl.: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.

SILVA, Ana Virgínia. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. v. 6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469/7357>. Acesso em: 12 ago. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Projete o tema da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo. Questione sobre o que os alunos já ouviram falar sobre publicidade infantil. Se você desenvolveu a aula anterior deste módulo, relembre o trecho da audiência pública assistida, em que se discute a questão da publicidade infantil para alimentos no país. A nutricionista, professora, pesquisadora, atual presidente do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) Elisabetta Recine fez uma apresentação oral e se posiciona favoravelmente à regulamentação da publicidade infantil de alimentos e de todos os demais elementos que podem levar ou não uma pessoa a ter uma alimentação saudável.
  • Explique aos estudantes que a aula ajudará na preparação da apresentação oral que será feita por grupos de alunos na próxima aula (plano de aula 12) e também no planejamento de uma carta de solicitação (plano de aula 13), caso você esteja desenvolvendo os módulos completos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos