Atividade para impressão - Código de Ética de Propaganda
Código de Ética de Propaganda
Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Carta de Solicitação e Apresentação de propostas orais no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Cópias de trecho do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda.
Informações sobre o gênero: Apresentação de propostas orais: gênero oral e relativamente formal, em que um expositor dirige-se a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir conteúdo, informar e esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar alguma coisa.
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes não coordenem, inicialmente, os turnos de fala entre si. Dependendo da região do país, pode ser importante substituir “bolacha” por “biscoito”, para que os estudantes se apropriem mais do assunto.
Referências sobre o assunto:
MAGALHÃES, Marcia Aparecida Alberto; CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, no. 61 Supl.: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.
SILVA, Ana Virgínia. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. v. 6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469/7357>. Acesso em: 12 ago. 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
Orientações:
Materiais complementares:
Impressão ou cópias do trecho do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, disponível aqui.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolher o modo que for mais acessível a estudantes e famílias. Aplicativos como os indicados a seguir também funcionam bem por dispositivos móveis.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem encontros síncronos e publicação de áudios e vídeos. Procure o mais adequado para a sua turma; para pequenos grupos de até 4 pessoas: WhatsApp; até 6 pessoas: Instagram; até 50 pessoas: Facebook Messenger ou Skype. Saiba mais no link disponível aqui.
Padlet (tutorial disponível aqui);
Flippity.net (tutorial disponível aqui) para games e sorteio de grupos.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: O que é publicidade voltada ao público infantil?
Esta aula demanda um trabalho de interação numa ferramenta síncrona. Informe aos estudantes que farão breves atividades em pequenos grupos (de 4 ou 5 participantes). Siga o plano original, propondo interações coletivas e breves discussões entre os integrantes dos grupos.
Para isso, selecione antes que ferramentas serão usadas para os encontros em pequenos grupos e estabeleça sempre um tempo para que retornem ao espaço virtual coletivo.
É interessante que os estudantes formulem uma síntese sobre a publicidade voltada ao público infantil, a partir do que trouxerem das breves discussões em pequenos grupos e do que foi falado coletivamente. Essa síntese vai auxiliá-los nas atividades seguintes. Peça exemplos de publicidades voltadas ao público infantil de que eles se lembram (não apenas anúncios de TV, mas de internet; peças publicitárias em locais de venda; anúncios impressos etc.).
Desenvolvimento: Há problemas com a publicidade voltada ao público infantil? Quais as questões importantes a discutir sobre esse tema?
Inicie esta etapa motivando os estudantes, apresentando alguns exemplos de publicidade voltada ao público infantil: anúncios de televisão antigos e mais atuais, para que analisem em que medida os exemplos podem ser adequados ou não para esse público. Deixe que expressem suas opiniões e defendam seus posicionamentos. Não há necessidade de conclusão nesse momento.
Sugerimos alguns links para que você selecione aqueles que achar mais adequados para a sua turma. Anote a minutagem e deixe no ponto exato para agilizar essa etapa motivacional.
- Leite Ninho: “O que você vai ser quando seu filho crescer?”, disponível aqui.
- Propagandas da década de 1990 - Gleid, shampoo Johnson e leite Parmalat, disponíveis aqui.
Depois desse aquecimento, dê continuidade ao plano original, até a etapa de registro-síntese sobre a discussão feita e as conclusões a que chegaram. Ofereça a ferramenta Padlet para que publiquem e compartilhem suas respostas.
A próxima etapa do desenvolvimento será feita em pequenos grupos, seguindo a proposta do plano original sobre a análise de uma propaganda de biscoitos para o público infantil (ou outra que você considerar adequada para a turma), a partir de alguns questionamentos e da análise do código de ética da propaganda (disponível em materiais complementares). Compartilhe esses materiais com os estudantes pelo próprio chat da ferramenta síncrona que estiver usando. Determine um tempo para cada uma das discussões, para a elaboração da síntese que devem produzir sobre essa análise e discussões, e para compartilhá-la também na ferramenta Padlet.
Motive-os à elaboração dessa síntese, pois eles devem utilizá-la se você der continuidade a esta sequência nos planos 12 (elaborar uma apresentação oral sobre esse tema) e plano 13 (elaborar uma carta de solicitação). Nesse caso, informe que eles vão produzir uma apresentação oral sobre o tema da publicidade voltada ao público infantil e siga o plano original para as orientações dessa atividade de produção.
Fechamento: Conhecimento é necessário para boas discussões
Retome o momento coletivo na ferramenta síncrona e siga as propostas do plano original, interagindo com os estudantes. É importante que compreendam a importância de aprofundar conhecimentos, pesquisar e fazer a curadoria de informações sobre um determinado tema para construir argumentações fundamentadas.
Assim, poderão contribuir para a construção de novos conhecimentos e reflexões sobre o tema apresentado, para o caso de apresentações orais ou produção de textos escritos.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas por mensagem que os estudantes farão várias atividades nesta aula para continuar estudando “cartas de solicitação”. Esta aula vai solicitar vários momentos de trabalho em pequenos grupos e discussão coletiva, síncrona. Para isso, os estudantes deverão utilizar ferramentas/aplicativos por celular ou notebook, além de receber orientações e materiais para o trabalho. Nos momentos de aula síncrona, você e eles estarão ao mesmo tempo em uma ferramenta a ser compartilhada por computador ou celular. Esclareça que você usará o que for acessível a todos da turma. Explique que os estudantes farão algumas tarefas colaborativamente, em pequenos grupos. Procure dar uma ideia de tempo para essas tarefas. Solicite à família, então, que reserve o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso de celular, internet etc. Informe ainda se haverá sequência dessas atividades relativas à carta de solicitação. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kátia Chiaradia
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Apresentação de propostas orais: A questão da publicidade infantil no Brasil
Finalidade da aula: Discutir, oralmente e em grupo, trecho do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, com vistas a planejar ação interventiva para não se deixar induzir ao erro ou ao vício em propagandas direcionadas indiretamente ao público infantil.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Apresentação de propostas orais
Objeto(s) do conhecimento: Discussão oral / Registro
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP24, EF69LP25, EF69LP2
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Carta de Solicitação e Apresentação de propostas orais no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Cópias de trecho do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda.
Informações sobre o gênero: Apresentação de propostas orais: gênero oral e relativamente formal, em que um expositor dirige-se a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir conteúdo, informar e esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar alguma coisa.
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes não coordenem, inicialmente, os turnos de fala entre si. Dependendo da região do país, pode ser importante substituir “bolacha” por “biscoito”, para que os estudantes se apropriem mais do assunto.
Referências sobre o assunto:
MAGALHÃES, Marcia Aparecida Alberto; CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, no. 61 Supl.: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.
SILVA, Ana Virgínia. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. v. 6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469/7357>. Acesso em: 12 ago. 2018.
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