Plano de Aula

Plano de aula: Reconhecimento do gênero Apresentação de propostas orais

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Carta de Solicitação e Apresentação de Propostas orais no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Cópias da folha de atividades referente à análise do vídeo para os estudantes (aqui) e uma impressão da referência de respostas para o professor (aqui).

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudante não coordenem, inicialmente, os turnos de fala entre si.

Informações sobre o gênero: Apresentação de propostas orais: gênero oral e relativamente formal, em que um expositor dirige-se a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir conteúdo, informar e esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar alguma coisa.

Referências sobre o assunto:

MAGALHÃES, M. A. A.; CHAVES, L. M. N. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, no. 61 Supl.: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.

SILVA, A. V. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. v. 6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469/7357>. Acesso em: 12 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete o título da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo e apresente a proposta da aula para os estudantes. Conduza uma breve conversa, a fim de levantar expectativas sobre o que será estudado nesta aula e, também, para fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre a defesa de posicionamentos. Questione: Vocês já precisaram defender a opinião de vocês sobre alguma coisa? Como foi? Destacar que, nesta aula, os alunos reconhecerão a construção de posicionamentos e a estrutura composicional de apresentações de propostas orais.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos