Atividade para impressão - Quadro
Quadro
Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Carta de Solicitação e Apresentação de Propostas orais no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Cópias da folha de atividades referente à análise do vídeo para os estudantes (aqui) e uma impressão da referência de respostas para o professor (aqui).
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudante não coordenem, inicialmente, os turnos de fala entre si.
Informações sobre o gênero: Apresentação de propostas orais: gênero oral e relativamente formal, em que um expositor dirige-se a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir conteúdo, informar e esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar alguma coisa.
Referências sobre o assunto:
MAGALHÃES, M. A. A.; CHAVES, L. M. N. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, no. 61 Supl.: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.
SILVA, A. V. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. v. 6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469/7357>. Acesso em: 12 ago. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 39 minutos
Orientações:
Materiais complementares: cópias da folha de atividades referente à análise do vídeo para os estudantes (aqui) e uma impressão da referência de respostas para o professor (aqui).
Orientações:
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem encontros síncronos e publicação de áudios e vídeos. Procure a mais adequada para a sua turma: para pequenos grupos de até 4 pessoas - WhatsApp; até 6 pessoas - Instagram; até 50 pessoas - Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Saiba mais no link disponível aqui.
Quizizz (tutorial disponível aqui), um game de perguntas e respostas;
Padlet (tutorial disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui);
Flippity (tutorial disponível aqui), para games e sorteios de grupos em roleta;
Google Forms (tutorial disponível aqui) ou Microsoft Forms (tutorial disponível aqui), para criar formulários online.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: O que é uma apresentação oral?
Esta aula, que vai trabalhar com a prática de linguagem da oralidade, pode ser iniciada a partir do segundo slide da introdução do plano original, com a pergunta: “O que é uma apresentação oral?”
A partir daí, siga o plano original, em que os estudantes devem assistir a um vídeo da apresentação oral da nutricionista, professora e pesquisadora Elisabetta Recine, à época, presidente do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), sobre a regulamentação da publicidade infantil relativa à alimentação.
Tendo em vista, no entanto, o contexto de ER, sugerimos que você envie à turma, antecipadamente, a orientação sobre o que será trabalhado na aula seguinte (insira data e horário) e o link do vídeo de 7 minutos, para que o assistam observando e fazendo anotações sobre: 1. o tema de que trata a nutricionista em sua apresentação; 2. as partes que compõem essa apresentação oral e como está organizada, ou seja, como as partes seguem uma determinada ordem (primeiro, segundo, até o final).
Envie essas orientações pelo Loom (no convite às famílias, sugerimos que um familiar possa assistir ao vídeo junto com o estudante, para tirar dúvidas e conversar a respeito do tema e da fala da nutricionista).
Siga, nessas orientações gravadas, o que está proposto para o professor no plano original, no slide de introdução e no slide 1 do desenvolvimento, até o item anterior a “formação em grupos.” Lembre-se de que não haverá interação nesse momento, então vá explicando aos estudantes o que está exposto ali.
Solicite, então, que, após assistirem ao vídeo, gravem um áudio ou vídeo respondendo à seguinte demanda: com base no vídeo que assistiu, faça uma pequena exposição explicando “o que é uma apresentação oral?”. Esta é uma forma de permitir que a turma apresente suas percepções e reflexões sobre o gênero “apresentação oral”, ao mesmo tempo em que o coloca em prática.
Combine com a turma a ferramenta para enviarem essa tarefa, que pode ser feita individualmente ou em duplas, desde que os dois alunos participem. Para o envio das gravações, verifique um dos recursos síncronos (a ser definido para a continuidade desta adaptação) que recebe áudios e vídeos (veja os recursos necessários e opcionais).
Sugerimos, portanto, que a introdução deste plano seja feita a priori para que os alunos possam assistir com tranquilidade e alguma ajuda ao vídeo que servirá de base para toda a sequência de atividades. Oriente-os a assisti-lo mais de uma vez.
Desenvolvimento: O que é uma apresentação oral e como se organiza?
Inicie esta etapa retomando brevemente o vídeo a que assistiram, na etapa da introdução, em relação ao tema e ao gênero trabalhado. Comente também sobre as tarefas enviadas e compartilhe com eles alguns áudios e vídeos que se destacaram. Sugerimos que esse encontro seja síncrono e que até esta etapa você já tenha definido com a turma qual ferramenta será utilizada para esses momentos.
Nesse início, proponha também um Quizizz para verificar que conhecimentos foram construídos, colocando algumas questões sobre o tema da apresentação da nutricionista e sobre as observações que fizeram a respeito de como ela organiza sua fala.
Informe à turma que nesta etapa vão trabalhar em duplas e trios. Mantenha parcerias já feitas ou inove sorteando novas combinações. Para isso, use o Flippity.
A atividade inicial será montar, em sequência, as partes da apresentação oral, que não é espontânea, mas preparada previamente e deve seguir uma determinada ordem. Veja a atividade proposta no plano original (em materiais complementares, orientações ao professor, no slide 1 do desenvolvimento) e a adapte no Flippity.
Estipule um tempo para essa atividade e escolha dois ou três modelos, elaborados por eles, para compartilhar no Padlet.
Em seguida, retorne com a turma à ferramenta síncrona para informá-los: em sua apresentação oral, Elisabetta Recine defende um posicionamento a respeito da regulamentação da publicidade infantil de alimentação. Diga que esse será o tema da próxima atividade que vão fazer com as mesmas duplas/trios.
Proponha a atividade em um formulário composto por 3 questões fechadas (alternativas): 1. Qual é o posicionamento da nutricionista em relação ao tema “publicidade infantil de alimentação”?; 2. Quais argumentos ela usa para defendê-lo?; 3. O que ela pretende com a sua argumentação?
Ao final do formulário, faça uma pergunta aberta para que as duplas/trios digam se concordam ou não com o posicionamento da nutricionista, e deixe um espaço para que justifiquem a resposta.
Para que esta etapa não se alongue demais, tendo em vista o contexto de ER, faça a devolutiva no fechamento.
Fechamento: Quais argumentos são usados por Recine para defender seu posicionamento? E quais outros propósitos uma apresentação oral pode ter?
Mantenha a ferramenta síncrona e compartilhe brevemente algumas respostas pelo formulário (proposto no desenvolvimento desta adaptação), ressaltando potencialidades e fragilidades. Reafirme alguns pontos: o posicionamento da nutricionista e os argumentos que usa. Mostre que ela faz sua argumentação para solicitar a regulamentação da publicidade infantil para a alimentação. Comente num gráfico se a maioria da turma concorda ou não com ela e mostre algumas justificativas bem construídas por meio de argumentos bem definidos e respaldados.
Faça um breve Quizizz para que os estudantes reflitam e respondam às seguintes questões: 1.Toda apresentação oral terá a mesma organização que essa com que trabalhamos na aula?; 2. Toda apresentação oral traz um posicionamento e argumentação?
Apresente os resultados e comente rapidamente, numa gravação, o que está proposto nas orientações do slide de fechamento, no plano original.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas por mensagem que os estudantes vão fazer atividades de oralidade para continuar estudando “cartas de solicitação”, e vão precisar gravar áudios e vídeos. Informe também que a primeira etapa, antes da aula, será assistir a um vídeo de 7 minutos, para a qual você enviará orientações e o link para o vídeo. Explique a importância de haver a companhia de um familiar para acompanhar o estudante nessa tarefa. Além disso, esta aula vai solicitar que, em alguns momentos, os estudantes utilizem ferramentas/aplicativos por celular ou notebook, para receber orientações e materiais para o trabalho. Haverá também momentos da aula síncronos, isto é, você e eles estarão online, ao mesmo tempo, em uma ferramenta a ser compartilhada por computador ou celular. Esclareça que você usará o que for acessível a todos da turma. Explique que os estudantes vão fazer algumas tarefas, colaborativamente, com os parceiros da dupla/trio. Procure dar uma ideia de tempo para essas tarefas. Solicite às famílias, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Informe ainda se haverá sequência dessas atividades relativas à carta de solicitação. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kátia Chiaradia
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Reconhecimento do gênero Apresentação de propostas orais
Finalidade da aula: Analisar o gênero Apresentação de propostas orais, a fim de reconhecer suas condições de produção e sua forma de organização composicional.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Apresentação de propostas orais
Objeto(s) do conhecimento: Discussão oral / Registro
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP24, EF69LP25, EF69LP26
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Carta de Solicitação e Apresentação de Propostas orais no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Cópias da folha de atividades referente à análise do vídeo para os estudantes (aqui) e uma impressão da referência de respostas para o professor (aqui).
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudante não coordenem, inicialmente, os turnos de fala entre si.
Informações sobre o gênero: Apresentação de propostas orais: gênero oral e relativamente formal, em que um expositor dirige-se a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir conteúdo, informar e esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar alguma coisa.
Referências sobre o assunto:
MAGALHÃES, M. A. A.; CHAVES, L. M. N. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, no. 61 Supl.: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.
SILVA, A. V. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. v. 6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469/7357>. Acesso em: 12 ago. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: