Plano de aula: Reconhecimento do gênero Apresentação de propostas orais

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Carta de Solicitação e Apresentação de Propostas orais no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Cópias da folha de atividades referente à análise do vídeo para os estudantes (aqui) e uma impressão da referência de respostas para o professor (aqui).

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudante não coordenem, inicialmente, os turnos de fala entre si.

Informações sobre o gênero: Apresentação de propostas orais: gênero oral e relativamente formal, em que um expositor dirige-se a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir conteúdo, informar e esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar alguma coisa.

Referências sobre o assunto:

MAGALHÃES, M. A. A.; CHAVES, L. M. N. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, no. 61 Supl.: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.

SILVA, A. V. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. v. 6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469/7357>. Acesso em: 12 ago. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Projete o título da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo e apresente a proposta da aula para os estudantes. Conduza uma breve conversa, a fim de levantar expectativas sobre o que será estudado nesta aula e, também, para fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre a defesa de posicionamentos. Questione: Vocês já precisaram defender a opinião de vocês sobre alguma coisa? Como foi? Destacar que, nesta aula, os alunos reconhecerão a construção de posicionamentos e a estrutura composicional de apresentações de propostas orais.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos