15764
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão, socialização e publicação de uma entrevista escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Revisão, socialização e publicação de uma entrevista escrita

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Um computador para cada grupo com acesso à internet (possivelmente em um laboratório de informática); fotocópias das fichas de revisão (1 maço de fichas para cada grupo da classe); entrevistas realizadas e textualizadas previamente pelos alunos; dicionários e gramáticas para eventuais consultas.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em verificar problemas ou necessidade de reformulação nos próprios textos; Os alunos podem desconhecer algumas regras gramaticais da norma culta.

Referências sobre o assunto:

RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2010.

SAUTCHUK, I. A produção dialógica do texto escrito: Um diálogo entre escritor e leitor interno. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Projete ou diga aos alunos o tema da aula.
  • Esta aula pressupõe que os alunos já tenham planejado, realizado e textualizado uma entrevista, de modo que a fase será de revisão do texto anteriormente produzido. Prevê-se ainda que os alunos já sabem em que site ou plataforma os textos serão publicados. Caso não exista uma plataforma, site ou rede de preferência, sugerimos a publicação na plataforma www.storia.me (acesso em 19 dez 2018).
  • Explique aos alunos que eles realizarão, nesta aula, a revisão do texto elaborado anteriormente. Esclareça que no processo de produção de um texto a revisão e a reescrita é um processo natural, do qual nem sempre nos damos conta ao ler o texto em sua versão final.
  • Acrescente ainda que um distanciamento do texto (produzi-lo em um momento e lê-lo para revisar em outro, por exemplo) e um refinamento do olhar para um determinado objetivo de revisão podem favorecer um bom resultado.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Distribua as fichas de revisão a cada grupo de alunos. Cada ficha contém um direcionamento de olhar para a revisão.
  • Explique que os alunos, em grupos, devem anotar em cada ficha, que aspectos devem observar para revisar o texto em cada um dos “olhares”.
  • Caso os alunos não estejam familiarizados com o processo de revisão, explique que toda a classe fará esse procedimento juntos.

Materiais complementares: Para acessar as fichas de revisão, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Projete os títulos das fichas (presentes no slide) e comente cada um dos “olhares” (se necessário, consulte as sugestões mais adiante).
  • Os elementos para a revisão serão selecionados por cada grupo de alunos. Circule na classe e auxilie os alunos nessa tarefa caso tenham dificuldades ou dúvidas.
  • Caso os alunos não estejam familiarizados com o processo de revisão, opte por preencher no quadro (ou projetando o documento para a classe) cada uma das fichas, à medida que os alunos levantam os critérios. Acrescente ou modifique as questões elencadas, caso não as julgue adequadas ou suficientes.
  • A seguir, apresentamos algumas sugestões e orientações para a construção das fichas de revisão:
  • Ficha 1 (Elementos do gênero entrevista) - essa ficha se refere à construção composicional da entrevista. os alunos devem verificar se os elementos que caracterizam uma entrevista estão presentes no texto produzido. Há uma introdução do entrevistado? O texto se organiza em turnos de fala entre entrevistador e entrevistado? A imagem e o título apresentam o entrevistado? Dentre outras questões;
  • Ficha 2 (escolhas visuais do texto) - Os alunos devem verificar se o texto está agradável quando visto de forma completa. É necessário alterar alguma fonte, tamanho da fonte, destaque (negrito, sublinhado ou itálico) ou cor do texto? Alguma imagem não ficou agradável e deveria ser trocada? As imagens escolhidas ou as frases em destaque poderiam estar em outra posição para melhorar o visual na página? É possível identificar todas as partes do texto (título, introdução, nome do entrevistado, perguntas e respostas) pelas marcas visuais?
  • Ficha 3 (correção gramatical) - Os alunos devem verificar se o texto está gramaticalmente correto. Sugira a consulta a um dicionário ou a uma gramática. As palavras estão escritas corretamente (verifique especialmente acentos e letras que costumam ter os mesmos sons - c, ç, x, ss, z, s, g, j)? As palavras estão concordando? Verifique se uma palavra no plural não está acompanhada de um verbo ou um modificador no singular e vice-versa, por exemplo. As palavras escolhidas têm o sentido que se pretende no texto?;
  • Ficha 4 (escrita adequada) - Os alunos devem verificar se é possível compreender o texto e se não é possível melhorar a escrita de algumas passagens. Há partes que poderiam ser eliminadas? Alguma passagem poderia ser invertida com outra? Procure deixar temas semelhantes juntos. Alguma parte do texto poderia não ser compreendida pelo leitor que não conhece o entrevistado ou o tema? Verifique se alguma explicação deve ser acrescentada.

A introdução está dividida em parágrafos para facilitar a leitura? As frases muito longas podem ser reduzidas ou divididas em frases menores?

  • Ficha 5 (efeitos de sentido criados) - Os alunos devem verificar se algum efeito de sentido indesejado não foi criado. Alguma imagem passa uma imagem negativa sem ter sido percebida antes? Olhe as imagens com atenção, verifique os gestos, a expressão do rosto e as cores presentes, além de que parte do texto está próxima da imagem. Alguma passagem da introdução ao texto acabou transmitindo uma ideia indesejada sobre o entrevistado? Verifique se as palavras não podem ser trocadas para evitar efeitos não intencionais. Os títulos e frases em destaque estão coerentes com a intenção que se tinha sobre a entrevista?
  • Construção composicional é a organização interna de um determinado gênero que nos permite rapidamente reconhecê-lo. A construção composicional, o conteúdo temático e o estilo são os pilares que constroem as características relativamente estáveis dos textos que nele se enquadram.
  • Uma entrevista se organiza prioritariamente em duas partes: uma introdução e os turnos de fala. Na primeira parte, geralmente, se apresenta o entrevistado com uma breve biografia. Pode-se ainda descrever o lugar em que a entrevista se deu ou justificar sua realização. Na segunda parte, a estrutura consiste em intervenções do entrevistador (geralmente com perguntas) alternadas com aquelas do entrevistado (normalmente as respostas). Como elementos acessórios, mas bastante recorrentes na entrevista, podemos citar fotos (normalmente do entrevistado), frases em destaque (geralmente entre aspas, e com passagens que o autor da entrevista julgou mais relevantes), título, subtítulo, nome do entrevistado, local da entrevista, nome do entrevistador e nome da seção (geralmente “entrevista”).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a construção das fichas, os alunos iniciam o processo de revisão de fato.
  • Explique que cada grupo deve reler o texto 5 (cinco) vezes, cada uma orientando-se por uma das fichas, e verificar se há alterações a serem feitas. Em caso positivo, já devem realizar a alteração, conforme decisão do grupo.
  • Circule pela classe para esclarecer eventuais dúvidas e orientar os trabalho, além de verificar se está sendo realizado satisfatoriamente.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Após os ciclos de revisão, os alunos acessam a plataforma onde o texto deverá ser publicado (que deve ter sido combinada e informada aos alunos previamente).
  • Os alunos procedem com a publicação do texto conforme as especificidades da plataforma escolhida. Caso não exista uma plataforma de preferência, sugerimos a publicação no site www.storia.me. Acesso em 19 de dezembro de 2018. Para informações sobre como utilizar a plataforma, acesse https://storia.me/faq. Acesso em 19 de dezembro de 2018.
  • Auxilie os alunos nas questões técnicas envolvidas, caso seja necessário.
  • Oriente para que os alunos leiam as entrevistas produzidas pelos outros grupos de colegas posteriormente e as comente.
  • Faça posteriormente também a leitura das entrevistas da classe e traga, se necessário, correções ou possíveis alterações como sugestão a cada grupo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Um computador para cada grupo com acesso à internet (possivelmente em um laboratório de informática); fotocópias das fichas de revisão (1 maço de fichas para cada grupo da classe); entrevistas realizadas e textualizadas previamente pelos alunos; dicionários e gramáticas para eventuais consultas.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em verificar problemas ou necessidade de reformulação nos próprios textos; Os alunos podem desconhecer algumas regras gramaticais da norma culta.

Referências sobre o assunto:

RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2010.

SAUTCHUK, I. A produção dialógica do texto escrito: Um diálogo entre escritor e leitor interno. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Projete ou diga aos alunos o tema da aula.
  • Esta aula pressupõe que os alunos já tenham planejado, realizado e textualizado uma entrevista, de modo que a fase será de revisão do texto anteriormente produzido. Prevê-se ainda que os alunos já sabem em que site ou plataforma os textos serão publicados. Caso não exista uma plataforma, site ou rede de preferência, sugerimos a publicação na plataforma www.storia.me (acesso em 19 dez 2018).
  • Explique aos alunos que eles realizarão, nesta aula, a revisão do texto elaborado anteriormente. Esclareça que no processo de produção de um texto a revisão e a reescrita é um processo natural, do qual nem sempre nos damos conta ao ler o texto em sua versão final.
  • Acrescente ainda que um distanciamento do texto (produzi-lo em um momento e lê-lo para revisar em outro, por exemplo) e um refinamento do olhar para um determinado objetivo de revisão podem favorecer um bom resultado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Distribua as fichas de revisão a cada grupo de alunos. Cada ficha contém um direcionamento de olhar para a revisão.
  • Explique que os alunos, em grupos, devem anotar em cada ficha, que aspectos devem observar para revisar o texto em cada um dos “olhares”.
  • Caso os alunos não estejam familiarizados com o processo de revisão, explique que toda a classe fará esse procedimento juntos.

Materiais complementares: Para acessar as fichas de revisão, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Projete os títulos das fichas (presentes no slide) e comente cada um dos “olhares” (se necessário, consulte as sugestões mais adiante).
  • Os elementos para a revisão serão selecionados por cada grupo de alunos. Circule na classe e auxilie os alunos nessa tarefa caso tenham dificuldades ou dúvidas.
  • Caso os alunos não estejam familiarizados com o processo de revisão, opte por preencher no quadro (ou projetando o documento para a classe) cada uma das fichas, à medida que os alunos levantam os critérios. Acrescente ou modifique as questões elencadas, caso não as julgue adequadas ou suficientes.
  • A seguir, apresentamos algumas sugestões e orientações para a construção das fichas de revisão:
  • Ficha 1 (Elementos do gênero entrevista) - essa ficha se refere à construção composicional da entrevista. os alunos devem verificar se os elementos que caracterizam uma entrevista estão presentes no texto produzido. Há uma introdução do entrevistado? O texto se organiza em turnos de fala entre entrevistador e entrevistado? A imagem e o título apresentam o entrevistado? Dentre outras questões;
  • Ficha 2 (escolhas visuais do texto) - Os alunos devem verificar se o texto está agradável quando visto de forma completa. É necessário alterar alguma fonte, tamanho da fonte, destaque (negrito, sublinhado ou itálico) ou cor do texto? Alguma imagem não ficou agradável e deveria ser trocada? As imagens escolhidas ou as frases em destaque poderiam estar em outra posição para melhorar o visual na página? É possível identificar todas as partes do texto (título, introdução, nome do entrevistado, perguntas e respostas) pelas marcas visuais?
  • Ficha 3 (correção gramatical) - Os alunos devem verificar se o texto está gramaticalmente correto. Sugira a consulta a um dicionário ou a uma gramática. As palavras estão escritas corretamente (verifique especialmente acentos e letras que costumam ter os mesmos sons - c, ç, x, ss, z, s, g, j)? As palavras estão concordando? Verifique se uma palavra no plural não está acompanhada de um verbo ou um modificador no singular e vice-versa, por exemplo. As palavras escolhidas têm o sentido que se pretende no texto?;
  • Ficha 4 (escrita adequada) - Os alunos devem verificar se é possível compreender o texto e se não é possível melhorar a escrita de algumas passagens. Há partes que poderiam ser eliminadas? Alguma passagem poderia ser invertida com outra? Procure deixar temas semelhantes juntos. Alguma parte do texto poderia não ser compreendida pelo leitor que não conhece o entrevistado ou o tema? Verifique se alguma explicação deve ser acrescentada.

A introdução está dividida em parágrafos para facilitar a leitura? As frases muito longas podem ser reduzidas ou divididas em frases menores?

  • Ficha 5 (efeitos de sentido criados) - Os alunos devem verificar se algum efeito de sentido indesejado não foi criado. Alguma imagem passa uma imagem negativa sem ter sido percebida antes? Olhe as imagens com atenção, verifique os gestos, a expressão do rosto e as cores presentes, além de que parte do texto está próxima da imagem. Alguma passagem da introdução ao texto acabou transmitindo uma ideia indesejada sobre o entrevistado? Verifique se as palavras não podem ser trocadas para evitar efeitos não intencionais. Os títulos e frases em destaque estão coerentes com a intenção que se tinha sobre a entrevista?
  • Construção composicional é a organização interna de um determinado gênero que nos permite rapidamente reconhecê-lo. A construção composicional, o conteúdo temático e o estilo são os pilares que constroem as características relativamente estáveis dos textos que nele se enquadram.
  • Uma entrevista se organiza prioritariamente em duas partes: uma introdução e os turnos de fala. Na primeira parte, geralmente, se apresenta o entrevistado com uma breve biografia. Pode-se ainda descrever o lugar em que a entrevista se deu ou justificar sua realização. Na segunda parte, a estrutura consiste em intervenções do entrevistador (geralmente com perguntas) alternadas com aquelas do entrevistado (normalmente as respostas). Como elementos acessórios, mas bastante recorrentes na entrevista, podemos citar fotos (normalmente do entrevistado), frases em destaque (geralmente entre aspas, e com passagens que o autor da entrevista julgou mais relevantes), título, subtítulo, nome do entrevistado, local da entrevista, nome do entrevistador e nome da seção (geralmente “entrevista”).
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a construção das fichas, os alunos iniciam o processo de revisão de fato.
  • Explique que cada grupo deve reler o texto 5 (cinco) vezes, cada uma orientando-se por uma das fichas, e verificar se há alterações a serem feitas. Em caso positivo, já devem realizar a alteração, conforme decisão do grupo.
  • Circule pela classe para esclarecer eventuais dúvidas e orientar os trabalho, além de verificar se está sendo realizado satisfatoriamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Após os ciclos de revisão, os alunos acessam a plataforma onde o texto deverá ser publicado (que deve ter sido combinada e informada aos alunos previamente).
  • Os alunos procedem com a publicação do texto conforme as especificidades da plataforma escolhida. Caso não exista uma plataforma de preferência, sugerimos a publicação no site www.storia.me. Acesso em 19 de dezembro de 2018. Para informações sobre como utilizar a plataforma, acesse https://storia.me/faq. Acesso em 19 de dezembro de 2018.
  • Auxilie os alunos nas questões técnicas envolvidas, caso seja necessário.
  • Oriente para que os alunos leiam as entrevistas produzidas pelos outros grupos de colegas posteriormente e as comente.
  • Faça posteriormente também a leitura das entrevistas da classe e traga, se necessário, correções ou possíveis alterações como sugestão a cada grupo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano