Plano de aula: Estudo do gênero oral “Apresentação de propostas orais”

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

Sobre esta aula: Esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação/apresentação de propostas orais e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Projetor multimídia para exibição de vídeo ou computador, projetor e som externo, caderno, lápis, caneta, borracha e celular com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: A apresentação de propostas orais concretiza-se no âmbito da oralidade e está dentro da esfera dos gêneros orais do campo da argumentação. A partir da interação discursiva, observa-se que os interlocutores podem estar próximos ou não. Neste gênero, de matriz também expressiva, o sujeito, enquanto ser social, dotado da compreensão e uso da linguagem como fenômeno social, lança ao outro suas petições, utilizando-se da fala.

Já nas cartas de reclamação, o texto possui caráter epistolar e expressa a necessidade de um sujeito, inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro. Para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença; há, portanto, um distanciamento espaço-temporal e por isto, há utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura”.

Dificuldades antecipadas: Compreender o funcionamento e a organização do discurso oral pode ser uma dificuldade para os alunos, tendo em vista a necessidade de conhecimento dos aspectos composicionais do gênero “apresentação de propostas orais”.

Referências sobre o assunto:

MARCURSCHI, Luiz Antônio; DIONÍSIO, Ângela Paiva (orgs). Fala e escrita. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.

• Esta publicação reúne textos importantes para a compreensão dos fenômenos que circundam o campo da oralidade, os gêneros orais e seu ensino. Os artigos que compõem esta publicação perpassam os campos da oralidade escrita, propondo reflexões sobre a multimodalidade em atividades com gêneros orais e escritos, a caracterização do gênero oral, bem como as estratégias de textualização na fala e na escrita.

“Toda a atividade discursiva e todas as práticas lingüísticas se dão em textos orais ou escritos com a presença de semiologias de outras áreas, como a gestualidade e o olhar, na fala, ou elementos pictóricos e gráficos, na escrita. Assim, as produções discursivas são eventos complexos constituídos de várias ordens simbólicas que podem ir além do recurso estritamente lingüístico. Mas toda nossa atividade discursiva situa-se, grosso modo, no contexto da fala ou da escrita” (MARCUSCHI; DIONÍSIO, 2007, p. 13).

MARCURSCHI, Luiz Antônio. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade. In: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCURSCHI, Beth, SUASSUNA, Lívia. Avaliação em Língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SCHNEUWLY, B.& DOLZ. J. Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

• Livro fundamental para quem se pretende compreender o funcionamento e organização dos gêneros textuais, tanto orais como escritos e sua aplicabilidade e estudo em sala de aula.

“...os gêneros formais públicos constituem objetos autônomos para o ensino do oral. Eles são autônomos no sentido de que o oral (os gêneros orais) é abordado como objeto de ensino e aprendizagem em si. Não constituem um percurso de passagem para a aprendizagem de outros comportamentos lingüísticos (a escrita ou a produção escrita) ou não-lingüísticos (em relação somente com outros saberes disciplinares). Também não estão subordinados a outros objetos de ensino-aprendizagem”. (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004, p.177)

Tema da aula

Orientações:

• Organize a turma em equipes (preferencialmente quartetos). A atividade em equipes proporcionará maior diálogo entre os alunos, tendo em vista as novas descobertas para esta aula. Em alguns momentos, será importante a troca de ideias e o diálogo, por isto a opção por atividades em quartetos. Este número de alunos por equipe permite maior interação, sem perda de foco no desenvolvimento das habilidades por ser um grupo pequeno. Os alunos desta faixa etária tendem a aprender melhor trocando ideias e muitas vezes, socializando suas atividades. Neste caso, a opção do atividades coletivas (em duplas) auxilia também no desenvolvimento afetivo dos alunos.
  • Apresente o tema para a turma.Esta será uma aula sobre o gênero oral Apresentação de propostas orais. Nela, os alunos poderão apreciar textos orais do gênero, bem como conhecer as situações de produção, características e elementos composicionais, analisando assim como se portam os interlocutores na interação comunicacional. Ao apresentar o tema para turma, ative a percepção dos alunos para a função e importância de se apresentar uma proposta de forma oral.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos