Plano de aula: Como são as cartas de reclamação?

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação / apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura. É desejável que os alunos já tenham estudado os elementos que compõem o gênero cartas de reclamação para conseguirem realizar esta aula.

Materiais necessários: Textos escritos, caderno, lápis, canetas coloridas na cores: azul, verde, amarelo, vermelho; marcador de textos; folhas em papel cartão nas dimensões (31cm X 34 cm), cola.

Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito, inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença, há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” .

Dificuldades antecipadas: os alunos poderão sentir dificuldades em compreender os usos dos elementos composicionais do gênero cartas de reclamação por não ser um gênero tão comum em seu meio .

Referências sobre o assunto:

ALVES, Ana Paula Martins, SERAFIM, Mônica de Souza. Carta de reclamação, sequência didática e ensino: Tripé para o desenvolvimento do discurso argumentativo infantil. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 11, n. 4, p.385-402, out./dez. 2014.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2014v11n4p385/29507

O foco deste artigo é a investigação e o desenvolvimento do discurso argumentativo em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Baseado na concepção dialógica da linguagem, proposta por Bakthin, o artigo ainda traz a definição do gênero carta, por Barton & Hall e Bazerman, além de uma interessante discussão sobre “sequência didática” proposta inicialmente por Schneuwly e Dolz.

NASCIMENTO DA SILVA, Leila . A carta: um gênero textual comum na vida das crianças, in: A paragrafação em cartas de reclamações escritas por crianças (dissertação de mestrado). Pernambuco: UFPE, 2007.

Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4557/1/arquivo5459_1.pdf

Neste artigo, é possível encontrar além da definição do gênero, o trabalho de produção textual com alunos do 6º ano de escolas públicas.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente o tema da aula para a turma.
  • Organize a turma em grupos (Preferencialmente quartetos). Essa forma de distribuição dos alunos proporcionará a descoberta em conjunto, o debate sobre a disposição e organização dos elementos que compõem o texto, assim como sua reflexão. Para os alunos do sexto ano, ainda muito jovens, esta troca de ideias é de fundamental importância para o desenvolvimento de sua autonomia frente a um novo desafio.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos