Atividade para impressão - Carta de reclamação
Atividade para impressão - Carta de reclamação
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação / apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura. É desejável que os alunos já tenham estudado os elementos que compõem o gênero cartas de reclamação para conseguirem realizar esta aula.
Materiais necessários: Textos escritos, caderno, lápis, canetas coloridas na cores: azul, verde, amarelo, vermelho; marcador de textos; folhas em papel cartão nas dimensões (31cm X 34 cm), cola.
Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito, inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença, há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” .
Dificuldades antecipadas: os alunos poderão sentir dificuldades em compreender os usos dos elementos composicionais do gênero cartas de reclamação por não ser um gênero tão comum em seu meio .
Referências sobre o assunto:
ALVES, Ana Paula Martins, SERAFIM, Mônica de Souza. Carta de reclamação, sequência didática e ensino: Tripé para o desenvolvimento do discurso argumentativo infantil. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 11, n. 4, p.385-402, out./dez. 2014.
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2014v11n4p385/29507
O foco deste artigo é a investigação e o desenvolvimento do discurso argumentativo em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Baseado na concepção dialógica da linguagem, proposta por Bakthin, o artigo ainda traz a definição do gênero carta, por Barton & Hall e Bazerman, além de uma interessante discussão sobre “sequência didática” proposta inicialmente por Schneuwly e Dolz.
NASCIMENTO DA SILVA, Leila . A carta: um gênero textual comum na vida das crianças, in: A paragrafação em cartas de reclamações escritas por crianças (dissertação de mestrado). Pernambuco: UFPE, 2007.
Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4557/1/arquivo5459_1.pdf
Neste artigo, é possível encontrar além da definição do gênero, o trabalho de produção textual com alunos do 6º ano de escolas públicas.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Material complementar. Observe que o texto a ser utilizado nesta aula encontra-se anexo a este plano em duas versões, uma destinada ao professor e outra ao aluno (a versão fragmentada). Esta segunda versão deve ser recortada e colocada dentro de um envelope a ser entregue para cada equipe.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações:
1. Peça aos alunos que façam a montagem do texto nas equipes. Acompanhe o trabalho dos alunos, oriente-os nesta etapa, auxiliando a atividade de montagem, questionando-os sobre a disposição de cada “peça” do texto.
2. Projete o texto completo para os alunos. Essa ação servirá de “Tira-teima” para a montagem do texto fragmentado.
3. Solicite aos alunos que após a montagem do texto, colem cada uma das “peças” na folha de papel cartão. Acompanhe de perto esta etapa, evitando dessa forma, a colagem equivocada de alguma peça.
4. Distribua para os alunos (ainda em equipes), a ficha com as orientações para a atividade seguinte.
5. Solicite que os alunos sigam as orientações da ficha. Ao circular pelas equipes, questione-os sobre o conteúdo da ficha, a organização composicional do gênero carta de reclamação: local, data, vocativo com a presença de algum pronome de tratamento, o corpo do texto (cadeia argumentativa), despedida, assinatura, organização dos elementos da cadeia argumentativa nos parágrafos .
Materiais complementares:
Orientações:
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, dizendo que irão trabalhar com o gênero Carta de Reclamação. Ative os conhecimentos prévios de seus alunos fazendo algumas perguntas retóricas do tipo: você já comprou um produto que veio com defeito? E quem já teve problemas com atrasos de ônibus, má iluminação das ruas, bueiros entupidos ou falta de calçamento no seu bairro? Quando essas coisas acontecem, o que fazer? Precisamos reclamar! Uma das formas de reclamar é escrevendo uma Carta de Reclamação para as pessoas que podem resolver nosso problema. Nesta aula, vamos estudar as partes importantes de uma Carta de Reclamação.
Desenvolvimento
Ainda no mesmo áudio ou vídeo, oriente os alunos a se organizarem em duplas para realizar a atividade. Explique que você vai encaminhar a eles uma Carta de Reclamação (atenção: encaminhe aos alunos a carta do link “Tira Teima” do Plano de Aula). Se preferir, leia a Carta em seu áudio ou vídeo, já que é um texto curto e sua leitura poderá ajudar na compreensão leitora de seus alunos. Explique também as instruções da atividade: os alunos deverão ler a carta e marcar as partes solicitadas com diferentes cores, utilizando um programa de edição de imagem simples do próprio celular. No computador, é possível utilizar o recurso de marcador de texto do Word para fazer a atividade. Caso não disponham desses recursos, poderão imprimir o texto e marcar com canetas coloridas, fotografar e enviar para você. Oriente as marcações da seguinte forma:
1. Marque em azul a localização de quem escreveu o texto;
2. Marque em amarelo a quem se destina este texto;
3. Marque em rosa claro a reclamação feita no texto;
4. Marque com verde a despedida da carta;
5. Marque com vermelho a assinatura de quem escreveu a carta.
Estabeleça um prazo para o envio da atividade (via WhatsApp ou e-mail) e finalize sua comunicação. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.
Fechamento
Encerrado o prazo, verifique as produções dos alunos e faça um novo áudio destacando alguns trabalhos e descobertas de sua turma. Envie a eles os dois últimos slides do Fechamento deste Plano de Aula, para que vejam a nomenclatura das partes identificadas na Carta de Reclamação. Pode ser interessante também você enviar as partes da carta já nomeadas e pedir que eles confiram com o que fizeram, anotando o que marcaram diferente. As diferentes marcações da turma podem servir para somar mais aprendizagens em uma aula de fechamento no Zoom ou Google Meets em que os estudantes possam compartilhar suas hipóteses e autoavaliações desta atividade.
Convite às famílias
Como sugestão, as famílias podem compartilhar histórias sobre produtos e serviços que adquiriram e que tiveram que devolver, reclamar ou arcar com o prejuízo. Pode ser uma boa experiência também sugerir que visitem sites nos quais os consumidores podem reclamar dos produtos, como o PROCOM e o RECLAME AQUI. Também é interessante sugerir que as famílias conversem sobre os problemas estruturais e de serviços públicos do bairro ou da cidade, e pesquisem juntos como poderiam reclamar desses serviços pela internet ou pelo telefone. As famílias que se sentirem à vontade poderão enviar um áudio ou um vídeo com essa experiência, compartilhando no grupo de WhatsApp da turma ou em algum outro ambiente virtual da turma ou da escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danuza Lima
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Como são as cartas de reclamação?
Finalidade da aula: Ler e analisar cartas de reclamação em diferentes formatos para que o aluno perceba e reconheça os elementos que compõem o gênero e se aproprie de sua estrutura.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Cartas de reclamação
Objeto(s) do conhecimento: Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros(carta de solicitação, carta de reclamação, petição online, carta aberta, abaixo-assinado, proposta etc.) Apreciação e réplica.
Prática de linguagem:Leitura
Habilidade(s) da BNCC: (EF67LP17)
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação / apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura. É desejável que os alunos já tenham estudado os elementos que compõem o gênero cartas de reclamação para conseguirem realizar esta aula.
Materiais necessários: Textos escritos, caderno, lápis, canetas coloridas na cores: azul, verde, amarelo, vermelho; marcador de textos; folhas em papel cartão nas dimensões (31cm X 34 cm), cola.
Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito, inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença, há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” .
Dificuldades antecipadas: os alunos poderão sentir dificuldades em compreender os usos dos elementos composicionais do gênero cartas de reclamação por não ser um gênero tão comum em seu meio .
Referências sobre o assunto:
ALVES, Ana Paula Martins, SERAFIM, Mônica de Souza. Carta de reclamação, sequência didática e ensino: Tripé para o desenvolvimento do discurso argumentativo infantil. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 11, n. 4, p.385-402, out./dez. 2014.
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2014v11n4p385/29507
O foco deste artigo é a investigação e o desenvolvimento do discurso argumentativo em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Baseado na concepção dialógica da linguagem, proposta por Bakthin, o artigo ainda traz a definição do gênero carta, por Barton & Hall e Bazerman, além de uma interessante discussão sobre “sequência didática” proposta inicialmente por Schneuwly e Dolz.
NASCIMENTO DA SILVA, Leila . A carta: um gênero textual comum na vida das crianças, in: A paragrafação em cartas de reclamações escritas por crianças (dissertação de mestrado). Pernambuco: UFPE, 2007.
Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4557/1/arquivo5459_1.pdf
Neste artigo, é possível encontrar além da definição do gênero, o trabalho de produção textual com alunos do 6º ano de escolas públicas.
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