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Plano de aula: Elementos de coesão referencial em cartas de reclamação

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cartas de reclamação/apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.

Materiais necessários: Textos escritos, lápis, dicionários (impressos ou digitais), caderno para anotação.

Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito, inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença, há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura”. Neste gênero, o remetente descreve um problema ocorrido ao seu destinatário a fim de que este consiga resolvê-lo. Uma das características mais específicas da cartas de reclamação é o seu caráter persuasivo, por utilizarem-se do discurso argumentativo para convencer o outro a solucionar determinado problema, este por sua vez, de ordem individual e/ ou coletiva. Já a apresentação de propostas orais concretiza-se no âmbito da oralidade, podendo os interlocutores estarem próximos ou não. Neste gênero, de matriz também expressiva, o sujeito, enquanto ser social, dotado da compreensão e uso da linguagem como fenômeno social, lança ao outro suas petições, utilizando-se da fala.

“A carta de reclamação é um gênero de texto usado em situações de comunicação, nas quais o cidadão deseja externar alguma injustiça, insatisfação, algo que julgue ser impróprio ou errado; e, ainda, solicitar uma resolução para seu problema. Enfim, a carta de reclamação é usada quando o cidadão se sente lesado ou desrespeitado em seus direitos, ou injustiçado ou discriminado socialmente. É um gênero que leva a uma forma de exercer a cidadania, e é por esse motivo que vamos chamá-la de gênero da cidadania” (Beato-Canato, Baumgärtner e Cecílio (2006, p. 32, apud, BARROS, 2012b, p. 23).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em identificar os elementos de coesão referencial (pronominal e sequencial), por demandar o conhecimento prévio da classe gramatical dos pronomes.

Referências sobre o assunto:

CASTILHO, A. T.; CASTILHO, C. M. M de. Advérbios modalizadores. In: ILARI, Rodolfo (Org.). Gramática do português falado. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1993. v. II

Neste artigo, é possível encontrar a classificação dos modalizadores discursivos elaborada por Ataliba Teixeira Castilho e Cecília Maria Moraes de Castilho em uma tabela. Segundo os autores, os modalizadores discursivos são classificados de acordo com sua intenção argumentativa e vários recursos linguísticos podem ser usados para promover a ação argumentativa. Os modalizadores podem ser de ordem da: Modalização Epistêmica, modalização deôntica e modalização afetiva.

WILSON, Victoria. Cartas de reclamação de cliente: Polidez ou cordialidade? Forum linguistic., Florianópolis, v.14, n.3, p.2214 - 2232, jul./ set .2017.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2017v14n3p2214

Esta pesquisa discute temas relacionados às interações cliente-empresa no contexto da cultura (relacional) brasileira, com o propósito de analisar cartas de reclamação à luz dos fenômenos da polidez e da cordialidade, refletindo sobre os rituais de interação que se estabelecem em circunstâncias nas quais as pessoas precisam solucionar problemas e reivindicar direitos na condição de consumidores (clientes e reclamantes)em suas negociações com a empresa.

“Como a reclamação é um ato de fala expressivo, porque só reclama quem está insatisfeito com alguma coisa, o contexto de reclamação, em geral, está propício a conflitos de interação.” (WILSON, p. 04, 2017).

Maria Barros Lessa de Andrade, Renata. Revisão de cartas de reclamação: reflexões sobre as modificações realizadas por crianças. (Dissertação de mestrado). Recife: UFPE, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3754/1/arquivo139_1.pdf >. Acesso em: 6 out. 2018.

Esta pesquisa buscou conhecer o que os alunos do 1° ano do 2° ciclo do Ensino Fundamental são capazes de revisar quando estimuladas a refletir sobre o gênero discursivo carta de reclamação a partir de uma sequência didática, e assim, contribuir para reflexão sobre o que os estudantes consideram relevante e o que são capazes de fazer no momento de revisar seus textos, o que poderá ser muito importante para fornecer informações aos docentes, que precisam auxiliar os alunos a aprender a escrever textos. (ANDRADE, 2010, p. 09)

CORBARI, Alcione Tereza. A modalização deôntica no artigo de opinião: força ilocutória regulada pelo contexto enunciativo. Cadernos de Letras da UFF. nº 46, p. 195-218. Disponível em: <http://www.cadernosdeletras.uff.br/joomla/images/stories/edicoes/46/artigo10.pdf>. Acesso em: 6 out. 2018.

A autora observa que, por dizer respeito à conduta, a modalização deôntica é afeta a predicações abertas para a futuridade, uma vez que se projeta para um momento posterior à manifestação da necessidade deôntica. Para Ataliba Castilho e Célia Castilho (1992, p. 207)2 , os elementos linguísticos pertencentes a essa categoria indicam que o falante “considera o conteúdo de P3 como um estado de coisas que deve, precisa ocorrer obrigatoriamente”. (CORBARI, p. 196)

RISSO, Mercedes; SILVA, Giselle Machline de Oliveira & URBANO, Hudinílson. Marcadores discursivos: traços definidores. Em: I.G.V. Koch (Org. 1996: 21-94).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas.

A atividade em duplas proporcionará maior diálogo entre os alunos, tendo em vista as novas descobertas para esta aula. Em alguns momentos, será importante a troca de ideias e o diálogo, por isto a opção por atividades em duplas. Os alunos desta faixa etária tendem a aprender melhor trocando ideias e, muitas vezes, socializando suas atividades, neste caso, a opção do atividades coletivas (em duplas) auxilia no desenvolvimento também afetivo dos alunos.

2. Apresente o tema para a turma. Converse com os alunos sobre a postura do remetente de um texto reivindicatório, no caso, a carta de reclamação, e como deve estar organizado o texto. Se pode, por exemplo, conter uma linguagem grosseira, se o texto precisa ser claro, objetivo.

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