Roteiro de leitura
Roteiro de leitura
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação / apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: caneta, caderno, lápis; computador, notebook ou celular com acesso à internet ; projetor.
Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito , inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença , há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” . É importante ressaltar que uma das características mais específicas da cartas de reclamação é o seu caráter persuasivo, por utilizarem-se do discurso argumentativo para convencer o outro a solucionar determinado problema, este por sua vez, de ordem individual e/ ou coletiva.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem sentir dificuldade em compreender os elementos organizacionais do gênero, tais como “remetente”, “local”, “data”, “expressões de despedida”, “linguagem cordial, tendo em vista ser o primeiro contato direto com o gênero
Referências sobre o assunto:
NASCIMENTO DA SILVA, Leila . A carta: um gênero textual comum na vida das crianças, in: A paragrafação em cartas de reclamações escritas por crianças (dissertação de mestrado). Pernambuco: UFPE, 2007.
Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4557/1/arquivo5459_1.pdf
Neste artigo, é possível encontrar além da definição do gênero, o trabalho de produção textual com alunos do 6º ano de escolas públicas.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade in: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema para a turma. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Os três primeiros textos foram escolhidos por apresentarem formas inusitadas e diferentes de reclamação, não apresentando grandes dificuldades para compreensão por parte dos alunos; já para o Link 4, é necessário direcionar a leitura e análise do aluno para que estes observem que se trata de um modelo padrão para o gênero cartas de reclamação. Será este texto o elo comparativo para que os alunos percebam os aspectos e os elementos composicionais das cartas.
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
3. Peça que os alunos anotem no caderno as suas impressões sobre os textos lidos com base no roteiro de leitura disponibilizado no slide e também em materiais complementares. Esse roteiro possui a função de orientar e direcionar a leitura dos alunos, dessa forma, espera-se que eles respondam aos questionamentos propostos pelo roteiro, apresentando como possíveis respostas:
4. Dê assistência aos grupos nesta etapa, circule por eles, se possível, dedique alguns minutos a cada um deles. Estimule-os a pensar no objeto reclamado, a linguagem utilizada, a forma utilizada pelo interlocutor para fazer a reclamação.
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
(Administre o tempo para cada equipe fazer sua explanação, intervenha quando necessário, acrescentando informações relevantes sobre o gênero. Lembre-se de que nesta aula os alunos devem compreender como se organiza uma carta de reclamação, seu contexto de produção e qual a função social das cartas de reclamação).
2. Indague os alunos sobre os elementos que organizam o texto, se há semelhanças ou não entre eles.
3. Oriente as exposições dos alunos, direcionando e apresentando considerações sobre os textos, a partir do roteiro de leitura.
4. A partir da fala dos alunos, conclua a aula oralmente, fazendo apontamentos orais sobre os aspectos e elementos que organizam o gênero “Cartas de reclamação”. É importante não esquecer os seguintes pontos:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio aos alunos dizendo que irão trabalhar em duplas para ler alguns textos. Encaminhe os links dos 4 textos disponíveis no Plano para que façam a leitura. Encaminhe também o Roteiro de perguntas disponível aqui (Materiais do Plano) para que os alunos direcionem a leitura a esses aspectos. Peça que os alunos respondam e postem em uma pasta específica para essa atividade no Google Drive, ou outros meios possíveis para vocês (e-mail, WhatsApp). Estabeleça um prazo e acompanhe seus alunos pelo grupo da turma.
Desenvolvimento
Depois de ler as respostas das duplas, faça um compilado e envie um novo áudio com comentários e destaques que você achar pertinentes. Aproveite as Orientações do Plano para enriquecer seu feedback aos alunos. Por escrito, solicite às duplas que pensem e escrevam 3 pontos que os textos têm em comum. Estabeleça um prazo e acompanhe seus alunos pelos canais de interação entre vocês.
Fechamento
Após esse processo, leia o que seus alunos levantaram e escreva um comentário encerrando esta aula, fazendo uma compilação do que há de semelhante entre os textos e o que é essencial em uma Carta de Reclamação. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula usando o passo a passo do Fechamento deste Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias para lerem as cartas deste plano, principalmente as três primeiras, que são bem interessantes pelo inusitado da situação. A primeira é um primor e atravessa uma questão muito interessante para a família discutir: brinquedo tem gênero? Faça a sugestão de leitura para as famílias, e aquelas que se engajarem na atividade podem enviar comentários sobre essa questão dos brinquedos. É um debate interessante de promover.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danuza Lima
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Como reclamar usando cartas de reclamação
Finalidade da aula: Estabelecer relações entre o contexto de produção das cartas de reclamação para reconhecimento de seus elementos composicionais.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Cartas de reclamação
Objeto(s) do conhecimento: Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros(carta de solicitação, carta de reclamação, petição online, carta aberta, abaixo-assinado, proposta etc.) Apreciação e réplica.
Prática de linguagem:Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP17
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação / apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: caneta, caderno, lápis; computador, notebook ou celular com acesso à internet ; projetor.
Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito , inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença , há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” . É importante ressaltar que uma das características mais específicas da cartas de reclamação é o seu caráter persuasivo, por utilizarem-se do discurso argumentativo para convencer o outro a solucionar determinado problema, este por sua vez, de ordem individual e/ ou coletiva.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem sentir dificuldade em compreender os elementos organizacionais do gênero, tais como “remetente”, “local”, “data”, “expressões de despedida”, “linguagem cordial, tendo em vista ser o primeiro contato direto com o gênero
Referências sobre o assunto:
NASCIMENTO DA SILVA, Leila . A carta: um gênero textual comum na vida das crianças, in: A paragrafação em cartas de reclamações escritas por crianças (dissertação de mestrado). Pernambuco: UFPE, 2007.
Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4557/1/arquivo5459_1.pdf
Neste artigo, é possível encontrar além da definição do gênero, o trabalho de produção textual com alunos do 6º ano de escolas públicas.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade in: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
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