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Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de reclamação e Apresentações de propostas orais, no campo de atuação na vida pública, podendo integrar-se também ao campo jornalístico-midiático.
Materiais necessários: Rótulos de produtos diversos, tais como: caixas de aparelhos celular, rótulos de produtos alimentícios, caixas de calçados, etc. Nesta aula também será necessário o uso de equipamentos eletroeletrônicos: celular, tablet ou computador, desde que tenham acesso a internet.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em localizar o órgão e/ou plataforma para reclamação do produto, pois podem não ter o costume de pesquisar este tipo de conteúdo.
Orientações ao professor: Solicite previamente aos alunos que levem para sala de aula rótulos de produtos diversos e embalagens. Uma sugestão seria o próprio professor levar os rótulos.
Atenção: Para esta aula, é necessário o uso de aparelhos eletrônicos com acesso a internet. Pode-se solicitar dos alunos o uso do celular em sala, porém, caso não haja possibilidade do uso dessas tecnologias, pode-se optar pela biblioteca escolar ou ainda há a alternativa do professor levar para a sala de aula o material necessário para a pesquisa. A sala também deve ser organizada em equipes, as cadeiras já deverão estar dispostas e os materiais necessários contendo rótulos, caso o professor os leve, já devem estar sobre as mesas de cada equipe.
Tempo sugerido: 50 minutos
Informações sobre o gênero estudado:
Já as cartas de reclamação é um gênero textual de caráter epistolar expressam a necessidade de um sujeito , inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença , há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” .
Referências sobre o assunto:
DA SILVA, Leila Nascimento, LEAL, Telma Ferraz. Caracterizando o gênero carta de reclamação.
Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss12_07.pdf
LEAL, T.F. Produção de textos na escola: a argumentação em textos escritos por crianças. Tese de Doutorado. Recife: UFPE, Pós-graduação em Psicologia Cognitiva, 2003.
WILSON, V. Cartas de reclamação: um gênero de discurso expressivo. Anais do V Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Cadernos do CNLF, Série V, no.01, Rio de Janeiro, 2001.
SCHNEUWLY, B.& DOLZ. J (2004). Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino in: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Critérios de textualização: visão geral in: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Informações ao professor:
O SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor é uma ferramenta utilizada no meio comercial desde o século XX e tem por objetivo estabelecer um contato direto com o cliente para resolver problemas, propor soluções melhorias ao produto, tirar dúvidas e fazer eventuais reclamações, para tanto, algumas empresas podem trabalhar com diversos canais para contato com o cliente, tais como telefones ou e-mail. Outra forma de contato com o vendedor, são as plataformas e espaços virtuais de reclamação, são sites abertos e gratuitos na internet, no qual o cliente pode “dar nota” a um determinado produto ou serviço, fazer resenhas para futuros clientes e até mesmo, fazer reclamações. É simples e fácil e como as plataformas possuem cunho colaborativo, a empresa pode responder ao cliente e iniciar um diálogo direto.
Materiais complementares: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/quais-sao-e-como-funcionam-os-sites-de-reclamacoes-na-internet.html. Acesso em 02 de agosto de 2018, às 19h e 30. Neste link é possível encontrar um bom material sobre como funcionam os sites ou plataformas de reclamação na internet. Pode ser utilizado, a título de estudos pelo professor, ou ser disponibilizado para o aluno, a fim deste aprofundar seus conhecimentos.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
1. Distribua o texto disponibilizado para esta aula.
Disponível no link
2. Solicite que os alunos (ainda em equipes) leiam o texto e anotem suas impressões sobre ele, como ele está escrito, como está organizado na folha, o que ele traz de informações. Trata-se de uma carta de reclamação de um garoto de 6 anos que encontrou pedaços de plástico dentro do pacote de seu salgadinho preferido. Espera-se que com a leitura da carta, os alunos consigam associar a primeira etapa da aula a esta outra forma de reclamação, a carta.
Este é o primeiro contato dos alunos com o gênero, é preciso questioná-los sobre o formato do texto, sua apresentação e organização, por isso, circule entre eles e descubra o que anotam. Será satisfatório se entre seus apontamentos estejam os seguintes pontos:
3. Circule pela sala, auxiliando os alunos em suas descobertas.
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1. A partir do que os alunos trouxeram nas apresentações das equipes,, faça uma síntese coletiva do que foi descoberto nesta aula. Anote no quadro como fechamento. Sugestões de apontamentos:
2. Busque enfatizar o gênero textual “Carta de Reclamação” como uma das formas de reclamar de um produto, mas sem dar muitos detalhes sobre o gênero.
Informações ao professor: este é um momento de diálogo e resgate dos conhecimentos prévios dos alunos, é importante o bom direcionamento da aula, dando ênfase a função social da escrita e a funcionalidade da carta de reclamação, como uma das formas de se reclamar um produto.
Para início de estudos, recomendamos que o professor faça a leitura da primeira parte do livro, Critérios de textualização do livro “Produção textual, análise de gêneros e compreensão”, de Luiz Antônio Marcuschi que aborda o estudo da língua, enquanto fenômeno social, através do estudo e produção de gêneros textuais, na perspectiva de um ensino voltado para a aplicação dos conhecimentos linguísticos na vida cotidiana, para também compreender o mundo. Neste capítulo, Marcuschi propõe sete critérios de textualização, coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, intertextualidade, informatividade. Para esta aula, é importante a leitura especial dos critérios de Situacionalidade e intencionalidade para compreender a situação e o contexto de produção do gênero.
“O critério de situacionalidade refere-se ao fato de relacionarmos o evento textual à situação (social, cultural, ambiente etc.) em que ele ocorre (Cf. Beaugrande, 1997: 15). Em certo sentido, todo o texto conserva em si traços da situação a que se refere ou na qual deve operar. A situacionalidade pode ser vista como um critério de adequação textual” (MARCUSCHI, 2008, p.128,129).
“O critério da intencionalidade, centrado basicamente no produtor do texto, considera a intenção do autor como fator relevante para a textualização. Tanto assim, que se costuma indagar: o que é que o autor deste texto pretende? Resta saber se esta indagação é sobre a intencionalidade do autor ou sobre os conteúdos transmitidos pelo texto.” (MARCUSCHI, 2008, p.126).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); programa de edição de imagem básico do celular (Google Fotos) ou do computador (Paint).
Introdução
Envie um áudio aos alunos dizendo que irão trabalhar com formas de reclamar de um produto. No áudio, faça perguntas retóricas do tipo: “Quem nunca comprou algo estragado, ou que era bem diferente da propaganda?” e “O que fazer quando acontece isso?”. Você pode, inclusive, citar alguns exemplos do cotidiano dos alunos. Avise que irá lhes enviar uma atividade e as devidas orientações por escrito.
Desenvolvimento
Antes de enviar aos alunos a carta de reclamação, disponível nos Materiais deste Plano, converta-a para imagem, para que eles possam escrever sobre ela no celular ou no computador, usando um programa básico de edição. Caso não seja possível, envie a carta por WhatsApp ou e-mail e combine a melhor forma para os alunos anotarem marcações nela. Deverão marcar e destacar na carta:
- O local e a data da carta;
- O nome da pessoa que reclama do produto;
- O nome da empresa que recebe a reclamação;
- O nome do produto sobre o qual se reclama;
- O assunto da reclamação.
Estabeleça um prazo para as marcações e acompanhe-os pelos canais combinados por vocês. Você pode sugerir que façam uma legenda de cores para cada item.
Fechamento
Após esse processo, leia as marcações feitas por seus alunos e faça uma compilação das percepções deles, destacando o que você achar pertinente. Envie essas observações por escrito ou por áudio, junto com a resposta da atividade, para que se autoavaliem. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula usando o passo a passo do Fechamento deste Plano.
Convite às famílias
Você pode sugerir às famílias que escolham alguns produtos em casa para observar as embalagens e verificar se há um número telefônico chamado “SAC”. Oriente-os a pesquisar sobre o que é SAC e por que as embalagens e rótulos trazem isso. Incentive as famílias que descobrirem as respostas a compartilhá-las no grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danuza Lima
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: SAC, plataformas , espaços virtuais e cartas de reclamação
Finalidade da aula: Análise e investigação de plataformas e espaços virtuais de reclamação para ampliação das possibilidades de produção de cartas de reclamação.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Cartas de reclamação / apresentação de propostas orais.
Objeto(s) do conhecimento: Contexto de produção, circulação e recepção de textos, e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social / Estratégias, procedimentos de leitura, em textos reivindicatórios e propositivos.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: (EF67LP16), (EF67LP18)
Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de reclamação e Apresentações de propostas orais, no campo de atuação na vida pública, podendo integrar-se também ao campo jornalístico-midiático.
Materiais necessários: Rótulos de produtos diversos, tais como: caixas de aparelhos celular, rótulos de produtos alimentícios, caixas de calçados, etc. Nesta aula também será necessário o uso de equipamentos eletroeletrônicos: celular, tablet ou computador, desde que tenham acesso a internet.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em localizar o órgão e/ou plataforma para reclamação do produto, pois podem não ter o costume de pesquisar este tipo de conteúdo.
Orientações ao professor: Solicite previamente aos alunos que levem para sala de aula rótulos de produtos diversos e embalagens. Uma sugestão seria o próprio professor levar os rótulos.
Atenção: Para esta aula, é necessário o uso de aparelhos eletrônicos com acesso a internet. Pode-se solicitar dos alunos o uso do celular em sala, porém, caso não haja possibilidade do uso dessas tecnologias, pode-se optar pela biblioteca escolar ou ainda há a alternativa do professor levar para a sala de aula o material necessário para a pesquisa. A sala também deve ser organizada em equipes, as cadeiras já deverão estar dispostas e os materiais necessários contendo rótulos, caso o professor os leve, já devem estar sobre as mesas de cada equipe.
Tempo sugerido: 50 minutos
Informações sobre o gênero estudado:
Já as cartas de reclamação é um gênero textual de caráter epistolar expressam a necessidade de um sujeito , inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença , há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” .
Referências sobre o assunto:
DA SILVA, Leila Nascimento, LEAL, Telma Ferraz. Caracterizando o gênero carta de reclamação.
Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss12_07.pdf
LEAL, T.F. Produção de textos na escola: a argumentação em textos escritos por crianças. Tese de Doutorado. Recife: UFPE, Pós-graduação em Psicologia Cognitiva, 2003.
WILSON, V. Cartas de reclamação: um gênero de discurso expressivo. Anais do V Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Cadernos do CNLF, Série V, no.01, Rio de Janeiro, 2001.
SCHNEUWLY, B.& DOLZ. J (2004). Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino in: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Critérios de textualização: visão geral in: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
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