Plano de aula: SAC, plataformas , espaços virtuais e cartas de reclamação

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de reclamação e Apresentações de propostas orais, no campo de atuação na vida pública, podendo integrar-se também ao campo jornalístico-midiático.

Materiais necessários: Rótulos de produtos diversos, tais como: caixas de aparelhos celular, rótulos de produtos alimentícios, caixas de calçados, etc. Nesta aula também será necessário o uso de equipamentos eletroeletrônicos: celular, tablet ou computador, desde que tenham acesso a internet.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em localizar o órgão e/ou plataforma para reclamação do produto, pois podem não ter o costume de pesquisar este tipo de conteúdo.

Orientações ao professor: Solicite previamente aos alunos que levem para sala de aula rótulos de produtos diversos e embalagens. Uma sugestão seria o próprio professor levar os rótulos.

Atenção: Para esta aula, é necessário o uso de aparelhos eletrônicos com acesso a internet. Pode-se solicitar dos alunos o uso do celular em sala, porém, caso não haja possibilidade do uso dessas tecnologias, pode-se optar pela biblioteca escolar ou ainda há a alternativa do professor levar para a sala de aula o material necessário para a pesquisa. A sala também deve ser organizada em equipes, as cadeiras já deverão estar dispostas e os materiais necessários contendo rótulos, caso o professor os leve, já devem estar sobre as mesas de cada equipe.

Informações sobre o gênero estudado:

Já as cartas de reclamação é um gênero textual de caráter epistolar expressam a necessidade de um sujeito , inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença , há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” .

Referências sobre o assunto:

DA SILVA, Leila Nascimento, LEAL, Telma Ferraz. Caracterizando o gênero carta de reclamação.

Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss12_07.pdf

LEAL, T.F. Produção de textos na escola: a argumentação em textos escritos por crianças. Tese de Doutorado. Recife: UFPE, Pós-graduação em Psicologia Cognitiva, 2003.

WILSON, V. Cartas de reclamação: um gênero de discurso expressivo. Anais do V Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Cadernos do CNLF, Série V, no.01, Rio de Janeiro, 2001.

SCHNEUWLY, B.& DOLZ. J (2004). Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino in: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Critérios de textualização: visão geral in: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Tema da aula

Orientações:

• Leia o tema para a turma. Ao ler o tema da aula para os alunos, explique que, nesta aula, irão analisar o que esta pergunta tem a ver com os rótulos e embalagens que estão sobre as mesas.

Informações ao professor:

O SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor é uma ferramenta utilizada no meio comercial desde o século XX e tem por objetivo estabelecer um contato direto com o cliente para resolver problemas, propor soluções melhorias ao produto, tirar dúvidas e fazer eventuais reclamações, para tanto, algumas empresas podem trabalhar com diversos canais para contato com o cliente, tais como telefones ou e-mail. Outra forma de contato com o vendedor, são as plataformas e espaços virtuais de reclamação, são sites abertos e gratuitos na internet, no qual o cliente pode “dar nota” a um determinado produto ou serviço, fazer resenhas para futuros clientes e até mesmo, fazer reclamações. É simples e fácil e como as plataformas possuem cunho colaborativo, a empresa pode responder ao cliente e iniciar um diálogo direto.

Materiais complementares: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/quais-sao-e-como-funcionam-os-sites-de-reclamacoes-na-internet.html. Acesso em 02 de agosto de 2018, às 19h e 30. Neste link é possível encontrar um bom material sobre como funcionam os sites ou plataformas de reclamação na internet. Pode ser utilizado, a título de estudos pelo professor, ou ser disponibilizado para o aluno, a fim deste aprofundar seus conhecimentos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos