Texto para impressão
Texto para impressão
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de reclamação e Apresentações de propostas orais, no campo de atuação na vida pública, podendo integrar-se também ao campo jornalístico-midiático.
Materiais necessários: Rótulos de produtos diversos, tais como: caixas de aparelhos celular, rótulos de produtos alimentícios, caixas de calçados, etc. Nesta aula também será necessário o uso de equipamentos eletroeletrônicos: celular, tablet ou computador, desde que tenham acesso a internet.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em localizar o órgão e/ou plataforma para reclamação do produto, pois podem não ter o costume de pesquisar este tipo de conteúdo.
Orientações ao professor: Solicite previamente aos alunos que levem para sala de aula rótulos de produtos diversos e embalagens. Uma sugestão seria o próprio professor levar os rótulos.
Atenção: Para esta aula, é necessário o uso de aparelhos eletrônicos com acesso a internet. Pode-se solicitar dos alunos o uso do celular em sala, porém, caso não haja possibilidade do uso dessas tecnologias, pode-se optar pela biblioteca escolar ou ainda há a alternativa do professor levar para a sala de aula o material necessário para a pesquisa. A sala também deve ser organizada em equipes, as cadeiras já deverão estar dispostas e os materiais necessários contendo rótulos, caso o professor os leve, já devem estar sobre as mesas de cada equipe.
Tempo sugerido: 50 minutos
Informações sobre o gênero estudado:
Já as cartas de reclamação é um gênero textual de caráter epistolar expressam a necessidade de um sujeito , inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença , há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” .
Referências sobre o assunto:
DA SILVA, Leila Nascimento, LEAL, Telma Ferraz. Caracterizando o gênero carta de reclamação.
Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss12_07.pdf
LEAL, T.F. Produção de textos na escola: a argumentação em textos escritos por crianças. Tese de Doutorado. Recife: UFPE, Pós-graduação em Psicologia Cognitiva, 2003.
WILSON, V. Cartas de reclamação: um gênero de discurso expressivo. Anais do V Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Cadernos do CNLF, Série V, no.01, Rio de Janeiro, 2001.
SCHNEUWLY, B.& DOLZ. J (2004). Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino in: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Critérios de textualização: visão geral in: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Informações ao professor:
O SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor é uma ferramenta utilizada no meio comercial desde o século XX e tem por objetivo estabelecer um contato direto com o cliente para resolver problemas, propor soluções melhorias ao produto, tirar dúvidas e fazer eventuais reclamações, para tanto, algumas empresas podem trabalhar com diversos canais para contato com o cliente, tais como telefones ou e-mail. Outra forma de contato com o vendedor, são as plataformas e espaços virtuais de reclamação, são sites abertos e gratuitos na internet, no qual o cliente pode “dar nota” a um determinado produto ou serviço, fazer resenhas para futuros clientes e até mesmo, fazer reclamações. É simples e fácil e como as plataformas possuem cunho colaborativo, a empresa pode responder ao cliente e iniciar um diálogo direto.
Materiais complementares: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/quais-sao-e-como-funcionam-os-sites-de-reclamacoes-na-internet.html. Acesso em 02 de agosto de 2018, às 19h e 30. Neste link é possível encontrar um bom material sobre como funcionam os sites ou plataformas de reclamação na internet. Pode ser utilizado, a título de estudos pelo professor, ou ser disponibilizado para o aluno, a fim deste aprofundar seus conhecimentos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).