
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Leitura de histórias para bebês
Contextos prévios:
Com a finalidade de demonstrar possibilidades quanto ao desenvolvimento da proposta, utilizaremos para exemplificação o livro “Curumim”, da editora Positivo. Outros livros, como “A pena perdeu um passarinho”, também da editora Positivo, e “A flor do mato”, da editora Bergamota, são boas sugestões para atividades como essa. O professor deve conhecer previamente a história selecionada para que possa conduzir a leitura com tranquilidade e favorecer as interações dos bebês com o enredo. Selecione variados livros que tenham contextos parecidos e os reserve em uma cesta de vime. Os recursos representativos sugeridos devem ser substituídos de acordo com a história escolhida a fim de caracterizar determinado enredo. Lembre-se que é importante garantir a escolha de livros de qualidade e para tanto, você pode ter como referência: a qualidade das ilustrações, a presença de uma narrativa, evitar textos que apenas descrevam as ilustrações, livros com autor e editora e narrativas que abordem as situações cotidianas da vida das crianças.
Materiais:
Livro “Curumim” e um boneco de pano que o represente. Cesta de vime com variados livros de enredos semelhantes ao selecionado para a atividade. As frutas disponíveis na creche dentro de uma bacia de plástico. Algumas almofadas para dar sustentação aos bebês menores e duas cangas de praia (ou algo similar). Aparelho sonoro de pilha ou bateria (rádio, notebook ou celular) para colocar as canções sugeridas no plano. Câmera fotográfica para os registros de documentação pedagógica.
Espaços:
Realize a atividade no jardim da creche e com todo o grupo de bebês. Organize as cangas embaixo da sombra de uma árvore, por exemplo, e disponha as almofadas ao entorno delas criando um círculo. Acomode a cesta de vime com livros na centralidade do ambiente. Coloque o livro principal “Curumim” na posição vertical, em cima dos livros da cesta e, ao lado dela, posicione o boneco de pano que representa o personagem principal. Inicialmente, deixe a bacia com as frutas higienizadas em um canto mais distante. Posicione o aparelho sonoro em um canto do ambiente.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais são as reações dos bebês ao reconhecerem os elementos presentes nas imagens da história? Como eles comunicam essa identificação?
2. Como os bebês imitam os gestos e as entonações de voz que o adulto realiza ao apresentar o enredo do livro?
3. De quais maneiras os bebês expressam suas necessidades e descobertas? Quais movimentos corporais apresentam para se comunicar?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês participem da proposta e se envolvam no momento da leitura, interagindo com o adulto-leitor e com o enredo do livro. Favoreça a diversidade de exploração dos materiais que compõe o ambiente por meio da manipulação e da descrição. Incentive o grupo a vivenciar e a observar a natureza com atenção.
1
Um ambiente convidativo promove o interesse na proposta pelos bebês. Deste modo, organize o espaço em que a atividade será desenvolvida a fim de oportunizar situações exploratórias pelo grupo. Ainda em sala, conte aos bebês sobre a proposta de leitura do livro “Curumim”, que será realizada no jardim da creche, e crie expectativas sobre as descobertas e brincadeiras que poderão acontecer. Convide-os a se deslocarem até o local preparado e auxilie todos no deslocamento, principalmente os bebês que necessitam de ajuda para locomoção. Registre esses momentos, quando possível.
Possíveis falas do professor neste momento: pessoal, eu trouxe uma surpresa para vocês! Sim, é algo bem diferente do que estamos acostumados. Preparei um espaço de leitura confortável e divertido lá no jardim!
Possíveis ações da criança neste momento: os bebês podem sorrir e bater palmas, demonstrando encantamento pela proposta.
2
Permita a exploração espontânea e apoie as iniciativas de investigação do grupo em relação aos materiais disponibilizados (cesta de vime, boneco de pano, livros variados, almofadas e cangas de praia). Deixe os bebês folhearem o livro “Curumim”, analisarem os outros livros, trocarem as almofadas de lugar, rolarem sobre as cangas e brincarem com o boneco de pano. Ofereça suporte corporal e auxilie a busca pelo objeto de interesse dos bebês menores, possibilitando diferenciados momentos de interações. Incentive a observação atenta e o contato respeitoso com elementos da natureza. Após esse momento, convide os bebês do grupo a se acomodarem confortavelmente em volta das cangas, explicitando que agora você apresentará o livro “Curumim”. Auxilie-os a se organizarem um ao lado do outro, formando o círculo conforme a disposição das almofadas.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem aguardar com expectativa o início da leitura, apresentando ações como sorrir, bater palmas, manipular os materiais e os elementos naturais, demonstrando encantamento pela proposta.
3
Com o livro e o boneco de pano em mãos, comece a apresentação explorando a capa e os elementos que a compõe. Use diferentes entonações de voz e variadas expressões faciais de acordo com as características do enredo ou do personagem. Torne-se parte da narrativa ao brincar e interagir com o boneco, por meio de gestos e movimentos. Faça as pausas necessárias para que o grupo possa apreciar e identificar os elementos presentes nas imagens do livro. Motive os bebês a apontarem e a nomearem esses elementos figurativos da história, colaborando com comparações entre as imagens do livro e a realidade vivenciada. Encoraje os bebês a se envolverem nessa proposta imitando suas falas e expressões, para que, assim, cada um deles possa fazer a leitura. Incentive o grupo a participar da leitura por meio de balbucios, palavras, gestos, movimentos e brincadeiras de imitação do ato de ler, valorizando as diversas formas de comunicação.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem relacionar o enredo do livro com a vivência do momento e, assim, interagir com o professor e com os colegas ao comunicarem suas descobertas.
4
Finalizada a leitura, pergunte aos bebês sobre suas brincadeiras e comidas preferidas, correlacionando-as com o cotidiano do Curumim apresentado no livro. Faça os questionamentos ao grupo e garanta que todos os bebês se expressem, cada um a seu modo. Em seguida, pegue a bacia de frutas e ofereça a eles. Enquanto distribui as frutas, conforme as preferências dos bebês, relembre a relação que o Curumim tem com as que ele colhe. Permita que os bebês explorem o contexto apresentado e os incentive a protagonizar divertidas brincadeiras, apoiando suas iniciativas de investigação em relação ao ambiente natural. Ligue o aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular) para colocar a canção "Indiozinhos", do personagem Bob Zoom, e as músicas "A canoa virou" e"Peixe vivo", do grupo Palavra Cantada, para que o grupopermaneça envolvido na temática do livro. Você pode também, convidar os bebês para escutar os sons da natureza, tal como os índios fazem ou convidá-los a brincar de imitar outras ações e comportamentos dos índios que aparecem na história lida.
Para finalizar:
Sinalize o encerramento da atividade e indique o que será feito posteriormente. Prepare anteriormente o ambiente para a transição de momentos e para as etapas subsequentes. Leve para o espaço da brincadeira alguns fantoches, caixa de encaixes sólidos, cesto de brinquedos favoritos para oferecer outra opção ao bebê que se interessar por outra atividade, concedendo autonomia para suas escolhas. Após um momento, anuncie novamente o término da brincadeira e convide o grupo a colaborar com a organização dos materiais, reconhecendo as tentativas de participação. Cante uma música que marque os momentos de finalização de atividades.
Se possível, apresente ao grupo o vídeo "Lenda da Caipora", da Turma do Folclore, para ampliar o repertório de diferentes linguagens com contextos semelhantes. Nesta faixa etária, os bebês necessitam da repetição para dar continuidade às ações exploratórias e assimilar os conteúdos abordados. Deste modo, coloque os materiais utilizados na sala de referência e faça a leitura do livro em outros momentos ao longo dos dias. O professor poderá fazer adaptações na ambientalização sugerida para desenvolver a atividade em outros locais, como na sala ou pátio.Esta proposta pode ser desenvolvida ao longo do ano. É necessário apenas variar os títulos, modificar os ambientes e trocar os recursos representativos de acordo com o enredo selecionado.
Para que as famílias se envolvam e valorizem as leituras de histórias, prepare um varal com algumas fotografias que fazem parte dos registros pedagógicos. Utilize barbante ou corda de nylon para fazer o varal. Coloque as fotos, intercalando com breves relatos de situações que observou durante a atividade. Disponha o varal próximo a sala de referência para que fique acessível a apreciação das famílias, funcionários e crianças da creche.
Apresente a proposta
Convide as famílias para um encontro virtual com os bebês e conte uma das histórias preferidas deles na escola. Envolva os participantes de forma animada e criativa, variando a entonação da voz e mostrando as imagens que mais despertavam interesse. Faça pausas e mostre objetos que tem em casa, estabelecendo relação com a história para despertar a curiosidade. Mostre-se disponível para acolher os sentimentos e expressões dessa vivência à distância. Converse sobre esses momentos e sobre a saudade, então amenizada pelo encontro virtual. Explique, de forma breve, a importância de ter esses momentos de leitura em casa, junto com a família, porque eles unem e fortalecem laços afetivos, gerando segurança para o grupo familiar. Se o encontro não for possível, grave um pequeno vídeo e envie fotos desses momentos na escola. Ao final, convide: “Que tal fazer uma série de leituras em casa, com os bebês, de forma divertida e animada como essa?” Envie sugestões pela plataforma que sua rede utiliza para se comunicar ou via WhatsApp.
Adaptações necessárias
Você poderá indicar as histórias sugeridas nos planos, que trazem excelentes obras, para garantir a qualidade. Sugira que usem livros físicos ou envie fotos deles pelo seu celular, para que possam imprimi-las ou reproduzi-las em algum dispositivo de acesso coletivo. Explique que é recomendado que leiam antes a história selecionada para que possam conduzir a leitura de forma mais tranquila, favorecendo as interações do bebê. Oriente que usem os materiais que tiverem disponíveis para fazer referência às histórias, uma vez que não é recomendado sair às compras nesse momento. De acordo com o contexto familiar, você poderá ainda sugerir um livro digital disponível na internet, como os que são oferecidos pelo projeto “Eu leio para uma criança”, disponível aqui. É importante que o bebê seja acompanhado durante todas as atividades para sua segurança. Se possível, sugira que um familiar registre enquanto outro lê ou brinca com ele. Ao final de cada atividade, convide-os a escrever ou gravar um áudio relatando, de forma breve, como foi a vivência.
Sugira às famílias
Convide os familiares a deixar o bebê em uma posição que favoreça a interação durante os momentos de leitura das histórias. É importante que valorizem, validem e acolham as diferentes formas de expressão e participação deles, pausando e retomando a leitura se necessário.
1) No plano “Leitura aconchegante para bebês”, oriente os familiares para que um deles faça a leitura para o bebê. Desta forma, estreitam-se os laços e aprofundam-se os vínculos que os unem afetivamente. Sugira que ele convide o bebê a ficar no colo ou sentar-se bem pertinho, da forma como for mais confortável no momento. Sugira ainda que repitam essa atividade fazendo a mesma leitura antes ou depois do banho, cada dia por um familiar, por exemplo. Para ficar mais animado, podem brincar com as almofadas que deixam o espaço aconchegante, fazendo um divertido “cadê/achou”.
2) Durante a “Leitura divertida para bebês”, oriente que permitam a manipulação dos elementos representativos que estarão disponíveis, incentivando o bebê a explorar e brincar com eles. Convide-os a fazer pausas durante a leitura e instigar a curiosidade dele sobre determinados aspectos presentes, como, por exemplo, uma imagem. Proponha momentos animados, como diferentes entonações de voz e expressões faciais que imitam as características do tema ou do contexto.
3) Durante o plano “Leitura entre pares para bebê”, convide outro familiar a fazer parceria com o bebê. Pode ser um irmão. Se não houver outra criança em casa, um adulto assume esse lugar. Proponha que o familiar leitor favoreça a interação e trocas de gestos carinhosos e afetivos entre eles. Podem projetar as imagens na tela do celular, notebook ligado na TV ou fazer o projetor caseiro, como o plano sugere, de acordo com a disponibilidade de cada grupo. O importante é que pratiquem a escuta de uma história de forma interativa com um par e se divirtam juntos!
4) Para a atividade “Leitura musical para bebês”, oriente que escolham um ambiente com espaço suficiente para que possam movimentar o corpo livremente. Sugira que disponibilizem utensílios de cozinha para obter sons e criar representações dos personagens da história. Proponha que batuquem ao ler sobre uma batida na porta, por exemplo, e sejam imitados pelo bebê, de forma animada e divertida para ambos.
5) Convide o grupo familiar a organizar o espaço com os elementos representativos e participar juntos da “Leitura em pequenos grupos para os bebês”. As experimentações sensoriais sugeridas podem ser realizadas com tecidos e caixas, como, por exemplo, entrar no carro (caixa) e sentir o vento na cabeça (tecido passando levemente, fazendo cócegas), ou outros materiais que tenham em casa e façam referência à história. Sugira que façam isso de forma interativa e divertida, colocando os familiares como personagens da história escolhida.
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a enviar, pela plataforma que sua rede disponibiliza ou pelo WhatsApp, os registros das leituras que fizeram em casa junto aos relatos das vivências. Socialize com as outras famílias, pois, por meio dessas trocas, uma poderá se inspirar na prática da outra para se divertir ainda mais em casa. No retorno, organize-se para expor algumas fotos intercaladas com os relatos das famílias. Você poderá colocá-las num varal próximo à sala de referência para que fiquem acessíveis a toda a comunidade. Inclua uma breve descrição do que observou durante essas propostas. Desta forma, será possível reviver na escola as memórias afetivas desses momentos significativos em casa. E as experiências vividas em casa terão conexão com as escolares, dando suporte ao retorno.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Silva
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.
(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
Abordagem didática: Apresentar livros aos bebês é fundamental para a construção da atenção e da sensibilidade para a leitura como prática de escuta individual e coletiva. Pegar, manusear ou folhear esses objetos desperta a curiosidade das crianças e permite a criação de uma relação de intimidade com eles. E quando em contato com histórias diversas, os bebês podem ampliar o vocabulário e, principalmente, imergir na fronteira entre a imaginação e a realidade, conhecendo novas aventuras, ambientes e personagens.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: