Plano de Aula

Plano de aula: Brincadeiras com linguagem: Leitura de História

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras com a linguagem

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Anteriormente a proposta, tenha conhecimento da história utilizada. Como sugestão você pode utilizar “Bruxa, bruxa, venha à minha festa”, de Audrey Wood

Materiais:

Você precisará de uma história.Busque nos seus meios de pesquisa de costume uma história incrível. Você pode contar “Bruxa, bruxa, venha à minha festa”, de Arden Druce.

Um aparelho para reproduzir o som (caso queira sonorizar o ambiente com uma música instrumental), tule para a tenda e acessórios para a montagem (gancho, por exemplo), livro da história, almofadas ou travesseiros para tematizar, gravuras presentes no livro (para isso, providencie cópias e plastifique-as encapando com plástico, para que fiquem bem resistentes ao manuseio), máquina fotográfica ou celular para registro.

Espaços:

Prepare o ambiente previamente de forma atrativa aos bebês. Se desejar, sonorize o ambiente. Coloque no canto da sala de referência uma grande tenda de tule e almofadas, para ficar mais aconchegante. Deixe as gravuras disponíveis para instigar o interesse dos bebês (num cesto ou varal, de acordo com a disponibilidade do local).

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como o livro desperta o interesse dos bebês pela história? De que maneira os bebês demonstram interesse ao ouvir a história (acompanham atentamente com o olhar, observando as ilustrações)?

2. Como acontece a imitação entre eles e o adulto presente? Que tipo de repertório é ampliado, variações de entonação, gestos realizados pelos adultos ao recontar a história, modo de segurar o livro, virar as páginas etc.?

3. Durante a brincadeira cantada, que emoções, necessidades e desejos são expressados corporalmente? Que movimentos fazem, quais partes do corpo mais usam?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Convide os bebês e incentive a participação de todos. Propicie um espaço seguro para eles. Esteja disponível em local próximo, garantindo que todos tenham acesso a tenda e aos itens ali dispostos. É preciso que os objetos estejam acessíveis para os que ainda não se locomovem com autonomia. Narre o que está acontecendo e faça com que seu corpo sirva de suporte para os movimentos deles e para acolhê-los quando se fizer necessário.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Converse com os bebês do grupo todo acerca da proposta que será realizada, ou seja, a leitura de uma história. Provoque encantamento e se expresse corporalmente. Observe quais as reações iniciais dos bebês. Diga: “veja...o que será que acontecerá aqui hoje? Vamos ver o que temos dentro da tenda?”.

É relevante que todas as ações e situações sejam conversadas com os bebês previamente. Registre, se possível, o momento com fotos, vídeos e pequenas anotações para reflexão posterior.


2

Durante a leitura da história os bebês estarão próximos a você. Observe aquele bebê que bate suas perninhas e estende seus braços para pegar o livro que está na mão do professor. Leia exatamente como está no livro, sem trocar palavras. Treine a leitura antes para ler com ritmo e entonação instigante, despertando interesse e curiosidade nos bebês.

Ofereça o livro e encoraje o bebê a contar a história também. Converse com eles sendo recíproco às suas ações e nomeie tudo o que acontece. Note como ocorre a interação dos bebês com o professor e quais suas reações no decorrer da história acerca dos acontecimentos narrados. Observe a exploração, expressão corpórea, imitação das falas, gestos e quais os pontos de maior interesse do grupo.


3

Mostre o livro onde a história está escrita e permita que os bebês explorem esse portador de texto. Chame atenção para as gravuras que estão com os demais bebês que, por hora, não estão manuseando o livro. Observe suas reações ao reconhecer algo comum para eles. Valide suas iniciativas e descobertas.

Possíveis ações das crianças neste momento: O bebê explora o livro, passa suas mãos pelas páginas, acariciando e sentindo as imagens que estão alí. Nesse momento, ele observa os outros bebês que exploram as gravuras, vai em direção a uma delas e retorna ao livro. O bebê vira as páginas como viu o professor fazendo anteriormente e a observa. Alterna seu olhar,ora para a gravura em sua mão ora para figura do livro. Permanece nessa ação por algum tempo. Após alguns minutos levanta seu olhar e o direciona ao professor, sorri e balbucia buscando comunicar algo.

Possíveis falas do professor neste momento: Veja! O que você encontrou? Sim, são iguais!


Para finalizar:

Com a aproximação da finalização da proposta, converse com os bebês e convide-os para começarem a organizar o espaço. Para ajudar na localização temporal, avise-os qual será o próximo acontecimento do dia, garantindo uma antecipação do que irá acontecer. Informe o quanto é importante organizar o espaço antes de seguirem para a próxima experiência. Valorize e encoraje as iniciativas dos bebês neste momento. Pode ser usada uma música que marque o momento de arrumação com o grupo, como “Nós vamos guardar”, de Fabiana Goddoy (Ninho Musical). Para quem já finalizou a participação na vivência, deixe disponível uma caixa com brinquedos preferidos.

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