Plano de aula: Compartilhando objeto de apego com novos amigos

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Famílias e objetos de apego

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Dê continuidade à atividade proposta (Brincando com os objetos de apego da escola). Para que ela aconteça, é necessário que os bebês já tenham participado de outras atividades com os objetos de apego e que o professor tenha feito uma observação sobre as preferências das crianças na escola. Essa proposta é importante contar com o apoio do professor de um outro grupo de crianças e que ele também esteja informado sobre a brincadeira com os objetos de apego dos bebês. Combine com o professor de outra turma um momento da rotina em que as crianças possam interagir com as outras e convide para que tragam objetos de apego para brincar e partilhar.Organize os objetos de apego em uma caixa grande, que comporte todos os itens, e prepare um local com espaço amplo, confortável para as duas turmas. Para fins de exemplificação da proposta de leitura, sugerimos o livro O bebê que sabia brincar, da editora Melhoramentos. Faça a leitura do livro antecipadamente para se apropriar da história a ser contada.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Investigação dos objetos de apego

Objetos de apego no momento de descanso

Objeto de apego meu e dos amigos

Brincando com os objetos de apego da escola

Brincando com os objetos e compartilhando com novos amigos

Materiais:

Objetos de apego, brinquedos da escola (bonecos e panos, peças de encaixe, etc), tapete ou tatame e livro previamente escolhido pelo professor.

Espaços:

Em um espaço amplo coloque tapetes ou tatames e organize os objetos de apego e os demais brinquedos previamente selecionados (bonecos e panos, peças de encaixe, etc) em locais separados e organizados, para que as crianças possam brincar e circular pelo local.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês interagiram entre si e com as outras crianças durante a brincadeira?

2. De que forma os bebês se comunicaram nos momentos de interação? De que maneira compartilharam seus objetos de apego ou brincadeiras?

3. Quais movimentos do corpo foram utilizados pelos bebês para exprimir emoc?o?es, necessidades e desejos?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês tenham apoio e se sintam confortáveis no espaço escolhido para a brincadeira com os objetos de apego.

O que fazer durante?

1

Para esta atividade, é importante que todos professores envolvidos estejam apropriados da proposta, pois ela deve ser feita com o grupo todo, de modo que as crianças sejam apoiadas em suas ações. Converse com os bebês informando que os amigos de outra sala irão brincar com eles e que trarão alguns objetos para partilhar ou brincar junto no momento da brincadeira.

Possíveis falas do professor neste momento: Hoje nós teremos uma visita muito especial. Os amigos da turma (fazer a referência sobre o grupo de criança) virão aqui na nossa sala para brincar. Vamos brincar juntos?

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês poderão bater palmas em sinal de entusiasmo. Outros poderão buscar os brinquedos e objetos de apego para começar a brincar.

2

Convide ogrande grupo de bebês para sentar-se perto de você e peça para que tragam consigo os objetos de apego. No espaço, informe aos bebês que você irá fazer a leitura de uma história, criando uma certa expectativa para esse momento. Faça a apresentação da história O bebê que sabia brincar. Mostre a capa do livro e as ilustrações. Leia a obra com entusiasmo e lembre-se de que ao fazer a leitura para um bebê você deve passar o encantamento da história. Acolha os comentários, gestos e balbucios dos bebês. Ao terminar a leitura converse sobre a história com eles. Registre, se possível, esses momentos com fotos e filmagens para fins de documentação pedagógica.

3

Após a leitura do texto, convide os bebês para brincar em pequenos grupos,sendo três bebês da sala e três crianças da outra turma, para que possam se conhecer e para garantir a interação e conhecer os objetos de apego. Incentive os bebês a brincar. Observe como se expressam durante a proposta. Atente-se para a forma de interação entre as crianças e os objetos de apego.

4

Durante a atividade, circule pelo espaço (você e outros professores) e, pouco a pouco, realize pequenas intervenções nos pequenos grupos que estão brincando com os objetos de apego. Ao se aproximar dos bebês, converse sobre a troca dos brinquedos e em especial brinque com eles. Pergunte para as crianças de quem é cada objeto e instigue a comunicação do grupo. Atente para a forma como os bebês estão interagindo entre si e com os adultos. Apoie as ações das crianças.

Possíveis falas do professor neste momento: Seus novos amigos trouxeram alguns brinquedos, dos quais eles também gostam bastante. Vamos conhecer o brinquedo? Você pode apresentá-lo? Como você brinca? Quer brincar junto?

Possíveis ações da criança neste momento: O bebê pode olhar atentamente para ver se ele gosta de algum dos objetos ou o bebê pode mesmo assim querer continuar com o seu próprio objeto de apego.

Para finalizar:

Para finalizar, informe aos bebês que todos devem guardar os objetos na caixa e esperar por uma próxima oportunidade de brincar junto com os colegas da outra. Faça a despedida dos colegas que estiveram brincando com eles na sala. Após a saída dos amigos, auxilie os bebês a guardar os objetos na mochila.