Plano de Aula
Plano de aula: Registros com riscantes no papelão
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Suportes para deixar marcas
Por: Bárbara de mello
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bárbara de Mello
Mentora: Keli Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base:
(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
(EI01EF07) Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.).
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
Abordagem didática: A possibilidade de os bebês deixarem marcas abre uma nova narrativa sobre a interação das crianças com o mundo do desenho e da escrita. Embora muitos autores afirmem que os primeiros registros das crianças ocorrem pelo prazer do movimento, desenhar e rabiscar permitem tornar concreto uma representação gráfica realizada pelo bebê. Apresentar diferentes suportes às crianças e ajudá-las a escolher instrumento, cor e o local onde marcar é incentivá-las a representar uma ideia por meio de um gesto e compartilhar isso com professores, pares e famílias.