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Plano de Aula
Plano de aula: Leitura em pequenos grupos de bebês
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Leitura de histórias para bebês
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Será utilizado o livro Alice vê, da editora DCL, com a finalidade de demonstrar possibilidades quanto ao desenvolvimento desta propostade leitura de histórias em pequenos grupos e com experimentações sensoriais por meio do uso de massinha caseira. Outros livros como Pipoca, um carneirinho e um tambor, também da editora DCL, e Asa de papel, da editora Formato, são boas sugestões para atividades como esta. Conheça previamente a história selecionada para que possa conduzir a leitura com tranquilidade e favorecer as interações dos bebês com o enredo. Os recursos representativos sugeridos devem ser substituídos de acordo com a história escolhida, a fim de caracterizar determinado enredo.
Materiais:
Livro Alice vê e um boneco para representar a personagem com aproximadamente 30 cm de altura, feito com massinhas caseiras e produzido com antecedência pelo professor. Espelho para as crianças se observarem e potes plásticos com diversas cores de massinhas; a receita pode ser verificada no vídeo Massinha caseira. Cesta de vime com diferentes suportes de escrita: livros interativo, de imagem, com fantoche etc. Algumas almofadas para dar sustentação aos bebês menores. Câmera fotográfica para os registros de documentação pedagógica.
Espaços:
Organize a atividade em um local da área externa e próximo à sala de referência, como na varanda ou no solário. Prepare os cantos de brincadeiras próximos uns dos outros, como por exemplo: 1. Espelho; 2. O livro e o boneco de massinha; 3. Potes com as massinhas caseiras; 4. Cesta de vime com livros diversos. Espalhe as almofadas pelos cantos do ambiente, para que possam ser utilizadas como suporte corporal aos bebês.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos com cada pequeno grupo.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como os bebês demonstram interesse pela história no momento de leitura? De que maneira eles observam as imagens? Como interagem com a leitura que o adulto faz?
2. Quais as maneiras de exploração dos bebês em relação aos diferentes suportes de escritas disponibilizados?
3. Quais são as reações deles nos momentos da leitura do livro? E nos momentos de brincadeiras com os objetos disponibilizados?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês participem da proposta e se envolvam no momento da leitura. Favoreça a exploração dos materiais que compõe o ambiente por meio da manipulação e da descriçãodesses, para que os bebês possam se apropriar dos recursos representativos da história do livro. Apoie as descobertas e incentive os momentos de observação do ambiente.
O que fazer durante?

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Arrume previamente a área externa selecionada para desenvolver a atividade, compondo um ambiente atrativo para descobertas. O espaço deve incitar situações exploratórias do grupo e fomentar uma diversidade de movimentos e de acolhimento, principalmente para os bebês menores, que necessitam de apoio para participar da atividade. Ainda em sala, conte aos bebês sobre a proposta de eles participarem de um momento de escuta da leitura do livro Alice vê, criando expectativas sobre as descobertas e as brincadeiras que poderão acontecer ao citar os elementos selecionados e disponibilizados no ambiente. Explicite que a atividade acontecerá em pequenos gruposde aproximadamente cinco bebês. Oriente a turma para que permaneça nas interações em sala enquanto acontece o rodízio de bebês. É essencial a presença de um segundo adulto nesses momentos devido aos processos a serem realizados, garantindo que todos os bebês disponham de apoio necessário. Convide o primeiro pequeno grupo a se deslocar até o local preparado e auxilie todos no deslocamento, principalmente os bebês que necessitam de ajuda para locomoção.
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Viabilize situações de exploração espontânea e apoie as iniciativas de investigação do pequeno grupo em relação aos elementos que compõe o ambiente, permitindo que os bebês folheiem o livro Alice vê, brinquem com o boneco de massinha caseira, analisem os outros suportes de leitura, manipulem a diversidade de massinhas, interajam com o espelhoao brincar com seus reflexos e troquem de lugar as almofadas disponibilizadas. Incentive a manipulação e a observação atenta dos materiais ofertados, propiciando divertidas descobertas de possibilidades a serem compartilhadas com os colegas. Após esse momento, convide os bebês do pequeno grupo para se acomodar confortavelmente em um canto do espaço, explicitando que apresentará o livro Alice vê. Posicione os bebês desse pequeno grupo bem próximo de você, acolhendo-os no colo ou lado a lado, de modo que eles possam segurar o livro e virar as páginas (caso já consigam realizar essa ação).
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Inicie a leitura do livro com os bebês explorando a capa, apresentando a personagem, citando o nome do autor e do ilustrador. Gesticule, use diferentes entonações de voz e pronuncie lentamente as palavras para que eles apreciem a narrativa. Faça as pausas necessárias para que possam interagir com o momento. Durante a leitura, traga os bebês para o centro da história apoiando suas ações e significando seus gestos, valorizando assim suas formas de expressão e de comunicação acerca do enredo apresentado. Finalize a leitura do livro relacionando a história com a experimentação dos cantos de explorações. Incentive o pequeno grupo a se relacionar com o ambiente assim como demonstrado no livro pela personagem, por meio da observação e dos sentidos. Neste momento, utilize um dos materiais indicados no Conteúdo Sugerido e cante uma parlenda e /ou coloque uma música para que os bebês possam também interagir por meio dos sons e dos ritmos.
Possíveis ações da criança neste momento: Durante a leitura, os bebês podem querer pegar o livro e virar as páginas. Eles podem buscar uma comunicação com a personagem ou imitar as ações do professor, cada um a seu modo, reconhecendo-se como parte da narrativa. Podem ainda interagir com o professor e com os colegas ao comunicarem suas descobertas.
Para finalizar:
Permita que o pequeno grupo continue explorando o ambiente após a leitura e sinalize que em breve a brincadeira será encerrada, indicando o que será feito posteriormente, como por exemplo, o retorno à sala de referência. A previsibilidade contribui para a transição de momentos e etapas subsequentes. Avise novamente sobre o término da atividade e convide os bebês para colaborar com a organização dos materiais. Cante uma música que marque os momentos de arrumação e finalização de atividades. Retorne ao grande grupo incentivando os bebês a brincar com os recursos da sala. Faça o convite a outro pequeno grupo de aproximadamente cinco bebês e repita a proposta de atividade fazendo os rodízios dos grupos até que contemple todos os bebês da turma.
Desdobramentos
Nesta faixa etária os bebês necessitam da repetição para dar continuidade às ações exploratórias, desse modo, esta atividade deverá ser realizada diversas vezes durante o ano. Coloque os materiais utilizados na sala de referência e faça a leitura do livro em outros momentos do cotidiano. Assim os bebês poderão brincar e apreciar o enredo dele novamente. Troque a obra principal e os recursos de caracterização para desenvolver a proposta com outra temática.
Engajando as famílias
Para que as famílias se envolvam e valorizem as leituras de histórias, prepare um varal com algumas fotografias que fazem parte dos registros pedagógicos. Utilize barbante ou corda de nylon para confeccioná-lo. Coloque as fotos intercaladas com breves relatos de situações que você observou durante a atividade. Disponha o varal próximo à sala de referência, para que fique acessível à apreciação das famílias, funcionários e crianças da escola.
Apresente a proposta
Convide as famílias para um encontro virtual com os bebês e conte uma das histórias preferidas deles na escola. Envolva os participantes de forma animada e criativa, variando a entonação da voz e mostrando as imagens que mais despertavam interesse. Faça pausas e mostre objetos que tem em casa, estabelecendo relação com a história para despertar a curiosidade. Mostre-se disponível para acolher os sentimentos e expressões dessa vivência à distância. Converse sobre esses momentos e sobre a saudade, então amenizada pelo encontro virtual. Explique, de forma breve, a importância de ter esses momentos de leitura em casa, junto com a família, porque eles unem e fortalecem laços afetivos, gerando segurança para o grupo familiar. Se o encontro não for possível, grave um pequeno vídeo e envie fotos desses momentos na escola. Ao final, convide: “Que tal fazer uma série de leituras em casa, com os bebês, de forma divertida e animada como essa?” Envie sugestões pela plataforma que sua rede utiliza para se comunicar ou via WhatsApp.
Adaptações necessárias
Você poderá indicar as histórias sugeridas nos planos, que trazem excelentes obras, para garantir a qualidade. Sugira que usem livros físicos ou envie fotos deles pelo seu celular, para que possam imprimi-las ou reproduzi-las em algum dispositivo de acesso coletivo. Explique que é recomendado que leiam antes a história selecionada para que possam conduzir a leitura de forma mais tranquila, favorecendo as interações do bebê. Oriente que usem os materiais que tiverem disponíveis para fazer referência às histórias, uma vez que não é recomendado sair às compras nesse momento. De acordo com o contexto familiar, você poderá ainda sugerir um livro digital disponível na internet, como os que são oferecidos pelo projeto “Eu leio para uma criança”, disponível aqui. É importante que o bebê seja acompanhado durante todas as atividades para sua segurança. Se possível, sugira que um familiar registre enquanto outro lê ou brinca com ele. Ao final de cada atividade, convide-os a escrever ou gravar um áudio relatando, de forma breve, como foi a vivência.
Sugira às famílias
Convide os familiares a deixar o bebê em uma posição que favoreça a interação durante os momentos de leitura das histórias. É importante que valorizem, validem e acolham as diferentes formas de expressão e participação deles, pausando e retomando a leitura se necessário.
1) No plano “Leitura aconchegante para bebês”, oriente os familiares para que um deles faça a leitura para o bebê. Desta forma, estreitam-se os laços e aprofundam-se os vínculos que os unem afetivamente. Sugira que ele convide o bebê a ficar no colo ou sentar-se bem pertinho, da forma como for mais confortável no momento. Sugira ainda que repitam essa atividade fazendo a mesma leitura antes ou depois do banho, cada dia por um familiar, por exemplo. Para ficar mais animado, podem brincar com as almofadas que deixam o espaço aconchegante, fazendo um divertido “cadê/achou”.
2) Durante a “Leitura divertida para bebês”, oriente que permitam a manipulação dos elementos representativos que estarão disponíveis, incentivando o bebê a explorar e brincar com eles. Convide-os a fazer pausas durante a leitura e instigar a curiosidade dele sobre determinados aspectos presentes, como, por exemplo, uma imagem. Proponha momentos animados, como diferentes entonações de voz e expressões faciais que imitam as características do tema ou do contexto.
3) Durante o plano “Leitura entre pares para bebê”, convide outro familiar a fazer parceria com o bebê. Pode ser um irmão. Se não houver outra criança em casa, um adulto assume esse lugar. Proponha que o familiar leitor favoreça a interação e trocas de gestos carinhosos e afetivos entre eles. Podem projetar as imagens na tela do celular, notebook ligado na TV ou fazer o projetor caseiro, como o plano sugere, de acordo com a disponibilidade de cada grupo. O importante é que pratiquem a escuta de uma história de forma interativa com um par e se divirtam juntos!
4) Para a atividade “Leitura musical para bebês”, oriente que escolham um ambiente com espaço suficiente para que possam movimentar o corpo livremente. Sugira que disponibilizem utensílios de cozinha para obter sons e criar representações dos personagens da história. Proponha que batuquem ao ler sobre uma batida na porta, por exemplo, e sejam imitados pelo bebê, de forma animada e divertida para ambos.
5) Convide o grupo familiar a organizar o espaço com os elementos representativos e participar juntos da “Leitura em pequenos grupos para os bebês”. As experimentações sensoriais sugeridas podem ser realizadas com tecidos e caixas, como, por exemplo, entrar no carro (caixa) e sentir o vento na cabeça (tecido passando levemente, fazendo cócegas), ou outros materiais que tenham em casa e façam referência à história. Sugira que façam isso de forma interativa e divertida, colocando os familiares como personagens da história escolhida.
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a enviar, pela plataforma que sua rede disponibiliza ou pelo WhatsApp, os registros das leituras que fizeram em casa junto aos relatos das vivências. Socialize com as outras famílias, pois, por meio dessas trocas, uma poderá se inspirar na prática da outra para se divertir ainda mais em casa. No retorno, organize-se para expor algumas fotos intercaladas com os relatos das famílias. Você poderá colocá-las num varal próximo à sala de referência para que fiquem acessíveis a toda a comunidade. Inclua uma breve descrição do que observou durante essas propostas. Desta forma, será possível reviver na escola as memórias afetivas desses momentos significativos em casa. E as experiências vividas em casa terão conexão com as escolares, dando suporte ao retorno.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Silva
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).
(EI01EF09) Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
(EI01EF02) Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.
Abordagem didática: Apresentar livros aos bebês é fundamental para a construção da atenção e da sensibilidade para a leitura como prática de escutas individuais e coletivas. Pegar, manusear ou folhear esses objetos desperta a curiosidade das crianças e permite a criação de uma relação de intimidade com eles. Quando em contato com histórias diversas, os bebês podem ampliar o vocabulário e, principalmente, imergir na fronteira entre a imaginação e a realidade, conhecendo novas aventuras, ambientes e personagens.