Plano de Aula

Plano de aula: Leitura em pequenos grupos de bebês

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Leitura de histórias para bebês

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Será utilizado o livro Alice vê, da editora DCL, com a finalidade de demonstrar possibilidades quanto ao desenvolvimento desta propostade leitura de histórias em pequenos grupos e com experimentações sensoriais por meio do uso de massinha caseira. Outros livros como Pipoca, um carneirinho e um tambor, também da editora DCL, e Asa de papel, da editora Formato, são boas sugestões para atividades como esta. Conheça previamente a história selecionada para que possa conduzir a leitura com tranquilidade e favorecer as interações dos bebês com o enredo. Os recursos representativos sugeridos devem ser substituídos de acordo com a história escolhida, a fim de caracterizar determinado enredo.

Materiais:

Livro Alice vê e um boneco para representar a personagem com aproximadamente 30 cm de altura, feito com massinhas caseiras e produzido com antecedência pelo professor. Espelho para as crianças se observarem e potes plásticos com diversas cores de massinhas; a receita pode ser verificada no vídeo Massinha caseira. Cesta de vime com diferentes suportes de escrita: livros interativo, de imagem, com fantoche etc. Algumas almofadas para dar sustentação aos bebês menores. Câmera fotográfica para os registros de documentação pedagógica.

Espaços:

Organize a atividade em um local da área externa e próximo à sala de referência, como na varanda ou no solário. Prepare os cantos de brincadeiras próximos uns dos outros, como por exemplo: 1. Espelho; 2. O livro e o boneco de massinha; 3. Potes com as massinhas caseiras; 4. Cesta de vime com livros diversos. Espalhe as almofadas pelos cantos do ambiente, para que possam ser utilizadas como suporte corporal aos bebês.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos com cada pequeno grupo.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês demonstram interesse pela história no momento de leitura? De que maneira eles observam as imagens? Como interagem com a leitura que o adulto faz?

2. Quais as maneiras de exploração dos bebês em relação aos diferentes suportes de escritas disponibilizados?

3. Quais são as reações deles nos momentos da leitura do livro? E nos momentos de brincadeiras com os objetos disponibilizados?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês participem da proposta e se envolvam no momento da leitura. Favoreça a exploração dos materiais que compõe o ambiente por meio da manipulação e da descriçãodesses, para que os bebês possam se apropriar dos recursos representativos da história do livro. Apoie as descobertas e incentive os momentos de observação do ambiente.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Arrume previamente a área externa selecionada para desenvolver a atividade, compondo um ambiente atrativo para descobertas. O espaço deve incitar situações exploratórias do grupo e fomentar uma diversidade de movimentos e de acolhimento, principalmente para os bebês menores, que necessitam de apoio para participar da atividade. Ainda em sala, conte aos bebês sobre a proposta de eles participarem de um momento de escuta da leitura do livro Alice vê, criando expectativas sobre as descobertas e as brincadeiras que poderão acontecer ao citar os elementos selecionados e disponibilizados no ambiente. Explicite que a atividade acontecerá em pequenos gruposde aproximadamente cinco bebês. Oriente a turma para que permaneça nas interações em sala enquanto acontece o rodízio de bebês. É essencial a presença de um segundo adulto nesses momentos devido aos processos a serem realizados, garantindo que todos os bebês disponham de apoio necessário. Convide o primeiro pequeno grupo a se deslocar até o local preparado e auxilie todos no deslocamento, principalmente os bebês que necessitam de ajuda para locomoção.


2

Viabilize situações de exploração espontânea e apoie as iniciativas de investigação do pequeno grupo em relação aos elementos que compõe o ambiente, permitindo que os bebês folheiem o livro Alice vê, brinquem com o boneco de massinha caseira, analisem os outros suportes de leitura, manipulem a diversidade de massinhas, interajam com o espelhoao brincar com seus reflexos e troquem de lugar as almofadas disponibilizadas. Incentive a manipulação e a observação atenta dos materiais ofertados, propiciando divertidas descobertas de possibilidades a serem compartilhadas com os colegas. Após esse momento, convide os bebês do pequeno grupo para se acomodar confortavelmente em um canto do espaço, explicitando que apresentará o livro Alice vê. Posicione os bebês desse pequeno grupo bem próximo de você, acolhendo-os no colo ou lado a lado, de modo que eles possam segurar o livro e virar as páginas (caso já consigam realizar essa ação).


3

Inicie a leitura do livro com os bebês explorando a capa, apresentando a personagem, citando o nome do autor e do ilustrador. Gesticule, use diferentes entonações de voz e pronuncie lentamente as palavras para que eles apreciem a narrativa. Faça as pausas necessárias para que possam interagir com o momento. Durante a leitura, traga os bebês para o centro da história apoiando suas ações e significando seus gestos, valorizando assim suas formas de expressão e de comunicação acerca do enredo apresentado. Finalize a leitura do livro relacionando a história com a experimentação dos cantos de explorações. Incentive o pequeno grupo a se relacionar com o ambiente assim como demonstrado no livro pela personagem, por meio da observação e dos sentidos. Neste momento, utilize um dos materiais indicados no Conteúdo Sugerido e cante uma parlenda e /ou coloque uma música para que os bebês possam também interagir por meio dos sons e dos ritmos.

Possíveis ações da criança neste momento: Durante a leitura, os bebês podem querer pegar o livro e virar as páginas. Eles podem buscar uma comunicação com a personagem ou imitar as ações do professor, cada um a seu modo, reconhecendo-se como parte da narrativa. Podem ainda interagir com o professor e com os colegas ao comunicarem suas descobertas.


Para finalizar:

Permita que o pequeno grupo continue explorando o ambiente após a leitura e sinalize que em breve a brincadeira será encerrada, indicando o que será feito posteriormente, como por exemplo, o retorno à sala de referência. A previsibilidade contribui para a transição de momentos e etapas subsequentes. Avise novamente sobre o término da atividade e convide os bebês para colaborar com a organização dos materiais. Cante uma música que marque os momentos de arrumação e finalização de atividades. Retorne ao grande grupo incentivando os bebês a brincar com os recursos da sala. Faça o convite a outro pequeno grupo de aproximadamente cinco bebês e repita a proposta de atividade fazendo os rodízios dos grupos até que contemple todos os bebês da turma.