
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Leitura de histórias para bebês
Contextos prévios:
Como forma de exemplificação das possibilidades deste plano de atividade, será abordado o livro Pedro vira porco-espinho, da editora Jujuba. O professor poderá selecionar outros títulos para o desenvolvimento desta proposta, como por exemplo, Zeca Zangado, da editora Brinque Book e Vira bicho!, da editora Record. Os livros podem ser escolhidos de acordo com o repertório próprio, com a cultura regional ou conforme apreciação do grupo de bebês. O professor deve conhecer previamente a história selecionada, para que possa conduzir a leitura com tranquilidade e favorecer as interações dos bebês com o enredo e com o livro. Os recursos materiais sugeridos também podem ser substituídos por outros, desde que contemplem o contexto da história escolhida.
Materiais:
O livro Pedro vira porco-espinho digitalizado e um projetor. Outra hipótese para exibição do livro por meio de recurso digital é produzir um projetor caseiro em que as imagens apresentadas procedem de fotos presentes em um celular. Confira mais especificações no vídeo Projetor caseiro - Manual do Mundo. Selecione uma parede ou um tecido branco para projetar as imagens. Materiais para acomodar confortavelmente os bebês como: tapete, colchonete, almofadas, travesseiros ou qualquer outro que você tenha disponível. Cesto com livros variados. Câmera fotográfica para os registros de documentação pedagógica.
Espaços:
A sugestão é que a atividade seja desenvolvida com o grupo organizado em duplas e em um canto da sala de referência. Organize o projetor de modo que os bebês tenham liberdade de movimento durante a leitura interativa a ser projetada. Utilize os materiais sugeridos para criar um ambiente aconchegante e atraente aos desejos de descoberta da turma. Coloque o cesto de livros no ambiente com livro Pedro vira porco-espinho em uma posição centralizada e convidativa aos possíveis interesses dos bebês.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 50 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais os modos de exploração dos bebês em relação aos portadores de textos utilizados, material e digital? Como eles interagem com a leitura?
2. Como os bebês imitam os gestos e as entonações de voz que o adulto realiza ao apresentar o enredo do livro?
3. De que forma comunicam seus desejos e emoções durante o momento da leitura interativa?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês se envolvam com a leitura, interagindo com o adulto-leitor, com seus colegas e com o enredo do livro. Incentive a exploração dos portadores de textos e as brincadeiras de imitação, favorecendo a comunicação e o protagonismo dos bebês na leitura interativa.
1
Em um local da sala de referência organize o espaço da atividade, viabilizando um ambiente acolhedor e interessante para os bebês. Deixe projetada, na parede ou no tecido branco, a imagem da capa do livro Pedro vira porco-espinho. Junte-se ao grupo e conte sobre a proposta de brincar por meio da leitura de livros de histórias, despertando a curiosidade das crianças sobre esse assunto. Mostre o espaço preparado e convide-as para se deslocarem e apreciarem a leitura. Lembre-se de que o foco da proposta é realizar uma leitura prazerosa, divertida e com proximidade física, contribuindo para o desenvolvendo dos pequenos e/ou reforçando laços afetivos entre os bebês. Perceba se há alguém que necessita de ajuda na locomoção e, sendo necessário, auxilie o bebê. Deixe a câmera fotográfica próxima aos materiais da atividade para conseguir registrar esses momentos quando possível.
Possíveis falas do professor neste momento: Turma, vocês perceberam algo diferente na sala? O professor aguarda um instante e continua: Olhem só o que eu trouxe para vocês! É o livro Pedro vira porco-espinho. O que vocês imaginam que acontece nessa história? Vamos descobrir quem é Pedro e qual a relação dele com o porco-espinho?
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem sorrir e bater palmas, demonstrando encantamento pela proposta e, depois, seguir para o espaço da leitura.
2
No espaço delimitado para a atividade, permita aos bebês a familiarização com os elementos que compõe o ambiente: tapete, colchonete, almofadas, travesseiros, cesto com livros e imagem projetada. Deixe que o grupo folheie o livro, troque as almofadas de lugar, role sobre o tapete, brinque com a imagem projetada (com sua ajuda se preciso for) etc. Dê apoio aos bebês menores para que eles também se envolvam na proposta. Convide o grupo para se acomodar confortavelmente em frente à imagem projetada, explicitando que apresentará o livro Pedro vira porco-espinho. Organize os bebês em duplas e oriente-os para que uma dupla permaneça ao lado da outra. Inicie a leitura do livro fazendo a exploração da capa e apresentando o personagem. Use diferentes entonações de voz, variadas expressões faciais e gestos, de acordo com as características do contexto ou do personagem, para envolver os bebês na história. Pronuncie lentamente as palavras para que eles compreendam melhor a narrativa. Enquanto faz a leitura e apresenta digitalmente as imagens do livro, faça pequenas pausas e auxilie as duplas de bebês a contemplar as imagens e a participar da leitura por meio de balbucios, palavras, gestos, movimentos e brincadeiras de imitação, motivando-as também a apontar e a nomear os elementos figurativos apresentados.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem aguardar com expectativa o início da leitura, apresentando ações como sorrir, bater palmas, manipular os materiais de suporte e os livros do cesto, além de interagir com a imagem projetada.
3
Valorize o momento da narrativa trazendo para as crianças questionamentos sobre a história apresentada e potencializando as formas de expressão e de comunicação delas. Traga os bebês para o centro da história, apoiando suas ações e significando seus gestos e movimentos acerca da imagem observada. Permita que as duplas circulem pelo espaço, interagindo com as imagens projetadas. Repita a leitura projetada do livro substituindo o nome do personagem pelo nome de cada um dos bebês das duplas e encoraje a interação entre os pares. Faça a leitura dessa maneira, contemplando uma dupla em cada momento da história. Cada vez que aparecer no livro a frase Pedro vira porco-espinho, troque o nome Pedro pelo nome de um dos bebês da dupla e continue a leitura. Na próxima vez que aparecer o nome Pedro, troque pelo nome da outra criança da dupla. Prossiga a leitura dessa maneira e, se necessário, leia novamente o livro, até que contemple todos os bebês do grupo nessa brincadeira de troca de nomes. Nesse processo, os bebês em duplas podem interagir com mais entusiasmo e demonstrar gestos de carinho e afetivos entre os pares.
Possíveis ações da criança neste momento: Por estarem encantados com a proposta, os bebês podem apontar e gesticular de acordo com os questionamentos do professor ou podem permanecer observando com atenção a leitura da história. Podem também interagir com o professor, comunicando a participação na atividade. Os bebês de cada dupla podem brincar e apresentar gestos de carinho entre si, demonstrando interação e fortalecendo vínculos afetivos.
Para finalizar:
Esteja atento e seja flexível nos momentos de leitura, respeitando as necessidades e os desejos das duplas e/ou do grupo, ofertando outra possibilidade aos bebês com ritmos e interesses diferenciados. Desse modo, leve para o espaço da brincadeira fantoches, caixa de encaixes sólidos ou cesto de brinquedos favoritos como alternativa. Ao finalizar a atividade, deixe os bebês livres para se divertir nas brincadeiras espontâneas, fazendo uso dos recursos, objetos e brinquedos disponíveis na proposta ou presentes na sala de referência, como livros, almofadas, cortinas sensoriais etc. Anuncie o término da brincadeira e convide o grupo para colaborar com a organização dos materiais, reconhecendo as tentativas de participação. Cante uma música que marque os momentos de finalização de atividades.
Os bebês necessitam da repetição para dar continuidade às ações exploratórias. Desse modo, deixe o cesto de livros na sala e faça a leitura em outros momentos do cotidiano. Divirta-se com o enredo do livro alterando os animais nos quais, o personagem ou os bebês, possam se transformar. A proposta pode ser desenvolvida ao longo do ano, apenas varie os títulos, modifique os ambientes e troque os recursos materiais, de acordo com o enredo selecionado.
Faça um mural de fotos utilizando cartolinas e algumas fotografias que fazem parte dos registros pedagógicos. Acrescente breves relatos do professor sobre o desenvolvimento da proposta e coloque o material próximo à sala de referência. Dessa forma, as famílias poderão ser sensibilizadas pela atividade, valorizar e promover momentos de leituras de histórias para os bebês, com diversificados portadores de textos.
Apresente a proposta
Convide as famílias para um encontro virtual com os bebês e conte uma das histórias preferidas deles na escola. Envolva os participantes de forma animada e criativa, variando a entonação da voz e mostrando as imagens que mais despertavam interesse. Faça pausas e mostre objetos que tem em casa, estabelecendo relação com a história para despertar a curiosidade. Mostre-se disponível para acolher os sentimentos e expressões dessa vivência à distância. Converse sobre esses momentos e sobre a saudade, então amenizada pelo encontro virtual. Explique, de forma breve, a importância de ter esses momentos de leitura em casa, junto com a família, porque eles unem e fortalecem laços afetivos, gerando segurança para o grupo familiar. Se o encontro não for possível, grave um pequeno vídeo e envie fotos desses momentos na escola. Ao final, convide: “Que tal fazer uma série de leituras em casa, com os bebês, de forma divertida e animada como essa?” Envie sugestões pela plataforma que sua rede utiliza para se comunicar ou via WhatsApp.
Adaptações necessárias
Você poderá indicar as histórias sugeridas nos planos, que trazem excelentes obras, para garantir a qualidade. Sugira que usem livros físicos ou envie fotos deles pelo seu celular, para que possam imprimi-las ou reproduzi-las em algum dispositivo de acesso coletivo. Explique que é recomendado que leiam antes a história selecionada para que possam conduzir a leitura de forma mais tranquila, favorecendo as interações do bebê. Oriente que usem os materiais que tiverem disponíveis para fazer referência às histórias, uma vez que não é recomendado sair às compras nesse momento. De acordo com o contexto familiar, você poderá ainda sugerir um livro digital disponível na internet, como os que são oferecidos pelo projeto “Eu leio para uma criança”, disponível aqui. É importante que o bebê seja acompanhado durante todas as atividades para sua segurança. Se possível, sugira que um familiar registre enquanto outro lê ou brinca com ele. Ao final de cada atividade, convide-os a escrever ou gravar um áudio relatando, de forma breve, como foi a vivência.
Sugira às famílias
Convide os familiares a deixar o bebê em uma posição que favoreça a interação durante os momentos de leitura das histórias. É importante que valorizem, validem e acolham as diferentes formas de expressão e participação deles, pausando e retomando a leitura se necessário.
1) No plano “Leitura aconchegante para bebês”, oriente os familiares para que um deles faça a leitura para o bebê. Desta forma, estreitam-se os laços e aprofundam-se os vínculos que os unem afetivamente. Sugira que ele convide o bebê a ficar no colo ou sentar-se bem pertinho, da forma como for mais confortável no momento. Sugira ainda que repitam essa atividade fazendo a mesma leitura antes ou depois do banho, cada dia por um familiar, por exemplo. Para ficar mais animado, podem brincar com as almofadas que deixam o espaço aconchegante, fazendo um divertido “cadê/achou”.
2) Durante a “Leitura divertida para bebês”, oriente que permitam a manipulação dos elementos representativos que estarão disponíveis, incentivando o bebê a explorar e brincar com eles. Convide-os a fazer pausas durante a leitura e instigar a curiosidade dele sobre determinados aspectos presentes, como, por exemplo, uma imagem. Proponha momentos animados, como diferentes entonações de voz e expressões faciais que imitam as características do tema ou do contexto.
3) Durante o plano “Leitura entre pares para bebê”, convide outro familiar a fazer parceria com o bebê. Pode ser um irmão. Se não houver outra criança em casa, um adulto assume esse lugar. Proponha que o familiar leitor favoreça a interação e trocas de gestos carinhosos e afetivos entre eles. Podem projetar as imagens na tela do celular, notebook ligado na TV ou fazer o projetor caseiro, como o plano sugere, de acordo com a disponibilidade de cada grupo. O importante é que pratiquem a escuta de uma história de forma interativa com um par e se divirtam juntos!
4) Para a atividade “Leitura musical para bebês”, oriente que escolham um ambiente com espaço suficiente para que possam movimentar o corpo livremente. Sugira que disponibilizem utensílios de cozinha para obter sons e criar representações dos personagens da história. Proponha que batuquem ao ler sobre uma batida na porta, por exemplo, e sejam imitados pelo bebê, de forma animada e divertida para ambos.
5) Convide o grupo familiar a organizar o espaço com os elementos representativos e participar juntos da “Leitura em pequenos grupos para os bebês”. As experimentações sensoriais sugeridas podem ser realizadas com tecidos e caixas, como, por exemplo, entrar no carro (caixa) e sentir o vento na cabeça (tecido passando levemente, fazendo cócegas), ou outros materiais que tenham em casa e façam referência à história. Sugira que façam isso de forma interativa e divertida, colocando os familiares como personagens da história escolhida.
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a enviar, pela plataforma que sua rede disponibiliza ou pelo WhatsApp, os registros das leituras que fizeram em casa junto aos relatos das vivências. Socialize com as outras famílias, pois, por meio dessas trocas, uma poderá se inspirar na prática da outra para se divertir ainda mais em casa. No retorno, organize-se para expor algumas fotos intercaladas com os relatos das famílias. Você poderá colocá-las num varal próximo à sala de referência para que fiquem acessíveis a toda a comunidade. Inclua uma breve descrição do que observou durante essas propostas. Desta forma, será possível reviver na escola as memórias afetivas desses momentos significativos em casa. E as experiências vividas em casa terão conexão com as escolares, dando suporte ao retorno.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Silva
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro.; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI01EF07) Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.).
(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
Abordagem didática: Apresentar livros aos bebês é fundamental para a construção da atenção e da sensibilidade para a leitura como prática de escutas individuais e coletivas. Pegar, manusear ou folhear esses objetos desperta a curiosidade das crianças e permite a criação de uma relação de intimidade com eles. Quando em contato com histórias diversas, os bebês podem ampliar o vocabulário e, principalmente, imergir na fronteira entre a imaginação e a realidade, conhecendo novas aventuras, ambientes e personagens.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: