Plano de Aula
Plano de aula: Leitura entre pares de bebês
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Leitura de histórias para bebês
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Como forma de exemplificação das possibilidades deste plano de atividade, será abordado o livro Pedro vira porco-espinho, da editora Jujuba. O professor poderá selecionar outros títulos para o desenvolvimento desta proposta, como por exemplo, Zeca Zangado, da editora Brinque Book e Vira bicho!, da editora Record. Os livros podem ser escolhidos de acordo com o repertório próprio, com a cultura regional ou conforme apreciação do grupo de bebês. O professor deve conhecer previamente a história selecionada, para que possa conduzir a leitura com tranquilidade e favorecer as interações dos bebês com o enredo e com o livro. Os recursos materiais sugeridos também podem ser substituídos por outros, desde que contemplem o contexto da história escolhida.
Materiais:
O livro Pedro vira porco-espinho digitalizado e um projetor. Outra hipótese para exibição do livro por meio de recurso digital é produzir um projetor caseiro em que as imagens apresentadas procedem de fotos presentes em um celular. Confira mais especificações no vídeo Projetor caseiro - Manual do Mundo. Selecione uma parede ou um tecido branco para projetar as imagens. Materiais para acomodar confortavelmente os bebês como: tapete, colchonete, almofadas, travesseiros ou qualquer outro que você tenha disponível. Cesto com livros variados. Câmera fotográfica para os registros de documentação pedagógica.
Espaços:
A sugestão é que a atividade seja desenvolvida com o grupo organizado em duplas e em um canto da sala de referência. Organize o projetor de modo que os bebês tenham liberdade de movimento durante a leitura interativa a ser projetada. Utilize os materiais sugeridos para criar um ambiente aconchegante e atraente aos desejos de descoberta da turma. Coloque o cesto de livros no ambiente com livro Pedro vira porco-espinho em uma posição centralizada e convidativa aos possíveis interesses dos bebês.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 50 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais os modos de exploração dos bebês em relação aos portadores de textos utilizados, material e digital? Como eles interagem com a leitura?
2. Como os bebês imitam os gestos e as entonações de voz que o adulto realiza ao apresentar o enredo do livro?
3. De que forma comunicam seus desejos e emoções durante o momento da leitura interativa?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês se envolvam com a leitura, interagindo com o adulto-leitor, com seus colegas e com o enredo do livro. Incentive a exploração dos portadores de textos e as brincadeiras de imitação, favorecendo a comunicação e o protagonismo dos bebês na leitura interativa.
O que fazer durante?
1
Em um local da sala de referência organize o espaço da atividade, viabilizando um ambiente acolhedor e interessante para os bebês. Deixe projetada, na parede ou no tecido branco, a imagem da capa do livro Pedro vira porco-espinho. Junte-se ao grupo e conte sobre a proposta de brincar por meio da leitura de livros de histórias, despertando a curiosidade das crianças sobre esse assunto. Mostre o espaço preparado e convide-as para se deslocarem e apreciarem a leitura. Lembre-se de que o foco da proposta é realizar uma leitura prazerosa, divertida e com proximidade física, contribuindo para o desenvolvendo dos pequenos e/ou reforçando laços afetivos entre os bebês. Perceba se há alguém que necessita de ajuda na locomoção e, sendo necessário, auxilie o bebê. Deixe a câmera fotográfica próxima aos materiais da atividade para conseguir registrar esses momentos quando possível.
Possíveis falas do professor neste momento: Turma, vocês perceberam algo diferente na sala? O professor aguarda um instante e continua: Olhem só o que eu trouxe para vocês! É o livro Pedro vira porco-espinho. O que vocês imaginam que acontece nessa história? Vamos descobrir quem é Pedro e qual a relação dele com o porco-espinho?
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem sorrir e bater palmas, demonstrando encantamento pela proposta e, depois, seguir para o espaço da leitura.
2
No espaço delimitado para a atividade, permita aos bebês a familiarização com os elementos que compõe o ambiente: tapete, colchonete, almofadas, travesseiros, cesto com livros e imagem projetada. Deixe que o grupo folheie o livro, troque as almofadas de lugar, role sobre o tapete, brinque com a imagem projetada (com sua ajuda se preciso for) etc. Dê apoio aos bebês menores para que eles também se envolvam na proposta. Convide o grupo para se acomodar confortavelmente em frente à imagem projetada, explicitando que apresentará o livro Pedro vira porco-espinho. Organize os bebês em duplas e oriente-os para que uma dupla permaneça ao lado da outra. Inicie a leitura do livro fazendo a exploração da capa e apresentando o personagem. Use diferentes entonações de voz, variadas expressões faciais e gestos, de acordo com as características do contexto ou do personagem, para envolver os bebês na história. Pronuncie lentamente as palavras para que eles compreendam melhor a narrativa. Enquanto faz a leitura e apresenta digitalmente as imagens do livro, faça pequenas pausas e auxilie as duplas de bebês a contemplar as imagens e a participar da leitura por meio de balbucios, palavras, gestos, movimentos e brincadeiras de imitação, motivando-as também a apontar e a nomear os elementos figurativos apresentados.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem aguardar com expectativa o início da leitura, apresentando ações como sorrir, bater palmas, manipular os materiais de suporte e os livros do cesto, além de interagir com a imagem projetada.
3
Valorize o momento da narrativa trazendo para as crianças questionamentos sobre a história apresentada e potencializando as formas de expressão e de comunicação delas. Traga os bebês para o centro da história, apoiando suas ações e significando seus gestos e movimentos acerca da imagem observada. Permita que as duplas circulem pelo espaço, interagindo com as imagens projetadas. Repita a leitura projetada do livro substituindo o nome do personagem pelo nome de cada um dos bebês das duplas e encoraje a interação entre os pares. Faça a leitura dessa maneira, contemplando uma dupla em cada momento da história. Cada vez que aparecer no livro a frase Pedro vira porco-espinho, troque o nome Pedro pelo nome de um dos bebês da dupla e continue a leitura. Na próxima vez que aparecer o nome Pedro, troque pelo nome da outra criança da dupla. Prossiga a leitura dessa maneira e, se necessário, leia novamente o livro, até que contemple todos os bebês do grupo nessa brincadeira de troca de nomes. Nesse processo, os bebês em duplas podem interagir com mais entusiasmo e demonstrar gestos de carinho e afetivos entre os pares.
Possíveis ações da criança neste momento: Por estarem encantados com a proposta, os bebês podem apontar e gesticular de acordo com os questionamentos do professor ou podem permanecer observando com atenção a leitura da história. Podem também interagir com o professor, comunicando a participação na atividade. Os bebês de cada dupla podem brincar e apresentar gestos de carinho entre si, demonstrando interação e fortalecendo vínculos afetivos.
Para finalizar:
Esteja atento e seja flexível nos momentos de leitura, respeitando as necessidades e os desejos das duplas e/ou do grupo, ofertando outra possibilidade aos bebês com ritmos e interesses diferenciados. Desse modo, leve para o espaço da brincadeira fantoches, caixa de encaixes sólidos ou cesto de brinquedos favoritos como alternativa. Ao finalizar a atividade, deixe os bebês livres para se divertir nas brincadeiras espontâneas, fazendo uso dos recursos, objetos e brinquedos disponíveis na proposta ou presentes na sala de referência, como livros, almofadas, cortinas sensoriais etc. Anuncie o término da brincadeira e convide o grupo para colaborar com a organização dos materiais, reconhecendo as tentativas de participação. Cante uma música que marque os momentos de finalização de atividades.