Plano de aula: O meu objeto de apego e o do meu amigo

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Famílias e objetos de apego

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Dê continuidade à atividade anterior (Objetos de apego no momento de descanso).Para que ela aconteça, é necessário que os bebês já tenham participado de outras propostas com os objetos de apego e que o professor tenha feito uma observação sobre as preferências de brincar dos bebês. Organize a sala em três estações configurando-as como cantos com as seguintes características: 1. canto dos objetos de apego; 2. canto dos brinquedos preferidos da sala; 3. canto de peças de livros. O objetivo das estações é que os bebês possam brincar com os colegas e compartilhar objetos.

Investigação dos objetos de apego

Objetos de apego no momento de descanso

Objeto de apego meu e dos amigos

Brincando com os objetos de apego da escola

Brincando com os objetos e compartilhando com novos amigos

Materiais:

Objetos de apego das crianças (enviados de casa), brinquedos preferidos da escola e peças de encaixe.

Espaços:

Na sala de referência, organize os cantos de maneira a deixar espaço para a livre circulação dos bebês. Coloque os objetos de modo que estejam de fácil acesso a eles, de preferência no chão. Organize os três cantos: 1. canto dos objetos de apego; 2. canto dos brinquedos preferidos da sala (por exemplo, peças de encaixe, materiais de largo alcance etc); 3. canto de livros (de tecido, de imagens etc).

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

De que maneira os objetos de apego foram compartilhados entre os bebês? De que maneira os pequenos se comunicaram durante a proposta?

Como interagem os bebês entre si e com os adultos durante as brincadeiras?

De que forma movimentaram partes do corpo para exprimir corporalmente emoc?o?es, necessidades e desejos?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês tenham oportunidade de explorar os espaços. Aqueles que não engatinham devem ter apoio para brincar e observar os outros colegas.

O que fazer durante?

1

Para esta atividade é importante que haja mais de um professor em sala, pois ela deve ser feita com o grupo todo, de modo que todas as crianças sejam apoiadas em suas ações. Desperte a curiosidade da turma sobre a proposta a ser realizada com os objetos de apego, com os brinquedos da escola e com as peças de encaixe. Converse com cada bebê informando que o amigo irá brincar com o objeto de apego dele, mas que será somente por um momento.

2

Comece mostrando os cantos organizados na sala e convide as crianças para se aproximar em pequenos grupos para brincar e explorar os materiais. Garanta que os bebês que não engatinham tenham apoio para brincar e observar os outros. Observe como se comunicam e exploram os objetos e materiais nos cantos e a maneira como interagem com os adultos e com os outros colegas. Coloque-se como um mediador nesse momento de reconhecimento das estações e dos objetos selecionados. Apoie as escolhas e as brincadeiras feitas pelas crianças.

3

Durante a atividade, circulem pela sala de referência (você e outro professor) e, pouco a pouco, realizem intervenções nos pequenos grupos que estão explorando os cantos. Ao se aproximar de uma das estações, conversem com os bebês e brinquem junto com as crianças. Atentem-se à forma como os bebês estão interagindo entre si e com os adultos. Observe se estão compartilhando os seus objetos de apego ou se querem brincar exclusivamente com o seu. Apoie as ações das crianças. Proponha a troca de brinquedos ou outros materiais que combinem com os objetos de apego para favorecer o brincar (por exemplo, se o objeto de apego for um paninho, ofereça uma boneca, de modo que o bebê possa com seu paninho ninar a boneca). Se algum bebê preferir não realizar a troca, respeite esse momento e deixe a criança confortável para realizar uma interação quando se sentir mais à vontade. Pergunte às crianças que participaram dos cantos de quais gostaram mais. Registre esses momentos com fotos e filmagens, para fins de documentação pedagógica.

Possíveis falas do professor neste momento: Olha esse boneco que bacana! Ele pertence a (fale o nome da criança), como podemos brincar juntos?

4

Convide os bebês que desejam apenas ficar com os seus objetos de apego para brincar em outro espaço e sugira que levem consigo o próprio objeto. No canto dos brinquedos preferidos, incentive-os a brincar com os dois brinquedos. No canto dos livros, convide-os para se acomodar confortavelmente com o seu objeto de apego, por exemplo, e leia uma história para eles.

Possíveis ações da criança neste momento: O bebê neste momento pode não querer compartilhar e desejar ficar somente no canto onde está o seu objeto.

Possíveis falas do professor neste momento: Vamos brincar em outro espaço? Pegue o seu objeto e venha comigo ver como aquele outro canto que também é bacana.

Para finalizar:

Para finalizar, informe aos bebês que a brincadeira irá ser finalizada em dez minutos. E diga que eles podem escolher um brinquedo e levar para brincar em casa junto com o seu objeto de apego. Ajude os bebês a guardar os brinquedos na mochila. Organize a sala com os outros professores para a próxima brincadeira.