Plano de aula: Preparando uma cozinha para os bebês

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alimentação

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade, considere a participação das famílias para identificar como a alimentação das crianças é feita em casa. Solicite que algum artefato utilizado para a alimentação do bebê seja trazido para a escola e incluído nas brincadeiras e interações deles. Organize a sala em estações ou cantos. Por exemplo: no primeiro canto disponha frutas e verduras; em outro, objetos como panelas pequenas e grandes; em um terceiro, potes e colheres de diversos tamanhos.

Materiais:

Caixas de papelão, colheres de diversos tamanhos, pratos, tigelas e potes de uso cotidiano utilizados nos momentos de alimentação das crianças (tanto em casa, como na escola), pequenas panelas, algumas frutas e legumes para enriquecer a atividade. Providencie os itens de uso na escola com os funcionários da cozinha para compor a proposta.

Espaços:

Organize em caixas de papelão os materiais e artefatos que você já separou em cantos ou estações que permitam a exploração autônoma e o livre acesso por pequenos grupos.

Tempo sugerido:

40 à 50 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês brincam com os objetos de cozinha?É possível perceber as diferentes possibilidades de manuseio? Eles conhecem os artefatos, tentam e experimentam novas funções para os objetos conhecidos?

2. Observe os gestos, expressões, balbucios, olhares e movimentos que os bebês realizam durante a atividade. Quais as expressões e interesses manifestados neste momento?

3. Que tipo de relações eles conseguem construir autonomamente e com os seus colegas a partir das brincadeiras com os utensílios?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Considere o seu grupo de crianças e suas diferenças, oportunize que os bebês que precisam de algum apoio para se aproximar dos objetos e se acomodar tenham isso garantido. Facilite a exploração dos bebês nesta atividade, bem como os que já possuem mais autonomia e domínio dos artefatos apreciamdesafios extras. Evite que os utensílios de cozinha e as falas possam reforçar alguns estereótipos de gênero (aquelas que possam de alguma forma restringir a participação em função do ser menino ou ser menina).

O que fazer durante?

1

Inicie a conversa com o grupo de bebês com um convite à apresentação dos artefatos que trouxeram de casa. Dê nome aos itens, com o auxílio dos bebês. Neste momento, utilize também os itens da escola para a exploração. Possibilite a apresentação destes elementos pelos próprios bebês, valorizando seus gestos, expressões, balbucios, olhares e movimentos. Observe as crianças que se manifestam na apresentação dos objetos esticando os braços, colocando o que pegaram no chão ou balbuciando o próprio nome.

Possível fala do professor neste momento: Vocês trouxeram muitos objetos interessantes! Agora vamos ver o que vocês trouxeram? Quem pode me ajudar com os nomes? Como se chama isso ?

2

Organize cantos que contemplem diferentes maneiras de explorar os objetos. Alguns exemplos (você pode adaptar à sua realidade): um canto com panelas grandes e pequenas; outro com legumes e frutas; um terceiro só com panelas; outro com colheres e espátulas etc. Incentive a livre exploração por parte das crianças nos cantos e estações. Observe a maneira como elas interagem com os objetos, com as outras crianças e com o professor. Perceba se as hipóteses criadas pelos bebês evidenciam o reconhecimento da função do objeto. Note se eles levam à boca, se o reconhecem como parte do ritual da alimentação ou se estão familiarizados com o que mexem. Reserve um momento mais longo para esta parte da atividade, garantindo tempo suficiente para todo mundo observar, explorar, manipular, conhecer e brincar com os objetos.

3

Em pequenos grupos ou individualmente, pergunte se as crianças sabem para o que serve determinado item, se já usaram ou se elas têm em casa. Observe a todos e considere que alguns podem ainda não conhecer as funções dos objetos, enquanto outros já se apropriaram disso e precisam de um desafio extra. Para esses, ofereça frutas e verduras in naturapara que explorem o cheiro, a textura, a cor e o sabor.

Possível fala do professor neste momento: Você sabe pra que serve esse objeto que está brincando? Já descobriu outro jeito de usá-lo? Pode me mostrar o que você trouxe de casa? Vamos brincar juntos? Perceba se as crianças mostram o seu objeto e se fazem menção da maneira como usam, entre na brincadeira e se coloque como um parceiro.

Para finalizar:

Convide as crianças para um momento de partilha de experiências. Oportunize momentos de troca entre eles, garantindo as interações com os objetos e entre as crianças. Diga aos bebês que atividade acabará em 10 minutos e que os materiais serão organizados. Conte qual será o próximo passo na rotina, isso acalma as crianças e faz parte da partilha do planejamento, possibilitando a participação mais efetiva dos bebês na atividade. Se o próximo passo for o horário de refeição, aproveite para conversar em pequenos grupos sobre o momento da alimentação na escola e como as crianças se sentem em relação a ele.