
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Leitura de histórias para bebês
Contextos prévios:
Na primeira infância, os bebês se fascinam principalmente por temas relacionados à natureza, animais e elementos que fazem parte de sua vivência cotidiana. Livros como Duas festas de ciranda, da editora Zit, e Um elefante se balança, da editora Dcl Difusão Cultural, são boas sugestões para a atividade. Com a finalidade de demonstrar possibilidades quanto ao desenvolvimento desta proposta, utilizaremos para exemplificação o livro Zim Tam Tum, da Edições SM. Conheça previamente a história selecionada para que possa conduzir a leitura com tranquilidade e favorecer as interações dos bebês com o enredo. Os recursos representativos sugeridos devem ser substituídos de acordo com a história escolhida, a fim de caracterizar determinado enredo.
Materiais:
O livro Zim Tam Tum e uma cesta de vime com brinquedos de pelúcia, de plástico ou de materiais reciclados que possam representar os personagens de filhotes de aves presentes no enredo: corujinha, canário, pardal, corvo e pintinho. Outra hipótese para essa representação é fazer uma cópia colorida e plastificada dos personagens do livro. Algumas almofadas para dar sustentação aos bebês menores; duas cangas de praia ou uma toalha de mesa grande; utensílios de cozinha pertencentes à creche: pratos, talheres, copos, panelas, tampas e tigelas feitas de plástico, alumínio ou madeira, que sejam apropriados para a brincadeira com os bebês. Aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular) para colocar as canções sugeridas no plano. Câmera fotográfica para os registros de documentação pedagógica.
Espaços:
Realize a atividade na varanda ou no pátio da escola, propiciando um local seguro e divertido para os movimentos do grupo. Organize as cangas ou a toalha de mesa no chão e disponha as almofadas ao entorno delas, criando um círculo. Organize os utensílios de cozinha na centralidade desse ambiente, de modo atrativo aos interesses dos bebês. Coloque o livro Zim Tam Tum na posição vertical, em cima dos utensílios de cozinha. A cesta de vime com os brinquedos representativos dos personagens deverá ficar ao lado dos materiais citados. Posicione o aparelho sonoro em um canto do ambiente que seja de fácil alcance para você.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 50 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais são as reações dos bebês ao reconhecer os elementos presentes nas imagens da história? Como eles comunicam essa identificação?
2. Quais são as interações dos bebês enquanto apreciam a leitura do livro?
3. Como os bebês imitam os gestos e as entonações de voz que o adulto realiza ao apresentar o enredo do livro?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês participem da proposta e se envolvam no momento da leitura, interagindo com o adulto-leitor, com os colegas e com o enredo do livro. Favoreça a diversidade de exploração dos materiais que compõe o ambiente por meio da manipulação e da descrição. Incentive a brincadeira de imitação e o reconhecimento dos elementos das imagens, contribuindo para exercitar a imaginação das crianças nas brincadeiras com histórias.
1
Organize o espaço e os materiais da atividade de acordo com as orientações. Promova um ambiente convidativo às explorações e às interações do grupo. O local selecionado deve possibilitar o brincar divertido e com segurança, principalmente aos bebês menores, que necessitam de apoio para participar da atividade. Na sala de referência, junte-se ao grupo e pergunte se as crianças gostariam de apreciar a leitura de um livro divertido. Crie expectativas sobre as descobertas que poderão fazer em relação aos materiais disponibilizados (livro Zim Tam Tum, cesta de vime com brinquedos representativos dos personagens, almofadas, cangas de praia ou toalha de mesa e diversos utensílios de cozinha). Convide-as para se deslocar até o espaço preparado, auxiliando principalmente os bebês que necessitam de ajuda para locomoção. Pegue a câmera fotográfica para registrar esses momentos quando possível.
Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, eu preparei uma surpresa para vocês! Sim, é algo bem diferente do que estamos acostumados. Organizei um espaço de leitura confortável e divertido, lá na área externa! Vocês gostariam de ir até lá?
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem sorrir e bater palmas, demonstrando assim encantamento pela proposta.
2
Permita que os bebês do grupo se familiarizem com os elementos presentes no ambiente ao folhearem o livro, mudarem as almofadas de lugar, rolarem sobre as cangas ou a toalha de mesa, brincarem com as representações dos personagens e explorarem os utensílios de cozinha. Contribua com os momentos exploratórios, permanecendo atento às ações de cada bebê e auxiliando a busca pelo objeto de interesse, quando necessário. Perceba como eles interagem quando desejam comunicar suas descobertas para o colega ou para o professor. Após esse momento, convide o grupo a se acomodar confortavelmente próximo a você explicitando que apresentará o livro Zim Tam Tum. Desperte a curiosidade dos bebês sobre o enredo a ser apresentado ao questioná-los se imaginam alguma relação entre os elementos disponibilizados no ambiente e a história do livro. Inicie a apresentação da obra explorando a capa e os elementos que a compõe, incentivando o grupo a explorar a imagem por meio da observação atenta e da comunicação, respeitando a maneira de cada um.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem aguardar com expectativa o início da leitura, apresentando ações como sorrir, bater palmas, manipular os materiais presentes no espaço, demonstrando encantamento pela proposta.
3
Faça a leitura pronunciando lentamente as palavras para melhor compreensão pelos bebês. Torne-se parte da narrativa ao representar os personagens e o enredo, com gestos, expressões faciais e diferentes entonações de voz. Brinque com algum utensílio de cozinha incentivando as crianças a imitar as ações apresentadas. Motive-as a apontar e a nomear os elementos figurativos presentes no livro. Encoraje os bebês a se envolverem nessa proposta imitando suas falas e expressões para que, assim, cada um deles possa fazer a própria leitura por meio de balbucios, palavras, gestos, movimentos e brincadeiras de imitação, do ato de ler e das ações dos personagens. Ao longo da narrativa, favoreça o desenvolvimento de situações imaginárias, possibilitando o protagonismo dos pequenos nessa brincadeira de leitura de história. Reconheça e valorize toda e qualquer forma de comunicação e expressão manifestada.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem demonstrar interesse pela leitura ao tentar tocar no livro e interagir com os elementos de representação do enredo. Eles podem buscar uma comunicação com os personagens ou imitar as ações do professor, cada um a seu modo, reconhecendo-se como parte da narrativa. De outro modo, podem apontar e gesticular de acordo com os questionamentos do professor ou permanecer observando atentamente a leitura da história para depois interagir com ela.
Para finalizar:
Após a leitura, encoraje o grupo a explorar os utensílios de cozinha disponibilizados, brincando de percussão, assim como acontece no livro. Nesse momento, ligue o aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular) e coloque para tocar o álbum Bafafá, do grupo Palavra Cantada, enquanto os bebês continuam com suas interações e descobertas. Deixe o bebê que porventura se interesse por outro brincar livre em suas escolhas, oferecendo outras possibilidades como fantoches, caixa de encaixes sólidos, cesto de brinquedos favoritos etc. Antecipe o encerramento da atividade indicando o que será feito posteriormente e, após um momento, fale novamente sobre o término da brincadeira, convidando o grupo a colaborar com a organização dos materiais. Cante uma música que marque os momentos de finalização de atividades.
Nesta faixa etária, os bebês necessitam da repetição para dar continuidade às ações exploratórias e assimilar os conteúdos abordados. Desse modo, coloque os materiais utilizados na sala de referência e faça a leitura do livro em outros momentos da rotina. Assim, os pequenos poderão brincar e apreciar o enredo novamente. Faça adaptações na ambientalização sugerida para desenvolver a atividade utilizando outros títulos e recursos representativos, considerando sempre o enredo selecionado para apreciação e exploração.
Para que as famílias se envolvam e valorizem os momentos de leitura de histórias com os bebês, prepare um material a ser enviado aos lares. Utilize algumas folhas de papel de gramatura rígida e duas argolas articuladas para fazer o encadernamento, criando um mini livro caseiro. Escreva sobre a proposta desenvolvida e sobre o livro abordado. Coloque fotografias de alguns momentos da atividade com comentários das reações dos bebês. Pergunte às famílias qual é a relação delas com os livros e peça para que escrevam sobre os momentos de leituras nos respectivos lares.
Apresente a proposta
Convide as famílias para um encontro virtual com os bebês e conte uma das histórias preferidas deles na escola. Envolva os participantes de forma animada e criativa, variando a entonação da voz e mostrando as imagens que mais despertavam interesse. Faça pausas e mostre objetos que tem em casa, estabelecendo relação com a história para despertar a curiosidade. Mostre-se disponível para acolher os sentimentos e expressões dessa vivência à distância. Converse sobre esses momentos e sobre a saudade, então amenizada pelo encontro virtual. Explique, de forma breve, a importância de ter esses momentos de leitura em casa, junto com a família, porque eles unem e fortalecem laços afetivos, gerando segurança para o grupo familiar. Se o encontro não for possível, grave um pequeno vídeo e envie fotos desses momentos na escola. Ao final, convide: “Que tal fazer uma série de leituras em casa, com os bebês, de forma divertida e animada como essa?” Envie sugestões pela plataforma que sua rede utiliza para se comunicar ou via WhatsApp.
Adaptações necessárias
Você poderá indicar as histórias sugeridas nos planos, que trazem excelentes obras, para garantir a qualidade. Sugira que usem livros físicos ou envie fotos deles pelo seu celular, para que possam imprimi-las ou reproduzi-las em algum dispositivo de acesso coletivo. Explique que é recomendado que leiam antes a história selecionada para que possam conduzir a leitura de forma mais tranquila, favorecendo as interações do bebê. Oriente que usem os materiais que tiverem disponíveis para fazer referência às histórias, uma vez que não é recomendado sair às compras nesse momento. De acordo com o contexto familiar, você poderá ainda sugerir um livro digital disponível na internet, como os que são oferecidos pelo projeto “Eu leio para uma criança”, disponível aqui. É importante que o bebê seja acompanhado durante todas as atividades para sua segurança. Se possível, sugira que um familiar registre enquanto outro lê ou brinca com ele. Ao final de cada atividade, convide-os a escrever ou gravar um áudio relatando, de forma breve, como foi a vivência.
Sugira às famílias
Convide os familiares a deixar o bebê em uma posição que favoreça a interação durante os momentos de leitura das histórias. É importante que valorizem, validem e acolham as diferentes formas de expressão e participação deles, pausando e retomando a leitura se necessário.
1) No plano “Leitura aconchegante para bebês”, oriente os familiares para que um deles faça a leitura para o bebê. Desta forma, estreitam-se os laços e aprofundam-se os vínculos que os unem afetivamente. Sugira que ele convide o bebê a ficar no colo ou sentar-se bem pertinho, da forma como for mais confortável no momento. Sugira ainda que repitam essa atividade fazendo a mesma leitura antes ou depois do banho, cada dia por um familiar, por exemplo. Para ficar mais animado, podem brincar com as almofadas que deixam o espaço aconchegante, fazendo um divertido “cadê/achou”.
2) Durante a “Leitura divertida para bebês”, oriente que permitam a manipulação dos elementos representativos que estarão disponíveis, incentivando o bebê a explorar e brincar com eles. Convide-os a fazer pausas durante a leitura e instigar a curiosidade dele sobre determinados aspectos presentes, como, por exemplo, uma imagem. Proponha momentos animados, como diferentes entonações de voz e expressões faciais que imitam as características do tema ou do contexto.
3) Durante o plano “Leitura entre pares para bebê”, convide outro familiar a fazer parceria com o bebê. Pode ser um irmão. Se não houver outra criança em casa, um adulto assume esse lugar. Proponha que o familiar leitor favoreça a interação e trocas de gestos carinhosos e afetivos entre eles. Podem projetar as imagens na tela do celular, notebook ligado na TV ou fazer o projetor caseiro, como o plano sugere, de acordo com a disponibilidade de cada grupo. O importante é que pratiquem a escuta de uma história de forma interativa com um par e se divirtam juntos!
4) Para a atividade “Leitura musical para bebês”, oriente que escolham um ambiente com espaço suficiente para que possam movimentar o corpo livremente. Sugira que disponibilizem utensílios de cozinha para obter sons e criar representações dos personagens da história. Proponha que batuquem ao ler sobre uma batida na porta, por exemplo, e sejam imitados pelo bebê, de forma animada e divertida para ambos.
5) Convide o grupo familiar a organizar o espaço com os elementos representativos e participar juntos da “Leitura em pequenos grupos para os bebês”. As experimentações sensoriais sugeridas podem ser realizadas com tecidos e caixas, como, por exemplo, entrar no carro (caixa) e sentir o vento na cabeça (tecido passando levemente, fazendo cócegas), ou outros materiais que tenham em casa e façam referência à história. Sugira que façam isso de forma interativa e divertida, colocando os familiares como personagens da história escolhida.
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a enviar, pela plataforma que sua rede disponibiliza ou pelo WhatsApp, os registros das leituras que fizeram em casa junto aos relatos das vivências. Socialize com as outras famílias, pois, por meio dessas trocas, uma poderá se inspirar na prática da outra para se divertir ainda mais em casa. No retorno, organize-se para expor algumas fotos intercaladas com os relatos das famílias. Você poderá colocá-las num varal próximo à sala de referência para que fiquem acessíveis a toda a comunidade. Inclua uma breve descrição do que observou durante essas propostas. Desta forma, será possível reviver na escola as memórias afetivas desses momentos significativos em casa. E as experiências vividas em casa terão conexão com as escolares, dando suporte ao retorno.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Silva
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.
(EI01EF08) Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.)
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
Abordagem didática: Apresentar livros aos bebês é fundamental para a construção da atenção e da sensibilidade para a leitura como prática de escutas individuais e coletivas. Pegar, manusear ou folhear esses objetos desperta a curiosidade das crianças e permite a criação de uma relação de intimidade com eles. Quando em contato com histórias diversas, os bebês podem ampliar o vocabulário e, principalmente, imergir na fronteira entre a imaginação e a realidade, conhecendo novas aventuras, ambientes e personagens.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: