Plano de Aula
Plano de aula: Leitura musical para bebês
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Leitura de histórias para bebês
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Na primeira infância, os bebês se fascinam principalmente por temas relacionados à natureza, animais e elementos que fazem parte de sua vivência cotidiana. Livros como Duas festas de ciranda, da editora Zit, e Um elefante se balança, da editora Dcl Difusão Cultural, são boas sugestões para a atividade. Com a finalidade de demonstrar possibilidades quanto ao desenvolvimento desta proposta, utilizaremos para exemplificação o livro Zim Tam Tum, da Edições SM. Conheça previamente a história selecionada para que possa conduzir a leitura com tranquilidade e favorecer as interações dos bebês com o enredo. Os recursos representativos sugeridos devem ser substituídos de acordo com a história escolhida, a fim de caracterizar determinado enredo.
Materiais:
O livro Zim Tam Tum e uma cesta de vime com brinquedos de pelúcia, de plástico ou de materiais reciclados que possam representar os personagens de filhotes de aves presentes no enredo: corujinha, canário, pardal, corvo e pintinho. Outra hipótese para essa representação é fazer uma cópia colorida e plastificada dos personagens do livro. Algumas almofadas para dar sustentação aos bebês menores; duas cangas de praia ou uma toalha de mesa grande; utensílios de cozinha pertencentes à creche: pratos, talheres, copos, panelas, tampas e tigelas feitas de plástico, alumínio ou madeira, que sejam apropriados para a brincadeira com os bebês. Aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular) para colocar as canções sugeridas no plano. Câmera fotográfica para os registros de documentação pedagógica.
Espaços:
Realize a atividade na varanda ou no pátio da escola, propiciando um local seguro e divertido para os movimentos do grupo. Organize as cangas ou a toalha de mesa no chão e disponha as almofadas ao entorno delas, criando um círculo. Organize os utensílios de cozinha na centralidade desse ambiente, de modo atrativo aos interesses dos bebês. Coloque o livro Zim Tam Tum na posição vertical, em cima dos utensílios de cozinha. A cesta de vime com os brinquedos representativos dos personagens deverá ficar ao lado dos materiais citados. Posicione o aparelho sonoro em um canto do ambiente que seja de fácil alcance para você.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 50 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais são as reações dos bebês ao reconhecer os elementos presentes nas imagens da história? Como eles comunicam essa identificação?
2. Quais são as interações dos bebês enquanto apreciam a leitura do livro?
3. Como os bebês imitam os gestos e as entonações de voz que o adulto realiza ao apresentar o enredo do livro?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês participem da proposta e se envolvam no momento da leitura, interagindo com o adulto-leitor, com os colegas e com o enredo do livro. Favoreça a diversidade de exploração dos materiais que compõe o ambiente por meio da manipulação e da descrição. Incentive a brincadeira de imitação e o reconhecimento dos elementos das imagens, contribuindo para exercitar a imaginação das crianças nas brincadeiras com histórias.
O que fazer durante?
1
Organize o espaço e os materiais da atividade de acordo com as orientações. Promova um ambiente convidativo às explorações e às interações do grupo. O local selecionado deve possibilitar o brincar divertido e com segurança, principalmente aos bebês menores, que necessitam de apoio para participar da atividade. Na sala de referência, junte-se ao grupo e pergunte se as crianças gostariam de apreciar a leitura de um livro divertido. Crie expectativas sobre as descobertas que poderão fazer em relação aos materiais disponibilizados (livro Zim Tam Tum, cesta de vime com brinquedos representativos dos personagens, almofadas, cangas de praia ou toalha de mesa e diversos utensílios de cozinha). Convide-as para se deslocar até o espaço preparado, auxiliando principalmente os bebês que necessitam de ajuda para locomoção. Pegue a câmera fotográfica para registrar esses momentos quando possível.
Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, eu preparei uma surpresa para vocês! Sim, é algo bem diferente do que estamos acostumados. Organizei um espaço de leitura confortável e divertido, lá na área externa! Vocês gostariam de ir até lá?
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem sorrir e bater palmas, demonstrando assim encantamento pela proposta.
2
Permita que os bebês do grupo se familiarizem com os elementos presentes no ambiente ao folhearem o livro, mudarem as almofadas de lugar, rolarem sobre as cangas ou a toalha de mesa, brincarem com as representações dos personagens e explorarem os utensílios de cozinha. Contribua com os momentos exploratórios, permanecendo atento às ações de cada bebê e auxiliando a busca pelo objeto de interesse, quando necessário. Perceba como eles interagem quando desejam comunicar suas descobertas para o colega ou para o professor. Após esse momento, convide o grupo a se acomodar confortavelmente próximo a você explicitando que apresentará o livro Zim Tam Tum. Desperte a curiosidade dos bebês sobre o enredo a ser apresentado ao questioná-los se imaginam alguma relação entre os elementos disponibilizados no ambiente e a história do livro. Inicie a apresentação da obra explorando a capa e os elementos que a compõe, incentivando o grupo a explorar a imagem por meio da observação atenta e da comunicação, respeitando a maneira de cada um.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem aguardar com expectativa o início da leitura, apresentando ações como sorrir, bater palmas, manipular os materiais presentes no espaço, demonstrando encantamento pela proposta.
3
Faça a leitura pronunciando lentamente as palavras para melhor compreensão pelos bebês. Torne-se parte da narrativa ao representar os personagens e o enredo, com gestos, expressões faciais e diferentes entonações de voz. Brinque com algum utensílio de cozinha incentivando as crianças a imitar as ações apresentadas. Motive-as a apontar e a nomear os elementos figurativos presentes no livro. Encoraje os bebês a se envolverem nessa proposta imitando suas falas e expressões para que, assim, cada um deles possa fazer a própria leitura por meio de balbucios, palavras, gestos, movimentos e brincadeiras de imitação, do ato de ler e das ações dos personagens. Ao longo da narrativa, favoreça o desenvolvimento de situações imaginárias, possibilitando o protagonismo dos pequenos nessa brincadeira de leitura de história. Reconheça e valorize toda e qualquer forma de comunicação e expressão manifestada.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem demonstrar interesse pela leitura ao tentar tocar no livro e interagir com os elementos de representação do enredo. Eles podem buscar uma comunicação com os personagens ou imitar as ações do professor, cada um a seu modo, reconhecendo-se como parte da narrativa. De outro modo, podem apontar e gesticular de acordo com os questionamentos do professor ou permanecer observando atentamente a leitura da história para depois interagir com ela.
Para finalizar:
Após a leitura, encoraje o grupo a explorar os utensílios de cozinha disponibilizados, brincando de percussão, assim como acontece no livro. Nesse momento, ligue o aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular) e coloque para tocar o álbum Bafafá, do grupo Palavra Cantada, enquanto os bebês continuam com suas interações e descobertas. Deixe o bebê que porventura se interesse por outro brincar livre em suas escolhas, oferecendo outras possibilidades como fantoches, caixa de encaixes sólidos, cesto de brinquedos favoritos etc. Antecipe o encerramento da atividade indicando o que será feito posteriormente e, após um momento, fale novamente sobre o término da brincadeira, convidando o grupo a colaborar com a organização dos materiais. Cante uma música que marque os momentos de finalização de atividades.