Sugestão de adaptação para ensino remoto
Orientações: Esta adaptação para ensino remoto reúne os planos de aula 13, 14 e 15, de uma sequência de 15 planos. As atividades envolvem planejamento, produção e revisão de um panfleto/folheto, gênero da esfera publicitária, a fim de informar sobre um problema que envolve a comunidade escolar.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades, escritas em um documento Word ou em PowerPoint, ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolher o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
Sites de imagens com licença aberta: Pixabay (disponível aqui); Pxhere (disponível aqui); Unsplash (disponível aqui); Pexels (disponível aqui); Public Domain Pictures (disponível aqui); Nappy (disponível aqui);
PicsArt, aplicativo de edição de fotos e imagens para celular (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Relembrando o gênero Folheto/ Planfleto – Planejamento
Esta adaptação engloba três aulas, com as seguintes ações: planejar, produzir, revisar e editar folhetos/panfletos informativos com a intenção de promover uma intervenção em um problema social. Após a introdução, cada passo do desenvolvimento corresponde a uma atividade a ser acompanhada.
Entre em contato com os alunos, por e-mail ou por WhatsApp, e explique que nas próximas aulas eles farão, em duplas ou trios, uma atividade de produção de texto que envolverá planejamento, produção, revisão e edição. Nesta abordagem, relembre-os das principais características do gênero panfleto/folheto, como as marcas linguísticas que compõem o estilo do gênero; seus aspectos multimodais, como uso de linguagem não verbal, como imagens, cores e estilo da fonte; sua funcionalidade e intencionalidade, seus interlocutores. Relembre também que os panfletos/folhetos podem servir para vender produtos ou serviços ou divulgar ideias e informações; os primeiros são comerciais e os segundos, informativos/educativos. Por fim, oriente-os a discutirem com suas duplas ou trios sobre os principais problemas enfrentados por sua escola ou comunidade. Os alunos devem escolher uma problemática para ser abordada no folheto/panfleto (sobre as problemáticas, veja sugestões no plano LPO7_02SQA13). O tema poderá ser o mesmo usado no plano LPO7_02SQA11, para a produção do spot informativo. O folheto será para alertar e/ou conscientizar a comunidade sobre o problema em questão, a fim de solucioná-lo ou minimizá-lo.
Após as orientações dadas na abordagem anterior, sobre a produção e sua temática, envie aos alunos o roteiro de planejamento, disponível no primeiro slide de Desenvolvimento do plano LPO7_02SQA13, juntamente com as orientações contidas no mesmo slide. Estabeleça um prazo e peça que as equipes troquem entre si os projetos de escrita, para serem apreciados e comentados. Você também deve comentar cada projeto, como a escolha do tema, das imagens e cores, a escrita do texto etc. Estas interlocuções podem acontecer via WhatsApp para otimizar o tempo ou, se preferir, por e-mail. Oriente que anotem as contribuições de melhorias e aprimorem em seus trabalhos os pontos que considerarem necessários.
Importante: sempre inicie sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Produção do Panfleto/Folheto – Textualização
Nesta etapa, os alunos executarão o planejamento de escrita elaborado anteriormente, conforme orientações do plano LPO7_02SQA14. Entre em contato com os alunos e passe-lhes a checklist disponível no slide de Introdução, para que eles a apliquem a seus projetos, repensando os pontos necessários. Envie também os questionamentos constantes nos slides de Desenvolvimento, para que escolham, de forma acertada, a imagem que melhor compõe o panfleto/ folheto, reflitam sobre os aspectos linguísticos e textuais da abordagem e estejam atentos ao layout do folheto/panfleto. Envie aos alunos os sites de imagens com licença aberta, sugeridos no início desta adaptação. Explique por que é importante escolher imagens com licença aberta: para não incorrer em erro de plágio e uso indevido de imagem sem autorização, aspecto importante a ser levado em conta sempre.
Nesta etapa, oriente os alunos a usarem o aplicativo PicsArt (tutorial disponível aqui), para edição da imagem e inserção dos textos elaborados.
Estabeleça um prazo para a realização da tarefa e, então, mais uma vez, peça que as equipes troquem entre si os panfletos já elaborados, para que uma equipe comente a criação da outra equipe, contribuindo para sua execução, clareza e cumprimento da intencionalidade.
Fechamento: Edição e revisão do Folheto/Panfleto informativo
Nesta etapa, que corresponde à aplicação do plano LPO7_02SQA15, optamos, nesta adaptação para o ensino remoto, trabalhar diretamente o conteúdo relacionado às etapas dos planos anteriores. Por isso, vá diretamente ao slide de Desenvolvimento do plano original, em que é apresentada a checklist de revisão, salve-a em um arquivo de Word e envie aos alunos, para que procedam a revisão de seu panfleto/folheto. Explique aos alunos que esta etapa de revisão é fundamental para a elaboração da versão final da produção e para que ela possa ser publicada ou distribuída. Como as equipes já trocaram entre si os trabalhos para apreciação e avaliação na etapa anterior, você pode, nesta etapa, ser o revisor final. Estabeleça um prazo para que cada equipe lhe envie o trabalho final e, então, faça as orientações necessárias para as devidas melhorias. Depois de sua devolutiva, os alunos devem checar a produção novamente e fazer os acertos necessários. Agora o trabalho poderá ser enviado a toda a sala, para a apreciação.
Se possível, marque um momento síncrono para discussão das temáticas levantadas em cada panfleto/folheto. Se não for possível, incentive a turma a trocar mensagens comentando as problemáticas levantadas e as orientações e informações dadas nos panfletos/folhetos de cada grupo.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a distribuírem os panfletos/folhetos criados para seus familiares e comunidade escolar, via WhatsApp. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola, além de contribuir para ampliar sua criticidade e o sentimento de coletividade, na busca de solucionar os problemas que envolvem a comunidade escolar como um todo.