
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Produção de texto. Em vista da importância do planejamento no processo de escrita, recomendamos iniciar pela 13ª aula, LPO7_02SQA13, que trata do planejamento da produção do gênero Folheto/Panfleto.
Materiais necessários: Caderno, caneta e computador com acesso à internet.
Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com o objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades a respeito do manuseio de programas de edição e ferramentas tecnológicas essenciais para a realização da atividade.
Referências sobre o assunto:
ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.
CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.
CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma análise interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm>. Acesso em: 10 ago. 2018.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Links para outros planos:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 jul. 2018.
A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 jul. 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 jul. 2018.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Orientações: Esta adaptação para ensino remoto reúne os planos de aula 13, 14 e 15, de uma sequência de 15 planos. As atividades envolvem planejamento, produção e revisão de um panfleto/folheto, gênero da esfera publicitária, a fim de informar sobre um problema que envolve a comunidade escolar.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades, escritas em um documento Word ou em PowerPoint, ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolher o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
Sites de imagens com licença aberta: Pixabay (disponível aqui); Pxhere (disponível aqui); Unsplash (disponível aqui); Pexels (disponível aqui); Public Domain Pictures (disponível aqui); Nappy (disponível aqui);
PicsArt, aplicativo de edição de fotos e imagens para celular (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Relembrando o gênero Folheto/ Planfleto – Planejamento
Esta adaptação engloba três aulas, com as seguintes ações: planejar, produzir, revisar e editar folhetos/panfletos informativos com a intenção de promover uma intervenção em um problema social. Após a introdução, cada passo do desenvolvimento corresponde a uma atividade a ser acompanhada.
Entre em contato com os alunos, por e-mail ou por WhatsApp, e explique que nas próximas aulas eles farão, em duplas ou trios, uma atividade de produção de texto que envolverá planejamento, produção, revisão e edição. Nesta abordagem, relembre-os das principais características do gênero panfleto/folheto, como as marcas linguísticas que compõem o estilo do gênero; seus aspectos multimodais, como uso de linguagem não verbal, como imagens, cores e estilo da fonte; sua funcionalidade e intencionalidade, seus interlocutores. Relembre também que os panfletos/folhetos podem servir para vender produtos ou serviços ou divulgar ideias e informações; os primeiros são comerciais e os segundos, informativos/educativos. Por fim, oriente-os a discutirem com suas duplas ou trios sobre os principais problemas enfrentados por sua escola ou comunidade. Os alunos devem escolher uma problemática para ser abordada no folheto/panfleto (sobre as problemáticas, veja sugestões no plano LPO7_02SQA13). O tema poderá ser o mesmo usado no plano LPO7_02SQA11, para a produção do spot informativo. O folheto será para alertar e/ou conscientizar a comunidade sobre o problema em questão, a fim de solucioná-lo ou minimizá-lo.
Após as orientações dadas na abordagem anterior, sobre a produção e sua temática, envie aos alunos o roteiro de planejamento, disponível no primeiro slide de Desenvolvimento do plano LPO7_02SQA13, juntamente com as orientações contidas no mesmo slide. Estabeleça um prazo e peça que as equipes troquem entre si os projetos de escrita, para serem apreciados e comentados. Você também deve comentar cada projeto, como a escolha do tema, das imagens e cores, a escrita do texto etc. Estas interlocuções podem acontecer via WhatsApp para otimizar o tempo ou, se preferir, por e-mail. Oriente que anotem as contribuições de melhorias e aprimorem em seus trabalhos os pontos que considerarem necessários.
Importante: sempre inicie sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Produção do Panfleto/Folheto – Textualização
Nesta etapa, os alunos executarão o planejamento de escrita elaborado anteriormente, conforme orientações do plano LPO7_02SQA14. Entre em contato com os alunos e passe-lhes a checklist disponível no slide de Introdução, para que eles a apliquem a seus projetos, repensando os pontos necessários. Envie também os questionamentos constantes nos slides de Desenvolvimento, para que escolham, de forma acertada, a imagem que melhor compõe o panfleto/ folheto, reflitam sobre os aspectos linguísticos e textuais da abordagem e estejam atentos ao layout do folheto/panfleto. Envie aos alunos os sites de imagens com licença aberta, sugeridos no início desta adaptação. Explique por que é importante escolher imagens com licença aberta: para não incorrer em erro de plágio e uso indevido de imagem sem autorização, aspecto importante a ser levado em conta sempre.
Nesta etapa, oriente os alunos a usarem o aplicativo PicsArt (tutorial disponível aqui), para edição da imagem e inserção dos textos elaborados.
Estabeleça um prazo para a realização da tarefa e, então, mais uma vez, peça que as equipes troquem entre si os panfletos já elaborados, para que uma equipe comente a criação da outra equipe, contribuindo para sua execução, clareza e cumprimento da intencionalidade.
Fechamento: Edição e revisão do Folheto/Panfleto informativo
Nesta etapa, que corresponde à aplicação do plano LPO7_02SQA15, optamos, nesta adaptação para o ensino remoto, trabalhar diretamente o conteúdo relacionado às etapas dos planos anteriores. Por isso, vá diretamente ao slide de Desenvolvimento do plano original, em que é apresentada a checklist de revisão, salve-a em um arquivo de Word e envie aos alunos, para que procedam a revisão de seu panfleto/folheto. Explique aos alunos que esta etapa de revisão é fundamental para a elaboração da versão final da produção e para que ela possa ser publicada ou distribuída. Como as equipes já trocaram entre si os trabalhos para apreciação e avaliação na etapa anterior, você pode, nesta etapa, ser o revisor final. Estabeleça um prazo para que cada equipe lhe envie o trabalho final e, então, faça as orientações necessárias para as devidas melhorias. Depois de sua devolutiva, os alunos devem checar a produção novamente e fazer os acertos necessários. Agora o trabalho poderá ser enviado a toda a sala, para a apreciação.
Se possível, marque um momento síncrono para discussão das temáticas levantadas em cada panfleto/folheto. Se não for possível, incentive a turma a trocar mensagens comentando as problemáticas levantadas e as orientações e informações dadas nos panfletos/folhetos de cada grupo.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a distribuírem os panfletos/folhetos criados para seus familiares e comunidade escolar, via WhatsApp. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola, além de contribuir para ampliar sua criticidade e o sentimento de coletividade, na busca de solucionar os problemas que envolvem a comunidade escolar como um todo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daiane Oliveira
Mentor: Erica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Produção do Folheto/Panfleto informativo: textualização
Finalidade da aula: Produzir um Folheto/Panfleto informativo, com o objetivo de propagar conhecimento e informação acerca de problemas sociais que afligem a sociedade.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Folheto/Panfleto
Objeto(s) do conhecimento: Textualização/produção e edição de textos publicitários
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP07/EF67LP13
Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: