Plano de Aula
Plano de aula: Produção do Folheto/Panfleto informativo: edição e revisão
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Em vista da importância do planejamento e produção no processo de escrita, recomendamos iniciar pela
13ª aula, LPO7_02SQA13, e desenvolver também a 14ª aula, LPO7_02SQA14.
Materiais necessários: Caderno, caneta, computador, dicionário e gramática para consulta.
Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.
Dificuldades antecipadas: Talvez os estudantes tenham dificuldades de produzir um texto escrito curto e de caráter imperativo a fim de convencer o leitor à ação. Além disso, talvez tenham dificuldades em tornar decisões coletivas quanto ao que precisa ser editado e revisado.
Referências sobre o assunto:
ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.
CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.
CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm>. Acesso em: 10 ago. 2018.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Links para outros planos:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 jul. 2018.
A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 jul. 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Dispostos em equipes, leve os estudantes para a sala de informática. Caso os planos LP07_02SQA13 e LP07_02SQA14 tenham sido desenvolvidos, solicite que os alunos mantenham a mesma equipe.
- Informe-os que nesta aula verão uma etapa essencial na produção de um texto, a revisão.
- Se não houver sala de informática disponível, solicite que os alunos tenham em mãos os Folhetos/Panfletos produzidos. Independentemente do meio de produção, digital ou impresso, sugere-se que você, professor, recolha e faça considerações gerais sobre as produções previamente, e, nesta aula, devolva o material com seus apontamentos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO