
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Em vista da importância do planejamento e produção no processo de escrita, recomendamos iniciar pela
13ª aula, LPO7_02SQA13, e desenvolver também a 14ª aula, LPO7_02SQA14.
Materiais necessários: Caderno, caneta, computador, dicionário e gramática para consulta.
Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.
Dificuldades antecipadas: Talvez os estudantes tenham dificuldades de produzir um texto escrito curto e de caráter imperativo a fim de convencer o leitor à ação. Além disso, talvez tenham dificuldades em tornar decisões coletivas quanto ao que precisa ser editado e revisado.
Referências sobre o assunto:
ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.
CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.
CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm>. Acesso em: 10 ago. 2018.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Links para outros planos:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 jul. 2018.
A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 jul. 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 jul. 2018.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Orientações: Esta adaptação para ensino remoto reúne os planos de aula 13, 14 e 15, de uma sequência de 15 planos. As atividades envolvem planejamento, produção e revisão de um panfleto/folheto, gênero da esfera publicitária, a fim de informar sobre um problema que envolve a comunidade escolar.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades, escritas em um documento Word ou em PowerPoint, ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolher o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
Sites de imagens com licença aberta: Pixabay (disponível aqui); Pxhere (disponível aqui); Unsplash (disponível aqui); Pexels (disponível aqui); Public Domain Pictures (disponível aqui); Nappy (disponível aqui);
PicsArt, aplicativo de edição de fotos e imagens para celular (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Relembrando o gênero Folheto/ Planfleto – Planejamento
Esta adaptação engloba três aulas, com as seguintes ações: planejar, produzir, revisar e editar folhetos/panfletos informativos com a intenção de promover uma intervenção em um problema social. Após a introdução, cada passo do desenvolvimento corresponde a uma atividade a ser acompanhada.
Entre em contato com os alunos, por e-mail ou por WhatsApp, e explique que nas próximas aulas eles farão, em duplas ou trios, uma atividade de produção de texto que envolverá planejamento, produção, revisão e edição. Nesta abordagem, relembre-os das principais características do gênero panfleto/folheto, como as marcas linguísticas que compõem o estilo do gênero; seus aspectos multimodais, como uso de linguagem não verbal, como imagens, cores e estilo da fonte; sua funcionalidade e intencionalidade, seus interlocutores. Relembre também que os panfletos/folhetos podem servir para vender produtos ou serviços ou divulgar ideias e informações; os primeiros são comerciais e os segundos, informativos/educativos. Por fim, oriente-os a discutirem com suas duplas ou trios sobre os principais problemas enfrentados por sua escola ou comunidade. Os alunos devem escolher uma problemática para ser abordada no folheto/panfleto (sobre as problemáticas, veja sugestões no plano LPO7_02SQA13). O tema poderá ser o mesmo usado no plano LPO7_02SQA11, para a produção do spot informativo. O folheto será para alertar e/ou conscientizar a comunidade sobre o problema em questão, a fim de solucioná-lo ou minimizá-lo.
Após as orientações dadas na abordagem anterior, sobre a produção e sua temática, envie aos alunos o roteiro de planejamento, disponível no primeiro slide de Desenvolvimento do plano LPO7_02SQA13, juntamente com as orientações contidas no mesmo slide. Estabeleça um prazo e peça que as equipes troquem entre si os projetos de escrita, para serem apreciados e comentados. Você também deve comentar cada projeto, como a escolha do tema, das imagens e cores, a escrita do texto etc. Estas interlocuções podem acontecer via WhatsApp para otimizar o tempo ou, se preferir, por e-mail. Oriente que anotem as contribuições de melhorias e aprimorem em seus trabalhos os pontos que considerarem necessários.
Importante: sempre inicie sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Produção do Panfleto/Folheto – Textualização
Nesta etapa, os alunos executarão o planejamento de escrita elaborado anteriormente, conforme orientações do plano LPO7_02SQA14. Entre em contato com os alunos e passe-lhes a checklist disponível no slide de Introdução, para que eles a apliquem a seus projetos, repensando os pontos necessários. Envie também os questionamentos constantes nos slides de Desenvolvimento, para que escolham, de forma acertada, a imagem que melhor compõe o panfleto/ folheto, reflitam sobre os aspectos linguísticos e textuais da abordagem e estejam atentos ao layout do folheto/panfleto. Envie aos alunos os sites de imagens com licença aberta, sugeridos no início desta adaptação. Explique por que é importante escolher imagens com licença aberta: para não incorrer em erro de plágio e uso indevido de imagem sem autorização, aspecto importante a ser levado em conta sempre.
Nesta etapa, oriente os alunos a usarem o aplicativo PicsArt (tutorial disponível aqui), para edição da imagem e inserção dos textos elaborados.
Estabeleça um prazo para a realização da tarefa e, então, mais uma vez, peça que as equipes troquem entre si os panfletos já elaborados, para que uma equipe comente a criação da outra equipe, contribuindo para sua execução, clareza e cumprimento da intencionalidade.
Fechamento: Edição e revisão do Folheto/Panfleto informativo
Nesta etapa, que corresponde à aplicação do plano LPO7_02SQA15, optamos, nesta adaptação para o ensino remoto, trabalhar diretamente o conteúdo relacionado às etapas dos planos anteriores. Por isso, vá diretamente ao slide de Desenvolvimento do plano original, em que é apresentada a checklist de revisão, salve-a em um arquivo de Word e envie aos alunos, para que procedam a revisão de seu panfleto/folheto. Explique aos alunos que esta etapa de revisão é fundamental para a elaboração da versão final da produção e para que ela possa ser publicada ou distribuída. Como as equipes já trocaram entre si os trabalhos para apreciação e avaliação na etapa anterior, você pode, nesta etapa, ser o revisor final. Estabeleça um prazo para que cada equipe lhe envie o trabalho final e, então, faça as orientações necessárias para as devidas melhorias. Depois de sua devolutiva, os alunos devem checar a produção novamente e fazer os acertos necessários. Agora o trabalho poderá ser enviado a toda a sala, para a apreciação.
Se possível, marque um momento síncrono para discussão das temáticas levantadas em cada panfleto/folheto. Se não for possível, incentive a turma a trocar mensagens comentando as problemáticas levantadas e as orientações e informações dadas nos panfletos/folhetos de cada grupo.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a distribuírem os panfletos/folhetos criados para seus familiares e comunidade escolar, via WhatsApp. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola, além de contribuir para ampliar sua criticidade e o sentimento de coletividade, na busca de solucionar os problemas que envolvem a comunidade escolar como um todo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daiane Oliveira
Mentor: Erica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Produção do Folheto/Panfleto informativo: edição e revisão
Finalidade da aula: Criar estratégias e mediar a edição e revisão de Folhetos/Panfletos informativos produzidos acerca de um problema social com o objetivo de ajudar o estudante a controlar sua própria produção e aprendizagem
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Folheto/Panfleto
Objeto(s) do conhecimento: Textualização/produção e edição de textos publicitários
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP07/EF67LP13
Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: