Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecer o gênero Panfleto/Folheto
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários:
Diversos folhetos/panfletos (pedir antecipadamente para alunos trazerem de casa no dia da aula);
Pincel;
Quadro;
Papel metro;
Cola;
Caderno;
Caneta.
Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal. Alguns consideram o folheto/panfleto não como um gênero, mas como um suporte para outros gêneros, como textos de cunho religioso.
Dificuldades antecipadas: Por se tratar da primeira aula baseada no gênero, os alunos poderão ter dificuldades em compreender os diferentes modos multissemióticos que compõem os panfletos/folhetos e entender que os elementos visuais que os compõem não são meramente ilustrativos ou decorativos.
Referências sobre o assunto:
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf. Acesso em 10 ago 2018.
CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise interpretativa do gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.
ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero Panfleto no ensino de Língua Portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf. Acesso em 10 ago 2018.
Links para outros planos:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em 3 de jul de 2018.
A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em 4 de jul de 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em 4 de jul de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Explique aos estudantes que essa aula consiste em trabalhar com panfletos/folhetos, que fazem parte de suas vidas e em reconhecer as especificidades desse gênero discursivo, como circulação, recursos linguístico-discursivos, construção composicional e estilo.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite, antecipadamente, que os estudantes tragam panfletos/folhetos (tais como os de supermercado, igrejas, empresas, postos de saúde, etc.), que serão utilizados nessa aula. Essa é uma forma de ressaltar a autonomia deles, é, também, possibilitar que ele seja protagonista da sua própria aprendizagem, por trabalhar com materiais que fazem parte do seu mundo, proveniente de uma situação comunicativa real na vida dele.
- Disponha os estudantes, já em posse dos panfletos/folhetos, numa roda de conversa, para que eles apresentem o material trazido por eles e comentem livremente sobre onde encontraram o texto, sobre o que é e expliquem o porquê eles acham que é, de fato, um folheto/panfleto. Explore as imagens contidas nos panfletos/folhetos: elas chamam a atenção? Elas são muito pequenas/grandes? Como aparecem no panfleto/folheto (centralizadas, nos cantos superiores/inferiores, distribuídas em toda a página)? Neste momento, não é necessário introduzir aspectos teóricos sobre o gênero; é um momento de levantamento prévio e de expectativas sobre o que será trabalhado.
- Crie um ambiente favorável para que todos possam e queiram se expressar.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Disponha os alunos em equipes de 3 ou 4 integrantes. O trabalho em equipe permite interação e troca de conhecimento entre os estudantes, bem como os ajudam a lidar com a diferença de opiniões e a divisão de tarefas.
- Peça para que os alunos leiam os panfletos/folhetos trazidos pelos colegas de sua equipe, socializando os materiais.
- Peça para que eles observem o máximo de detalhe possível. Utilize como base as perguntas contidas no slide.
- Promova a socialização das informações encontradas.
- Levante as seguintes questões: Por que você acha que essa cor, fonte e imagem foram escolhidas? Essas escolhas foram importantes para que você compreendesse o texto?
- Promova uma discussão em grupo, numa roda de conversa, sobre aspectos semelhantes e diferentes encontrados nos panfletos/folhetos trazidos pelos participantes da equipe. À medida que ocorre essa socialização e comparação das respostas, os estudantes irão descobrir que alguns elementos caracterizam o gênero. Tais características em comum nos ajudam a identificar o gênero a qual pertence.
Desenvolvimento
Orientações:
- Disponha os alunos em equipes de 3 ou 4 integrantes. O trabalho em equipe permite interação e troca de conhecimento entre os estudantes, bem como os ajudam a lidar com a diferença de opiniões e a divisão de tarefas.
- Peça para que os alunos leiam os panfletos/folhetos trazidos pelos colegas de sua equipe, socializando os materiais.
- Peça para que eles observem o máximo de detalhe possível. Utilize como base as perguntas contidas no slide.
- Promova a socialização das informações encontradas.
- Levante as seguintes questões: Por que você acha que essa cor, fonte e imagem foram escolhidas? Essas escolhas foram importantes para que você compreendesse o texto?
- Promova uma discussão em grupo, numa roda de conversa, sobre aspectos semelhantes e diferentes encontrados nos panfletos/folhetos trazidos pelos participantes da equipe. À medida que ocorre essa socialização e comparação das respostas, os estudantes irão descobrir que alguns elementos caracterizam o gênero. Tais características em comum nos ajudam a identificar o gênero a qual pertence.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Sintetize, com ajuda dos estudantes, as informações encontradas sobre as especificidades dos panfletos/folhetos, como por exemplo, onde circulam os folhetos/panfletos e como são distribuídos; que elementos o compõem; como esses elementos se relacionam; que assuntos podem ser tratados em um folheto/panfleto; função do folheto/panfleto. Espera-se que os alunos tenham compreendido que o panfleto está atrelado à esfera publicitária, seu suporte é uma folha avulsa e é entregue diretamente às pessoas ou deixado em lugares acessíveis. Possui linguagem objetiva, com recursos verbais e imagéticos que chama a atenção do leitor, já que seu objetivo, geralmente, é persuadi-lo.
- Solicite que os estudantes registrem tais informações no caderno. Outra possibilidade é a confecção de um cartaz com essas regras, que poderá ficar exposto na sala de aula, para que os estudantes recorram a ele sempre que necessário.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne os dois primeiros planos de aula sobre o gênero panfleto/folheto.
Recursos indicados
- Necessários:
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias);
Google Forms, para enviar as questões sobre o gênero (acesse o tutorial disponível aqui).
- Opcionais:
Canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Microsoft Sway, ferramenta de apresentação do Office 365 (acesse o tutorial disponível aqui).
Orientações iniciais
Tendo em vista que o contexto pandêmico atual inibe uma das ações previstas neste plano, que seria solicitar aos alunos que recolhessem panfletos/ folhetos em diversos locais, como igrejas, supermercados e postos de saúde, para serem analisados em aula, a proposta desta adaptação orienta para a análise de peças publicitárias de modo geral, dando indicação de onde encontrá-las.
Introdução: Reconhecer o gênero panfleto/folheto
Selecione, previamente, imagens de peças publicitárias (panfletos, folhetos, cartazes) para serem enviadas aos alunos. No site do Ministério da Saúde, é possível selecionar peças publicitárias de diversas campanhas. Para isso, acesse o disponível aqui. É possível também selecionar panfletos e folhetos de campanhas de economia da água e reciclagem de lixo, em sites de empresas de saneamento básico, como o da SABESP, disponível aqui. Depois de selecionadas as imagens das peças publicitárias, envie-as aos alunos, por e-mail ou WhatsApp, com a seguinte orientação: peça que, em duplas ou trios, eles discutam os questionamentos apresentados nos slides 1 e 2 do Desenvolvimento do plano 1. De olho no texto, conforme o plano original. Para isso, sugerimos que você crie e envie aos alunos um formulário no Google Forms (veja o tutorial disponível aqui) com as questões, adaptando algumas delas, visto que, nesta adaptação, os panfletos e folhetos não foram selecionados por eles. Estabeleça um prazo para que os alunos respondam e devolvam o formulário. Reúna as respostas dos alunos para que a devolutiva a eles seja feita no próximo passo desta adaptação.
Após receber os formulários do Google Forms respondidos, organize uma devolutiva aos alunos, sintetizando as informações encontradas por eles e outras elencadas por você sobre as especificidades das peças publicitárias analisadas. Aproveite para ressaltar como as peças publicitárias circulam no mundo digital, por meio das redes sociais e sites diversos. Aproveite para falar também sobre como as peças publicitárias também servem para incentivar o consumo. Essa devolutiva pode ser dada por meio de um arquivo de Word ou PowerPoint e enviada por e-mail – se fizer dessa forma, envie também um áudio com sua explicação. Uma sugestão é preparar uma apresentação usando a ferramenta Sway, do Office 365, conforme o tutorial acima, caso você tenha acesso a ela, e enviar o link da apresentação aos alunos.
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Panfletos/folhetos informativos – a escolha de palavras e os diferentes sentidos
O desenvolvimento desta aula, adaptada para o ensino remoto, segue as instruções do plano 2, sobre o gênero folhetos/panfletos. O objetivo é identificar e analisar como as palavras e seus diferentes sentidos são utilizados em peças publicitárias para alertar e conscientizar o leitor.
Salve a imagem apresentada no plano 2, original, na Introdução, sobre a violência contra as mulheres, ou escolha outra de sua preferência e envie-a aos alunos por e-mail junto com as questões apresentadas nos slides de Desenvolvimento do plano 2. Explique a eles que a intenção desta aula é observar os efeitos de sentido produzidos pelas escolhas das palavras. Para ajudar os alunos nessa percepção linguístico-discursiva, no contexto remoto e, possivelmente, assíncrono desta aula, envie a eles um áudio explicando e dando exemplos diversos. Estabeleça um prazo para a realização da tarefa e devolução. Obs.: para o envio das questões, você pode novamente usar o Google Forms.
Após a devolutiva dos alunos, proceda a correção e organize uma nova apresentação para o fechamento desta adaptação, tendo em vista os conhecimentos prévios manifestados pelos alunos.
Fechamento: Que características do gênero folheto foram trabalhadas nesta aula?
Organize um quadro com as principais características das peças publicitárias trabalhadas nesta aula, ressaltando os elementos linguístico-discursivos e semióticos que compõem o gênero. Envie aos alunos o arquivo do quadro junto com um áudio ou vídeo, no qual sejam enfatizados os aspectos trabalhados e comentadas as respostas dadas pelos alunos na etapa anterior.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a dialogar com seus familiares sobre o gênero folheto e sobre outras peças publicitárias, a questionar se eles se sentem persuadidos por peças publicitárias, sejam elas voltadas para o consumo ou para a conscientização sobre algum tema importante para a sociedade. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.