Plano de Aula

Plano de aula: Reconhecer o gênero Panfleto/Folheto

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários:

Diversos folhetos/panfletos (pedir antecipadamente para alunos trazerem de casa no dia da aula);

Pincel;

Quadro;

Papel metro;

Cola;

Caderno;

Caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal. Alguns consideram o folheto/panfleto não como um gênero, mas como um suporte para outros gêneros, como textos de cunho religioso.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar da primeira aula baseada no gênero, os alunos poderão ter dificuldades em compreender os diferentes modos multissemióticos que compõem os panfletos/folhetos e entender que os elementos visuais que os compõem não são meramente ilustrativos ou decorativos.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf. Acesso em 10 ago 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise interpretativa do gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero Panfleto no ensino de Língua Portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf. Acesso em 10 ago 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em 3 de jul de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em 3 de jul de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em 4 de jul de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em 4 de jul de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explique aos estudantes que essa aula consiste em trabalhar com panfletos/folhetos, que fazem parte de suas vidas e em reconhecer as especificidades desse gênero discursivo, como circulação, recursos linguístico-discursivos, construção composicional e estilo.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos