Plano de Aula

Plano de aula: Panfletos/folhetos informativos: a escolha de palavras e os diferentes sentidos

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero folheto/panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Folhetos/panfletos informativos impressos, data show, dicionário, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal. É possível considerar, também, o folheto/panfleto não como um gênero, mas como um suporte para outros gêneros, como textos de cunho religioso, publicitário, entre outros.

Dificuldades antecipadas: Alguns estudantes podem sentir dificuldades para perceber o efeito de sentido causado pelo jogo de palavras.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf.Acesso em 10 ago 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma Análise Interpretativa Do Gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O Gênero Panfleto No Ensino De Língua Portuguesa Numa Perspectiva Sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em 10 ago 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

IMPORTANTE: Essa aula abordará um folheto cujo tema é violência contra a mulher. Sendo um tema importante e de séria preocupação, deve ser abordado em sala de aula, no entanto, é importante estar atendo a opiniões que os alunos possam expressar que ferem o direito das mulheres e que normalizam a violência contra a mulher. Dessa forma, segue link de informações adicionais sobre o tema:

COMO TRABALHAR A IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA. Carta Capital. Disponível em: <http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/como-trabalhar-a-igualdade-de-genero-na-escola/>. Acesso em: 12 de novembro de 2018.

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Senado Federal. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/institucional/omv/entenda-a-violencia/a-violencia-contra-a-mulher>. Acesso em: 12 de novembro de 2018.

MARIA DA PENHA NA SALA DE AULA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL À EJA. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/5341/maria-da-penha-na-sala-de-aula-da-educacao-infantil-ao-eja>. Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique brevemente aos estudantes que o objetivo da aula é identificar e analisar como as palavras e seus diferentes sentidos são utilizados no/pelo gênero folheto/panfleto para alertar e conscientizar o leitor.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos