Plano de Aula

Plano de aula: Produção do Folheto/Panfleto informativo: planejamento

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação
Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Papel e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar de um trabalho coletivo, talvez haja dificuldade na socialização entre os alunos, na tomada de decisões e na participação de todos os alunos, de forma colaborativa. Porém, é importante que o professor aproveite estes momentos para discutir questões referentes ao respeito, à ajuda aos colegas, às trocas de conhecimento. Pode ser também que os alunos não estejam habituados com a ideia de planejar a produção escrita, considerando esta etapa importante como perda de tempo. Caso essa resistência ocorra, explique que o planejamento é parte essencial do processo de escrita, pois nos permite direcionar, selecionar, organizar as ideias e refletir sobre o conteúdo, facilitando o exercício da criatividade.

Referências sobre o assunto:

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise Interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm>. Acesso em: 10 ago. 2018.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 jul. 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 jul. 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 jul. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula irão planejar a produção de um Folheto/Panfleto informativo (educativo) que aborde um problema social que aflige sua comunidade escolar ou de pertença.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos