
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folhetos/Panfletos da campanha publicitária impressos, projetor multimídia, computadores ou smartphone, acesso a internet, caderno e caneta.
Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades de perceber que o verbo na forma imperativa não é usado apenas para dar ordem, mas também para fazer um convite, aconselhar e fazer o interlocutor prestar mais atenção na mensagem transmitida.
Referências sobre o assunto:
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf.Acesso em 10 ago 2018.
CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma Análise Interpretativa Do Gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.
ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O Gênero Panfleto No Ensino De Língua Portuguesa Numa Perspectiva Sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em 10 ago 2018.
Links para outros planos:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.
A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Fonte: #FOCA NO TRÂNSITO NA TV, 2017. 1 vídeo (30 s). Publicado pelo canal DetranSP. Disponível em: https://youtu.be/InoWw6XHxzU. Acesso em: 20 ago 2018.
Orientações:
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais:
Canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Introdução: Foca no trânsito – Campanha educativa do Detran-SP
Estabeleça contato com os alunos, por WhatsApp ou e-mail, e explique na abordagem que você irá propor algumas atividades que envolvem uma reflexão sobre os efeitos de sentido produzidos pelos verbos no imperativo em peças publicitárias como as que vocês têm estudado nesta sequência de planos.
Explique que eles irão conhecer uma campanha educativa empreendida pelo Detran de São Paulo para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de ter atenção ao trânsito. É importante ressaltar que essa campanha faz parte de um movimento mundial de combate aos acidentes de trânsito, conforme as dicas no slide de Introdução do plano.
Então, envie aos alunos o link do vídeo indicado no plano, disponível aqui, para que eles assistam e reflitam sobre quais seriam os alertas dados no vídeo. Peça aos alunos que anotem suas observações e que, após fazerem isso, visitem e naveguem pelo site oficial da campanha, disponível aqui. Conforme o comando do plano original, solicite que leiam as informações sobre o movimento, nos tópicos O QUE É?; OBJETIVO; POR QUE MAIO? e POR QUE AMARELO?. Mais uma vez, oriente os alunos a anotarem todas as suas percepções. Como devolutiva, peça que lhe enviem um parágrafo com suas percepções sobre o vídeo e o site. A partir disso, você introduzirá a segunda etapa da aula. Não se esqueça de estabelecer um prazo para que isso ocorra.
Desenvolvimento: Analisando panfletos e folhetos da campanha Maio amarelo
Previamente, salve as imagens dos panfletos e folhetos da campanha Maio Amarelo, apresentadas nos slides de Desenvolvimento do plano original, pois essas elas devem ser enviadas aos estudantes. Grave um áudio com algumas observações para a contextualização desta etapa da aula, dizendo que a campanha cujos folhetos eles receberão por e-mail faz uso de um mascote e, além disso, se inspira em memes viralizados na internet. Peça que levantem hipóteses sobre o porquê da escolha do animal e em que tipos de meme foi inspirado. Diga que podem trocar ideias uns com os outros, mas que cada aluno deverá registrar suas próprias respostas.
Feita essa abertura por áudio, o que contribui para uma aproximação com alunos, envie as imagens da campanha junto com os questionamentos contidos nos slides 1 e 2 de Desenvolvimento do plano original (nesta adaptação, as observações e questões do slide de Desenvolvimento 3 foram dispensadas a fim de melhor viabilizar as ações da aula). Solicite que os alunos respondam aos questionamentos no caderno ou em um documento do Word. Estabeleça um prazo para que entreguem a atividade por foto ou arquivo do Word.
Fechamento: Refletindo sobre os usos verbais no imperativo
Após receber as respostas dos alunos, organize uma devolutiva, em vídeo ou áudio, comentando as respostas e ampliando o estudo dos efeitos de sentido dos verbos no imperativo em peças publicitárias com outras observações suas. Envie aos alunos sua devolutiva por e-mail ou WhatsApp, e peça que eles respondam dizendo o que aprenderam na aula. Nessa devolutiva, é importante sintetizar a funcionalidade do folheto/panfleto e sua importância para a campanha.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversarem com a família sobre a importância de campanhas de conscientização para segurança no trânsito. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola, além de contribuir para a discussão sobre assuntos importantes que envolvem toda a sociedade.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: