Atividade para impressão - Atividade
Atividade
Plano de Aula
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folhetos/Panfletos da campanha publicitária impressos, texto impresso, projetor multimídia, caixa de som, caderno e caneta.
Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal. Já o folder é um impresso de pequeno porte, constituído de uma só folha de papel com uma ou mais dobras, e que apresenta conteúdo informativo ou publicitário. Analisando etimologicamente a palavra folder, de origem inglesa, encontramos referências como “folheto dobrado”; “o que dobra” ou ainda a derivação do verbo to fold, ou seja, dobrar.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldade de falar sobre o tema racismo, pois alguns já podem ter sido vítimas ou já terem presenciado alguém próximo sofrer racismo. Talvez, alguns verbos utilizados no folheto original não seja do conhecimento dos alunos, então utilize o dicionário para conceituá-los.
Referências sobre o assunto:
ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O Gênero Panfleto No Ensino De Língua Portuguesa Numa Perspectiva Sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em 10 ago 2018.
CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf.Acesso em 10 ago 2018.
CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma Análise Interpretativa Do Gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PAULA, Maria Anunciada Nery Rodrigues de; CARVALHO, Aurean de Paula Carvalho. O gênero textual folder a serviço da educação ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental - REGET. UFSM, Santa Maria, v. 18 n. 2 Mai-Ago. 2014, p.982-989.
Links para outros planos:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.
A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Você encontra a versão da atividade para a impressão aqui.
Orientações:
Materiais complementares: Você encontra o folheto trabalhado em https://danielgadelha.myportfolio.com/informativo-para-unicef-infancia-sem-racismo e a versão da atividade para a impressão aqui.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Folhetos e panfletos – informar para mudar o mundo
Em continuidade ao estudo dos gêneros que envolvem a esfera publicitária, envie aos alunos, por e-mail ou WhatsApp, o link do vídeo da campanha da UNICEF, conforme indicação do plano original. Por meio de um áudio, contextualize dizendo que se trata de uma campanha da UNICEF que visa abordar os direitos das crianças e adolescentes, colaborando para que esses direitos sejam assegurados. Junto ao link, encaminhe aos alunos as questões colocadas no slide de Introdução, de modo que possam refletir sobre o conteúdo do vídeo. Estabeleça um prazo para a devolutiva e, em seguida, a partir das respostas dos alunos, encaminhe um novo áudio comentando as respostas e a respeito da necessidade de combate ao racismo.
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Estudando os verbos no imperativo
Em continuidade à aula, envie um novo áudio aos alunos dizendo que, nas campanhas de conscientização, as ações afirmativas são muito importantes. Uma delas inclui a distribuição de folhetos informativos à população, assim como a construção de peças publicitárias para serem divulgadas nas diversas mídias, como as redes sociais, por exemplo. Estimule os alunos dizendo que eles farão uma atividade que envolve a composição de um texto para um folheto informativo, para a campanha Infância sem racismo. Então, envie o arquivo da atividade, disponível em “Materiais e atividades”, e peça que os alunos interajam uns com os outros, levantando hipóteses sobre quais seriam as melhores formas de preencher as lacunas. Estabeleça um prazo para que os alunos devolvam a atividade realizada e faça sua devolutiva comentando as respostas.
Fechamento: Por que é importante o uso dos verbos imperativos em folhetos informativos como esse? Qual a importância da divulgação desses folhetos para a sociedade?
Como fechamento, envie aos alunos um áudio comentando a importância dos folhetos informativos em campanhas como a analisada. Explique como se constrói a intenção comunicativa por meio do uso dos verbos no imperativo, ensinando à população sobre como agir perante determinadas questões, como frente ao racismo, por exemplo.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com a família sobre a temática do racismo e sobre a importância de combatê-lo por meio de ações como uma campanha empreendida por órgãos governamentais e não governamentais. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daiane Oliveira
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Gênero panfleto/folheto e o verbo imperativo: trabalhando com a persuasão
Finalidade da aula: Analisar como verbos de comando no imperativo foram utilizados como estratégia para persuadir o leitor a mudar seu comportamento.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Folheto/Panfleto
Objeto(s) do conhecimento: Relação entre gêneros e mídias / Sequências textuais
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP02, EF67LP37
Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folhetos/Panfletos da campanha publicitária impressos, texto impresso, projetor multimídia, caixa de som, caderno e caneta.
Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal. Já o folder é um impresso de pequeno porte, constituído de uma só folha de papel com uma ou mais dobras, e que apresenta conteúdo informativo ou publicitário. Analisando etimologicamente a palavra folder, de origem inglesa, encontramos referências como “folheto dobrado”; “o que dobra” ou ainda a derivação do verbo to fold, ou seja, dobrar.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldade de falar sobre o tema racismo, pois alguns já podem ter sido vítimas ou já terem presenciado alguém próximo sofrer racismo. Talvez, alguns verbos utilizados no folheto original não seja do conhecimento dos alunos, então utilize o dicionário para conceituá-los.
Referências sobre o assunto:
ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O Gênero Panfleto No Ensino De Língua Portuguesa Numa Perspectiva Sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em 10 ago 2018.
CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf.Acesso em 10 ago 2018.
CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma Análise Interpretativa Do Gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PAULA, Maria Anunciada Nery Rodrigues de; CARVALHO, Aurean de Paula Carvalho. O gênero textual folder a serviço da educação ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental - REGET. UFSM, Santa Maria, v. 18 n. 2 Mai-Ago. 2014, p.982-989.
Links para outros planos:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <portaldoprofessor.mec.gov.br/panfletos>. Acesso em: 3 de julho de 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.
A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: