Plano de Aula

Plano de aula: Gênero panfleto/folheto e o verbo imperativo: trabalhando com a persuasão

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folhetos/Panfletos da campanha publicitária impressos, texto impresso, projetor multimídia, caixa de som, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal. Já o folder é um impresso de pequeno porte, constituído de uma só folha de papel com uma ou mais dobras, e que apresenta conteúdo informativo ou publicitário. Analisando etimologicamente a palavra folder, de origem inglesa, encontramos referências como “folheto dobrado”; “o que dobra” ou ainda a derivação do verbo to fold, ou seja, dobrar.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldade de falar sobre o tema racismo, pois alguns já podem ter sido vítimas ou já terem presenciado alguém próximo sofrer racismo. Talvez, alguns verbos utilizados no folheto original não seja do conhecimento dos alunos, então utilize o dicionário para conceituá-los.

Referências sobre o assunto:

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O Gênero Panfleto No Ensino De Língua Portuguesa Numa Perspectiva Sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em 10 ago 2018.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf.Acesso em 10 ago 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma Análise Interpretativa Do Gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

PAULA, Maria Anunciada Nery Rodrigues de; CARVALHO, Aurean de Paula Carvalho. O gênero textual folder a serviço da educação ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental - REGET. UFSM, Santa Maria, v. 18 n. 2 Mai-Ago. 2014, p.982-989.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Permita que os estudantes manifestem-se livremente levantando hipóteses sobre o que estudarão nesta aula e seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Se você, professor, desenvolveu as aulas anteriores deste módulo, relembre as especificidades do gênero folheto/panfleto: onde circulam e como são distribuídos; que elementos o compõem; como esses elementos se relacionam; que assuntos podem ser tratados em um folheto/panfleto; e a função deste gênero. Se esta é a primeira aula que está desenvolvendo, construa com os alunos uma lista dos principais aspectos: espera-se que os alunos reconheçam que o panfleto está atrelado à esfera publicitária ou a serviço da conscientização social, seu suporte é uma folha avulsa (especificamente nesta aula, trabalharemos com o folheto dobrado, conhecido como folder) e é entregue diretamente às pessoas ou deixado em lugares acessíveis. Possui linguagem objetiva, com recursos verbais e imagéticos que chamam a atenção do leitor, já que seu objetivo, geralmente, é persuadi-lo.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos