Plano de Aula

Plano de aula: Compartilhando técnicas e estudo

Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Aprendendo junto!

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência, prevista para ser realizada em 3 aulas de 50 minutos, tem como objetivo proporcionar aos alunos um momento de reflexão sobre estratégias de estudo e troca de saberes nas diversas áreas do conhecimento, promovendo um olhar mais autônomo sobre o ato de estudar, tanto individualmente quanto de forma colaborativa. Para isso serão realizadas ações de levantamento de estratégia de estudo, afinidades com as matérias e assuntos. Esta sequência é composta de 2 planos de aula. O primeiro tem duração de 1 aula, o segundo de 2 aulas. Os planos são interdependentes.

Sobre este plano: previsto para ser realizado no decorrer de 100 minutos, esse plano de aula contempla a segunda e terceira aulas de uma sequência de 03, destinadas a provocar nos alunos a reflexão sobre suas práticas de estudos e a desenvolver estratégias, otimizando essas práticas. Na primeira etapa, os alunos refletiram sobre sua relação com os estudos e com a vida acadêmica, nesta etapa eles vão agir de forma colaborativa para trocar saberes e potencialidades a fim de desenvolver uma rede de estudo e apoio que possa perdurar pelo restante do ano letivo.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades, EF67LP24, EF69LP30, EF69LP34 que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1, 5 e 10.

Organização das aulas: Essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa) ou combinar encontros de dois ou três deles, a fim de alcançar um trabalho mais transversal. Recomenda-se a participação de professores de todas as áreas, a fim de atingir um olhar mais amplo para o aluno, dadas as especificidades de conduta para cada área do conhecimento.

Ação prévia: Avaliação do gráfico preenchido pelos alunos na aula 1 deve servir de norteador para formação de dois tipos de grupo específicos, um para cada momento da aula, a saber:

Momento 01: grupos com até 05 alunos devem ser formados de acordo com a afinidade do campo “sei e ensino”. Ou seja, grupos de alunos que sabem e ensinam tópicos de língua portuguesa, outros que sabem e ensinam tópicos de matemática e assim por diante. Não há problema se houver mais de um grupo responsável por um mesmo componente curricular, mas não é desejável que fique algum componente sem cobertura.

Momento 02: grupos de alunos compostos por 4 integrantes sendo, preferencialmente 2 que “sabem e ensinam” uma matéria com dois que “não sabem e precisam de ajuda”. A ideia, nesta segunda etapa, é promover a troca de saberes e permitir que os alunos ajudem uns aos outros.

Os alunos deverão ter trazido pesquisa feita sobre estratégias de estudo.

Convide os professores de outras disciplinas a participarem do projeto. Caso não seja possível, peça a cada um uma lista de exercícios e um tópico da matéria que já foi estudado pelos alunos. Cada um desses materiais será usado em momentos distintos da aula.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora:

Autogestão, colaboração, responsabilidade e persistência são competências centrais para uma Educação Empreendedora. A atividade incentiva uma atitude protagonista dos estudantes em relação às próprias aprendizagens, por meio da autogestão para os estudos e do estudo colaborativo.

Materiais necessários: canetas hidrográficas, cartazes ou folhas sulfite, chromebooks, notebooks ou celulares com acesso à internet, quadro organizador de horário impresso, atividades dos professores, previamente elaboradas, impressas.

Para você saber mais:

O mentimeter é um site que serve para apresentações interativas. Nesta aula, ele servirá para uma pesquisa interativa com os alunos sobre os hábitos de estudos deles. A utilização desta ferramenta vai possibilitar uma aula mais dinâmica, ao mostrar em tempo real as respostas dos alunos e ajudá-los a visualizar os hábitos da turma, como ela se configura enquanto equipe.

Os sites sobre mapa mental, mapa de síntese, aprendizagem criativa, inteligências múltiplas servem como base para que o professor conduza a aula pensando nas diversas e formas de aprender, e como é importante reconhecer e estimular os diversos tipos de inteligência e a troca entre os alunos.

Como utilizar o mentimeter:

https://www.youtube.com/watch?v=ILXwkxby1Pk - Acesso em: 5-3-2020

Como usar mapas mentais para melhorar a aprendizagem na escola. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/17882/como-usar-mapas-mentais-para-melhorar-aprendizagem-na-escola - Acesso em: 5-3-2020

Como a aprendizagem criativa pode alavancar o processo de ensino e aprendizagem. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/17761/como-a-aprendizagem-criativa-pode-alavancar-o-processo-de-ensino-e-aprendizagem - Acesso em: 5-3-2020

Mapa de síntese: resumo contado em imagens e símbolo. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/2175/mapa-de-sintese-resumo-contado-em-imagens-e-simbolos - Acesso em: 5-3-2020

Howard Gardner, o cientista das inteligências múltiplas. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/1462/howard-gardner-o-cientista-das-inteligencias-multiplas - Acesso em: 5-3-2020

As trocas que fazem a turma avançar. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar - Acesso em: 5-3-2020

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

Inicie a aula retomando a atividade feita na aula anterior:

Quais aspectos a sala levantou sobre o hábito de estudos do grupo?

Como a discussão impactou no olhar do próprio aluno para seu hábito?

Durante o tempo que ficaram em casa, houve uma reflexão sobre a atividade anterior e um olhar mais atento para a própria prática?

Dê um feedback da avaliação dos gráficos feita na aula anterior. Diga quais aspectos você notou positivos na sala e quais acredita que vale investimento. (Por exemplo, uma sala tem muitos alunos que pontuaram que sabem e ensinam história, mas poucos que sabem e ensinam geometria - vale uma discussão do porquê esse quadro acontece e um questionamento sobre como mudar essa realidade).

Organize a sala em grupos, de acordo com preparo prévio orientado no slide inicial. Grupos de pessoas com facilidade na mesma área de conhecimento. E apresente o percurso a ser trilhado neste encontro, diga que eles trabalharão em grupo, planejando situações de estudo e situações problemas que serão posteriormente desenvolvidas com a sala.

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