Plano de Aula

Plano de aula: Refletindo sobre a vida de estudante

Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Aprendendo junto!

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência, prevista para ser realizada em 3 aulas de 50 minutos, tem como objetivo proporcionar aos alunos um momento de reflexão sobre estratégias de estudo e troca de saberes nas diversas áreas do conhecimento, promovendo um olhar mais autônomo sobre o ato de estudar, tanto individualmente quanto de forma colaborativa. Para isso serão realizadas ações de levantamento de estratégia de estudo, afinidades com as matérias e assuntos. Essa sequência é composta de 2 planos de aula. O primeiro tem duração de 1 aula, o segundo de 2 aulas. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de 50 minutos, esse plano contempla a primeira aula de uma sequência de 3, que têm como objetivo ampliar e melhorar o olhar crítico dos alunos para a prática de estudos e desenvolvimento de estratégias, otimizando essa prática. Nessa primeira etapa, os alunos deverão refletir sobre a própria relação com os estudos e com a vida acadêmica.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF67LP24, EF69LP30, EF69LP34, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1, 5 e 10.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa) ou combinar encontros de dois ou três deles, a fim de alcançar um trabalho transversal. Recomenda-se a participação de professores de todas as áreas, a fim de atingir um olhar mais amplo para o aluno, dadas as especificidades de conduta para cada área do conhecimento.

Ação prévia: solicite aos alunos que tragam, se tiverem, caderno de resumos, mapas mentais e canetas coloridas. Faça uma conta previa no mentimeter, e crie a pesquisa sobre hábitos de estudo dos alunos conforme orientação ao professor em slide próprio.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: autogestão, colaboração, responsabilidade e persistência são competências centrais para uma Educação Empreendedora. A atividade incentiva uma atitude protagonista dos estudantes em relação às próprias aprendizagens, por meio da autogestão para os estudos e do estudo colaborativo.

Materiais necessários: canetas coloridas, cópias dos gráficos de reflexão, projetor, computador, celulares, tablets ou notebook com acesso à internet são desejáveis, mas não obrigatórios. Pesquisa elaborada no mentimeter.com para ser projetada para a sala. Caso não seja possível utilizar a pesquisa no mentimeter, imprima uma cópia do arquivo de pesquisa para cada aluno.

Para você saber mais: o mentimeter é um site que serve para apresentações interativas. Nesta aula, ele servirá para uma pesquisa interativa com os alunos sobre os hábitos de estudos. A utilização desta ferramenta vai possibilitar uma aula mais dinâmica, ao mostrar em tempo real as respostas dos alunos e ajudá-los a visualizar os hábitos da turma e como ela se configura enquanto equipe.

Os sites sobre mapa mental, mapa de síntese, aprendizagem criativa e inteligências múltiplas servem como base para que você conduza a aula pensando nas diversas formas de aprender, e como é importante reconhecer e estimular os diversos tipos de inteligência e a troca entre os alunos.

Como utilizar o mentimeter:

https://www.youtube.com/watch?v=ILXwkxby1Pk - Acesso em: 5-3-2020

Como usar mapas mentais para melhorar a aprendizagem na escola. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/17882/como-usar-mapas-mentais-para-melhorar-aprendizagem-na-escola - Acesso em: 5-mar-2020

Como a aprendizagem criativa pode alavancar o processo de ensino e aprendizagem. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/17761/como-a-aprendizagem-criativa-pode-alavancar-o-processo-de-ensino-e-aprendizagem - Acesso em: 5-mar-2020

Mapa de síntese: resumo contado em imagens e símbolo. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/2175/mapa-de-sintese-resumo-contado-em-imagens-e-simbolos - Acesso em: 5-mar-2020

Howard Gardner, o cientista das inteligências múltiplas. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/1462/howard-gardner-o-cientista-das-inteligencias-multiplas - Acesso em 5-mar-2020

As trocas que fazem a turma avançar. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar - Acesso em 5-mar-2020

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: abra a aula fazendo questionamentos provocativos aos alunos. Para tornar a aula mais dinâmica, faça uma conta no mentimeter (link abaixo) e crie uma apresentação com escala “Scales” (verifique orientações e tutoriais no slide de abertura da sequência).

Coloque cada uma das perguntas provocadoras sugeridas no Questionário Reflexivo (disponível nos materiais complementares) como um “statement” e estabeleça uma escala de 1 a 4, sendo 1- discordo totalmente, 2 - discordo parcialmente, 3 - concordo parcialmente e 4 - concordo totalmente

Projete o mentimeter aos alunos e peça para eles preencherem o questionário. Para fazer a atividade, os alunos não precisam ter conta no mentimeter, basta entrarem no site descrito no início do slide, digitar o número da apresentação e responder.

Caso não seja possível a utilização do recurso digital, imprima o questionário (disponível nos materiais complementares) e o entregue aos alunos para que preencham. Dê um tempo para o preenchimento, orientando-os a serem o mais honestos possível. Depois do preenchimento, faça uma coleta de dados, pedindo para que os alunos levantem a mão de acordo com o que preencheram em cada uma das perguntas. A partir das respostas, faça um gráfico na lousa usando giz colorido. Se desejar, selecione alguns alunos que ficarão responsáveis pelas coletas de dados e pela confecção de cartazes com os gráficos. Deixe, por exemplo, três alunos responsáveis por coletar os dados e fazer um gráfico de barras mostrando o resultado. Depois, fixe os cartazes na lousa para a análise dos dados com os alunos.

Diante do gráfico formado em tempo real, no caso do mentimeter, ou pelos alunos, no caso da lousa ou cartaz, conduza a discussão sobre métodos de estudo e a relação de cada grupo com esse desafio da rotina escolar. Seria interessante se houvesse mais de um professor mediando a discussão e análise dos gráficos. Esse é o momento em que a sala terá uma percepção de si como grupo, ao mesmo tempo em que cada aluno olhará para a própria parcela de responsabilidade diante do próprio estudo.

Fale sobre as diversas formas de estudo, veja o que eles consideram como estratégia de estudo e anote o que eles dizem na lousa.

Aproveite a oportunidade para que eles percebam como recorrer a uma estratégia de estudo única pode não ser interessante ou produtivo.

Link para o mentimeter:

Mentimeter: www.mentimeter.com - Acesso em 6-abr-2020

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