Plano de Aula

Plano de aula: Mudanças climáticas e consumismo: qual a relação?

mais ações

Descrição

A ideia central deste plano de aula é abordar de que formas o consumismo e a produção de resíduos contribuem para as mudanças climáticas e como podemos contribuir para reduzir esses impactos, a partir da busca em fontes confiáveis.

Este plano de aula é composto por duas aulas. A primeira tem como foco mobilizar os conhecimentos dos estudantes sobre conceitos relacionados a resíduos, reciclagem, reutilização e consumismo e qual a relação disso com as mudanças climáticas. Na segunda aula, os estudantes refletirão sobre formas possíveis de diminuir o consumismo e fazer a gestão dos resíduos, prototipando soluções. Quanto à Inteligência Artificial (IA) e ao pensamento computacional, o objetivo maior é desenvolver habilidades de “computação desplugada” na Aula 2, que envolvem pensamento lógico e matemático e elaboração de esquemas sequenciais (fluxograma).

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet; projetor.

Materiais diversos:
Aula 1: resíduos sólidos (reais ou representados em imagem/ cartão): casca de fruta/ legume, papel-alumínio ou lata de alimento/ bebida, copo descartável de plástico, caixa de papel, copo/ prato de vidro (seguro para manuseio); reportagens do anexo (uma por grupo, podendo repeti-las em grupos diferentes, para projetar ou imprimir); Aula 2: vídeos, reportagem escrita impressa do anexo ou projetada em tela; apresentação do anexo em tela ou impressa; materiais recicláveis e reaproveitáveis para criar protótipos, cola, tesoura, fita adesiva…

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Consumo consciente

  • Reciclagem

  • Compreensão em leitura

  • Planejamento de texto

Unidades temáticas

  • Matéria e energia / Leitura e escrita

Objetivos de aprendizagem

  • Relacionar o consumismo à urgência climática.

  • Prototipar soluções para contribuir com a gestão de resíduos e apoiar a mitigação das mudanças climáticas.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Acesse

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Aula 1 - Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos.

Este plano de aula está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados conceitos relacionados ao consumismo e à geração de resíduos, além de promover o desenvolvimento de habilidades de análise crítica para definição de fontes de informação confiáveis.

Esta aula tem como objetivo promover a compreensão de conceitos-chave relacionados a resíduos e mudanças climáticas, estimulando o pensamento crítico, a pesquisa em fontes confiáveis e a colaboração entre os estudantes. Ao construir um glossário coletivo — físico e/ou digital — e encenar o “caminho” de diferentes tipos de resíduos, os alunos terão a oportunidade de articular conhecimentos prévios, levantar hipóteses e conectar o tema ao seu cotidiano. Espera-se uma participação ativa da turma, com momentos de debate, criação e expressão oral, visual e corporal. Para realizá-la, serão necessários recursos como papel pardo ou cartolina, canetas coloridas, imagens ou amostras seguras de resíduos (ou fotografias projetadas), acesso a materiais de pesquisa impressos ou digitais e, se possível, computador, projetor e conexão à internet para uso de ferramentas digitais como o Canva e, de forma supervisionada, IA generativa.

Aula 1 - Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: Organize a turma em 5 grupos. Escreva a seguinte pergunta no quadro: “Para onde vai este resíduo?”.

Use resíduos reais, um de cada tipo (papel, plástico, orgânico, vidro, metal), sempre limpos e seguros para manusear. Se preferir imagens, leve recortes de panfletos/revistas ou projete um slide com 5 fotos numeradas (uma de cada tipo). Numere os grupos de 1 a 5 e peça que olhem sua foto/objeto e conversem. Em seguida, solicite que imaginem e encenem o “caminho” daquele resíduo após o uso (para onde vai, quem entra em cena, o que acontece). Avise que não precisam saber a resposta certa: “É um momento de levantar hipóteses para começarmos a conversa; depois, voltaremos ao tema com informações e conferências”. Para estudantes que precisem, adapte oferecendo cartões com verbos/imagens de ações (jogar fora, separar, coletar, reciclar, aterro) para apoiar a encenação.

Dê-lhes alguns minutos para debaterem e elaborarem suas hipóteses sobre o destino do resíduo.

Durante a representação de cada grupo, registre no quadro as hipóteses trazidas, como, por exemplo: “vai para o rio”, “vira adubo”, “vai para o lixão”, “ caminhão leva para longe”, “eu coloco na lixeira”, “vai para a reciclagem”, “minha mãe leva para a associação X”, “trocamos por produto”, “o caminhão leva para o aterro”...

Promova reflexões:

- “O que você faz com objetos desse tipo depois que os usa/consome?”

- “Você acha que esse caminho sempre acontece assim?”

- “Todos os resíduos têm o mesmo destino?”

- “Você acha que esse destino/caminho é o ideal?”

- “O que poderia acontecer de diferente?”

Para finalizar a contextualização e iniciar as reflexões para ampliar as aprendizagens na etapa seguinte da aula, pergunte-lhes:

- “Qual é a relação entre geração de resíduos e as mudanças climáticas?”

Peça que os alunos deem respostas iniciais (mesmo que incompletas). Diga que, ao longo da aula, eles irão buscar informações para revisitar essa pergunta no final.