Anexo - Notícias
Plano de Aula
Plano de aula: Mudanças climáticas e consumismo: qual a relação?
Descrição
A ideia central deste plano de aula é abordar de que formas o consumismo e a produção de resíduos contribuem para as mudanças climáticas e como podemos contribuir para reduzir esses impactos, a partir da busca em fontes confiáveis.
Este plano de aula é composto por duas aulas. A primeira tem como foco mobilizar os conhecimentos dos estudantes sobre conceitos relacionados a resíduos, reciclagem, reutilização e consumismo e qual a relação disso com as mudanças climáticas. Na segunda aula, os estudantes refletirão sobre formas possíveis de diminuir o consumismo e fazer a gestão dos resíduos, prototipando soluções. Quanto à Inteligência Artificial (IA) e ao pensamento computacional, o objetivo maior é desenvolver habilidades de “computação desplugada” na Aula 2, que envolvem pensamento lógico e matemático e elaboração de esquemas sequenciais (fluxograma).
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet; projetor.
Materiais diversos:
Aula 1: resíduos sólidos (reais ou representados em imagem/ cartão): casca de fruta/ legume, papel-alumínio ou lata de alimento/ bebida, copo descartável de plástico, caixa de papel, copo/ prato de vidro (seguro para manuseio); reportagens do anexo (uma por grupo, podendo repeti-las em grupos diferentes, para projetar ou imprimir); Aula 2: vídeos, reportagem escrita impressa do anexo ou projetada em tela; apresentação do anexo em tela ou impressa; materiais recicláveis e reaproveitáveis para criar protótipos, cola, tesoura, fita adesiva…
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Consumo consciente
- Reciclagem
- Compreensão em leitura
- Planejamento de texto
Unidades temáticas
- Matéria e energia / Leitura e escrita
Objetivos de aprendizagem
- Relacionar o consumismo à urgência climática.
- Prototipar soluções para contribuir com a gestão de resíduos e apoiar a mitigação das mudanças climáticas.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
Acesse
- FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA. Mudanças climáticas e desenvolvimento infantil: por que as crianças na primeira infância são mais vulneráveis. Disponível em: https://fundacaomariacecilia.org.br/noticias/mudancas-climaticas-e-desenvolvimento-infantil-por-que-as-criancas-na-primeira-infancia-sao-mais-vulneraveis/. Acesso em: 16 de novembro de 2025.
- UNICEF BRASIL. Crianças, Adolescentes e Mudanças Climáticas no Brasil – 2022. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/21346/file/criancas-adolescentes-e-mudancas-climaticas-brasil-2022.pdf. Acesso em: 16 de novembro de 2025.
- UNICEF BRASIL. Educação e natureza. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/entrenoclima-educacao-e-natureza. Acesso em: 16 de novembro de 2025.
- NOVA ESCOLA. Educação baseada na natureza. Disponível em: https://novaescola.org.br/tudo-sobre/educacao-baseada-na-natureza/. Acesso em: 16 de novembro de 2025.
Bibliografia
- CÂMARA DOS DEPUTADOS. Lixo e aquecimento global: qual a relação? Disponível em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/gestao-na-camara-dos-deputados/responsabilidade-social-e-ambiental/ecocamara/noticias/lixo-e-aquecimento-global-qual-a-relacao-1. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- MINISTÉRIO DAS CIDADES. ProteGEEr: Resíduos e Clima. Disponível em: https://www.gov.br/cidades/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/saneamento/protegeer/residuos-e-clima. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- YOUTUBE. Vídeo (ID: s6y90CAfN1M). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s6y90CAfN1M. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- YOUTUBE. Vídeo (ID: -98k0bWHXxw). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-98k0bWHXxw. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- YOUTUBE. Vídeo (ID: YvnnnkYLCvg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YvnnnkYLCvg. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- YOUTUBE. Vídeo (ID: dqYqrmBtiHo). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dqYqrmBtiHo&t=3s. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- YOUTUBE. Vídeo (ID: 9YGroFnFY5U). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9YGroFnFY5U. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- GOVERNO DE TOCANTINS. Projeto de escola de Porto Nacional incentiva consumo de alimentos orgânicos na comunidade. Disponível em: https://www.to.gov.br/noticias/projeto-de-escola-de-porto-nacional-incentiva-consumo-de-alimentos-organicos-na-comunidade/5bjk8nk3bm00. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- BH POST NOTÍCIAS. Alunos de colégio em Ipatinga aprendem a fazer biofertilizante para horta da escola. Disponível em: https://bhpostnoticias.com/2021/06/02/alunos-de-colegio-em-ipatinga-aprender-a-fazer-biofertilizante-para-horta-da-escola/. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- CRIATIVOS DA ESCOLA. Histórias que inspiram: 5 projetos ambientais que já foram premiados pelo Criativos. Disponível em: https://criativosdaescola.com.br/historias-que-inspiram-5-projetos-ambientais-que-ja-foram-premiados-pelo-criativos/. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- NOVA ESCOLA. Guia EBN “Projetos Inspiradores” (PDF). Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xUH7S2q3SKZUMv3D9S4MjYmuaxpW9fxu64MyjTJB79Mw7AYRHhpuMcrZQH5q/guia-ebn-projetos-inspiradores-final3.pdf. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Aula 1 - Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos.
Este plano de aula está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados conceitos relacionados ao consumismo e à geração de resíduos, além de promover o desenvolvimento de habilidades de análise crítica para definição de fontes de informação confiáveis.
Esta aula tem como objetivo promover a compreensão de conceitos-chave relacionados a resíduos e mudanças climáticas, estimulando o pensamento crítico, a pesquisa em fontes confiáveis e a colaboração entre os estudantes. Ao construir um glossário coletivo — físico e/ou digital — e encenar o “caminho” de diferentes tipos de resíduos, os alunos terão a oportunidade de articular conhecimentos prévios, levantar hipóteses e conectar o tema ao seu cotidiano. Espera-se uma participação ativa da turma, com momentos de debate, criação e expressão oral, visual e corporal. Para realizá-la, serão necessários recursos como papel pardo ou cartolina, canetas coloridas, imagens ou amostras seguras de resíduos (ou fotografias projetadas), acesso a materiais de pesquisa impressos ou digitais e, se possível, computador, projetor e conexão à internet para uso de ferramentas digitais como o Canva e, de forma supervisionada, IA generativa.
Aula 1 - Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 15 minutos.
Orientações: Organize a turma em 5 grupos. Escreva a seguinte pergunta no quadro: “Para onde vai este resíduo?”.
Use resíduos reais, um de cada tipo (papel, plástico, orgânico, vidro, metal), sempre limpos e seguros para manusear. Se preferir imagens, leve recortes de panfletos/revistas ou projete um slide com 5 fotos numeradas (uma de cada tipo). Numere os grupos de 1 a 5 e peça que olhem sua foto/objeto e conversem. Em seguida, solicite que imaginem e encenem o “caminho” daquele resíduo após o uso (para onde vai, quem entra em cena, o que acontece). Avise que não precisam saber a resposta certa: “É um momento de levantar hipóteses para começarmos a conversa; depois, voltaremos ao tema com informações e conferências”. Para estudantes que precisem, adapte oferecendo cartões com verbos/imagens de ações (jogar fora, separar, coletar, reciclar, aterro) para apoiar a encenação.
Dê-lhes alguns minutos para debaterem e elaborarem suas hipóteses sobre o destino do resíduo.
Durante a representação de cada grupo, registre no quadro as hipóteses trazidas, como, por exemplo: “vai para o rio”, “vira adubo”, “vai para o lixão”, “ caminhão leva para longe”, “eu coloco na lixeira”, “vai para a reciclagem”, “minha mãe leva para a associação X”, “trocamos por produto”, “o caminhão leva para o aterro”...
Promova reflexões:
- “O que você faz com objetos desse tipo depois que os usa/consome?”
- “Você acha que esse caminho sempre acontece assim?”
- “Todos os resíduos têm o mesmo destino?”
- “Você acha que esse destino/caminho é o ideal?”
- “O que poderia acontecer de diferente?”
Para finalizar a contextualização e iniciar as reflexões para ampliar as aprendizagens na etapa seguinte da aula, pergunte-lhes:
- “Qual é a relação entre geração de resíduos e as mudanças climáticas?”
Peça que os alunos deem respostas iniciais (mesmo que incompletas). Diga que, ao longo da aula, eles irão buscar informações para revisitar essa pergunta no final.