Plano de Aula
Plano de aula: Brincadeiras com água
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras com materiais de largo alcance
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
A proposta oportuniza às crianças experimentar os efeitos provocados pela água em diferentes tipos de materiais, que podem ser coletados junto à comunidade escolar. Para isso, é sugerido que você acorde com as crianças previamente quais materiais utilizarão na atividade e como eles serão coletados.
Espaços:
Busque um espaço livre para o contexto da brincadeira, levando em consideração o número de crianças, a organização das quatro estações de exploração e a movimentação livre delas. Considere a utilização de um espaço com chão adequado para evitar acúmulo de água, como grama, terra, areia ou um piso antiderrapante. Preveja ainda, um espaço para realização roda, que acontecerá no início e no fim da atividade. Organize os materiais em quatro estações de exploração. Estação 1: materiais que amolecem ou se desfazem no contato com água; estação 2: materiais para o faz de conta sobre lavar roupa; estação 3: materiais capazes de tingir água para exploração de cores; estação 4: materiais flutuantes. Disponha-os de forma convidativa e acolhedora para a exploração das crianças.
Materiais:
Serão necessários diferentes materiais para cada uma das estações de exploração, levando em conta a dimensão estética citada anteriormente:
Estação 1: recipiente grande e plano contendo água, como uma bacia ou banheira de bebê, por exemplo. Materiais que amoleçam ou se desfaçam em contato com água, como papéis diversos, jornais, papelão, algodão, sal, açúcar, jornal, entre outros;
Estação 2: um recipiente grande e plano, como uma bacia para todo o grupo ou um balde para cada duas crianças, contendo água. Ao lado, materiais para complementar o faz de conta como roupas, varal e prendedores de roupa.
Estação 3: Torneira com altura acessível às crianças ou balde contendo água, copos e materiais para tingimento da água, como papel crepom, corante alimentício ou suco em pó.
Estação 4: recipiente grande e plano contendo água, como uma bacia ou banheira de bebê, para todo o grupo, ou um recipiente plano menor, como uma forma de bolo quadrada, para cada duas crianças. Materiais leves que flutuem, como penas, folhas, isopor, tampinhas de garrafas, entre outros.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora e 30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais são as estratégias usadas pelas crianças para experimentar os materiais na água? Elas perceberam ou descreveram as mudanças ocorridas nos materiais? Experimentaram diferentes materiais em uma mesma estação?
2. De que forma as crianças reagiram à mudança física dos materiais? Elas expressaram surpresa? Ficaram empolgadas com as descobertas?
3. Como as crianças interagiram durante a brincadeira? Utilizaram juntas um mesmo material? Ajudaram umas às outras? Dividiram descobertas com os colegas?
<inicio-h1>Para incluir todos:
<fim-h1>
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada uma das crianças ou grupos. Atente-se quanto à proposição de estratégias para a qualidade das interações, incentivando a colaboração entre as crianças.
O que fazer durante?
1
Convide as crianças para se acomodar em uma grande roda e compartilhe o objetivo da atividade e como as estações estão divididas. Acorde com as crianças que elas poderão escolher uma das quatro estações para brincar de forma livre, porém, sem misturar os materiais das diferentes estações. Delibere com elas a duração da atividade, o grupo que você irá mediar e a organização dos materiais. Ao fim da brincadeira, volte para a grande roda.
2
Proponha que as crianças escolham uma das estações de exploração para brincar, formando pequenos grupos.
3
Nos primeiros dez minutos, circule entre os espaços, observando a interação das crianças com a proposta.
4
Escolha um dos grupos para observar, aquele acordado previamente com as crianças na grande roda. Observe como as crianças interagem com os materiais, como expressam suas descobertas: estão tocando a água? Estão utilizando mais de um material? O que estão descobrindo? Como estão se surpreendendo? A partir das interações e descobertas das crianças, inicie um diálogo ou entre na brincadeira para cooperar com as experimentações. É recomendado o registro fotográfico e escrito da atividade, a fim de documentar as percepções, interações e descobertas das crianças em relação às mudanças dos materiais, além de suas vivências durante a brincadeira. Para isso, é necessário que você esteja atenta a diálogos, descrições, olhares, entre outras expressões e explorações dos pequenos.
Possíveis ações das crianças:Uma criança na estação de exploração 3 observou o copo do colega com um tom de vermelho bem mais escuro do que o que ela obteve utilizando papel crepom. Ela continua tentando e expressando certa angústia ao não conseguir igualar a cor a do experimento do amigo. O professor poderá se aproximar e incentivar a criança a experimentar diferentes materiais para obter a cor deseja: que material você está utilizando para dar cor na sua água? Será que podemos utilizar outro material vermelho para deixar a cor mais forte? Que material você acha que poderíamos utilizar?
5
Quando estiver chegando ao final da vivência, conte para as crianças que faltam 20 minutos para o fim da atividade e que é hora de todos organizarem os materiais e voltarem à grande roda.
Para finalizar:
Convide as crianças, já acomodadas na grande roda, para compartilhar suas descobertas nas estações de exploração. Você poderá perguntar quais materiais utilizaram,o que descobriram e como a água modificou os materiais.
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