Plano de Aula

Plano de aula: Roda e cantigas: Sapo Cururu

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Roda e cantigas

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Essa proposta visa utilizar o espaço da sala de referência para brincar e interagir durante a reprodução da música Sapo Cururu. Ouça previamente a música e se familiarize bem com a letra. Selecione a música nas versões escolhidas:

1) Versão instrumental

2)Versão sertaneja

3) Versão de Cyro Batista -instrumental e choro

Grave as mídias em um dispositivo móvel compatível ao aparelho que será utilizado para reproduzir (MP3 e MP4). Construa/separe antecipadamente alguns instrumentos musicais com material reciclável ou outros instrumentos de qualidade que a escola possua.

Materiais:

Celular para filmageme foto (registro), aparelho que tem disponível na sua escola para reproduzir as músicas em MP3 e MP4 (aparelho de som, de TV/DVD, datashow, notebook ou tablets). Uma caixa com instrumentos musicais de qualidade que a escola possua (sugestão: violão, viola, cavaquinho, pandeiro, clavas, barras sonoras), bem como outros construídos com material reciclável (violão, guitarra, tambor, xilofone, gaita). Também é possível utilizar chocalhos, sinos ou guizos. É importante que tenha ao menos um instrumento para cada bebê.

Espaços:

Prepare a sala de referência dos bebês de forma que haja espaço livre suficiente no centro dela, o que irá possibilitar liberdade de movimento. No entorno, próximo a esse espaço, disponibilize um tapete ou colchonetes para os bebês menores. Disponibilize uma caixa com instrumentos musicais de qualidade que a escola possua e outros construídos com material reciclável, como chocalhos, sinos etc. Na internet há muitas ideias de instrumentos interessantes, vale a pena pesquisar! Instale e teste o aparelho onde irá reproduzir a mídia com o som e vídeo escolhidos.

<início-/h2>

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1.De que forma os bebês exploram as diferentes fontes sonoraspara acompanhar as melodias e canções? Como imitam gestos e movimentos de crianças e adultos?

2. Com os bebês interagem com as músicas reproduzidas nas mídias selecionadas?

3. Como os instrumentos musicais instigam os bebês durante a proposta?

<início-incluir><início-h1>

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Assegure as condições para que as crianças consigam participem no momento da realização da proposta. Garanta um espaço seguro para aquelas que sentam com autonomia, e espaço de mobilidade para as que engatinham e andam com ou sem autonomia. Acrescente um cesto com livros e revistas para uso dos bebês, quando desejarem.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Acomode o grupo de bebês menores de maneira confortável (em tapetes ou colchonetes), de forma que estejam próximos ao grupo todo. Coloque a primeira versão da cantiga “Sapo Cururu” que você escolheu e convide o grupo todo de bebês para cantarem juntos. Repita as palavras de forma clara, incentivando os bebês a fazerem o mesmo. Assim que um pequeno grupo iniciar seus movimentos ao som da música, potencialize suas ações fazendo movimentos com as pernas e braços. Destaque os movimentos realizados, repetindo a música várias vezes para que todos cantem e façam movimentos com o corpo. Faça comentários como: ”vamos ouvir a música e cantar juntos?”. Convide o grupo de bebês menores para fazerem essa proposta individualmente. Pegue-os no colo, observe suas expressões corporais e faciais. Enquanto você realiza essa proposta individualmente, oportunize que as outras crianças explorem o espaço, criando suas próprias descobertas musicais e experimentando novos movimentos. Aproveite para fazer o registro através de fotos e pequenos vídeos, que irão compor a documentação pedagógica.


2

Após esse momento de primeiro contato com a cantiga, apresente a caixa de instrumentos ao grupo de bebês e aguarde até que todos escolham um objeto. Possibilite a livre exploração e a interação dos bebês com os instrumentos, levando-os à descoberta das propriedades de cada um. Observe individualmente qual significado e utilização que cada bebê dá ao objeto escolhido. Deixe alguns instrumentos próximos ao grupo de bebês menores, de forma que aqueles que quiserem consigam alcançá-los. Coloque outra versão da cantiga “O sapo cururu” no aparelho de som e observe as ações e reações de cada bebê. Dirija-se ao local onde está o equipamento de som e comece a cantar, recebendo os bebês que se dirigirem até lá. Apoie aqueles que tocarem o instrumento escolhido, a fim de que outros bebês possam repetir essa ação se assim desejarem. Faça comentários como: “quem mais quer cantar com a gente aqui perto do som? Olhem! Temos alguns instrumentos para tocar”. Toque os instrumentos para os bebês que ainda não sentam ou andam individualmente, para que cantem juntos e sintam os movimentos da música.


3

Após a exploração dos instrumentos e contato inicial com a cantiga na versão em áudio (MP3), apresente outra versão em vídeo (MP4) utilizando o recurso audiovisual escolhido. Destaque diferenças e semelhanças entre as versões apresentadas e chame atenção para os sons produzidos pelos instrumentos durante a apresentação. Se aproxime das crianças nos pequenos grupos ou individualmentes e brinque de experimentar novos gestos, sons e movimentos que desejarem. Experimente com os bebês a possibilidade de tocar os instrumentos acompanhando a música.Apoie as iniciativas deles e convide para brincar com você e seus pares. Faça comentários como: “esse instrumento que eu tenho é igual ao que estão tocando no vídeo… vamos tocar? Quem quer experimentar?”.

Possíveis ações das crianças neste momento: Os bebês maiores imitam os movimentos do professor enquanto os menores observam e esticam os braços em direção à eles. Aproxime-se e auxilie para que imitem os colegas, narrando os acontecimentos e atribuindo significados à ação.


Para finalizar:

Para encerrar, avise que a atividade irá terminar com 10 minutos de antecedência e explique o que farão em seguida. Convide os bebês para que cantem o trecho de uma música para ajudar na organização dos materiais. Pesquise na internet músicas para este momento, você encontrará várias ideias interessantes! Peça ajuda para que, dentro de suas possibilidades, cada criança possa guardar os objetos em seus devidos lugares.

Conteúdos relacionados